Saiba mais sobre a área de gestão da qualidade e aproveite esse mercado

Cada vez mais, as empresas buscam formas de garantir a excelência em seus produtos, processos e serviços — seja para atender à legislação, enfrentar a concorrência, cumprir com questões de responsabilidade social ou, principalmente, para garantir a segurança e a satisfação do consumidor.

Dessa maneira, a gestão da qualidade torna-se fundamental para negócios de diferentes segmentos, demandando profissionais capacitados para a função. Escolher essa área para fazer faculdade significa construir uma carreira de sucesso.

Quer entender melhor o que é gestão da qualidade, como se capacitar na área, qual é o perfil desse profissional e onde ele pode atuar? Acompanhe nosso post!

O que é gestão da qualidade?

A gestão da qualidade ganha muita importância no mundo atual, visto que todo produto ou serviço precisa de um olhar rigoroso em todas as suas etapas. Assim, é possível garantir a satisfação do cliente (ou superar suas expectativas) e evitar transtornos — que poderiam gerar prejuízos ou destruir a reputação de uma empresa.

O gestor utiliza técnicas e ferramentas para verificar e avaliar todos os processos, visando assim o aprimoramento contínuo da fabricação de um produto ou prestação de um serviço.

Desse modo, ele deve pensar em soluções de melhorias, fazer o treinamento de equipes, implementar padrões, controlar etapas, avaliar resultados e apontar erros. É um trabalho de fiscalização que faz a diferença na qualidade dos produtos e/ou serviços de qualquer negócio que queira inovar, crescer e enfrentar a concorrência.

Existem diversos métodos que podem ser aplicados para que a empresa obtenha excelência em seus processos, como as certificações de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da International Organization for Standardization (ISO).

São órgãos que realizam auditorias, avaliando os processos e garantindo a normatização e a segurança de produtos. Muitos negócios, por exemplo, só conseguem comercializar sua produção com os selos dessas entidades — como uma indústria de brinquedos, que precisa ter o selo do Inmetro em suas embalagens.

Princípios

A gestão da qualidade tem os seguintes princípios:

  • foco no cliente — o aperfeiçoamento nos processos tem como objetivo a satisfação dos cliente;
  • liderança — os líderes são figuras-chave para engajar as equipes em relação à gestão da qualidade;
  • envolvimento dos colaboradores — os recursos humanos têm papel importante na gestão da qualidade;
  • abordagem de processos — a abordagem de cada processo (suas etapas e recursos) é fundamental nesse trabalho;
  • abordagem sistêmica — é necessário ter uma visão do todo e da inter-relação entre os processos;
  • abordagem factual — as ações devem sempre considerar dados e resultados concretos, para que sejam implementadas;
  • melhoria contínua — o aperfeiçoamento dos processos deve ser constante;
  • benefícios mútuos nas relações com os fornecedores — uma boa gestão da qualidade passa por um bom relacionamento com fornecedores.

Quais são os benefícios da gestão da qualidade?

Para não perder espaço para a concorrência, os negócios — inclusive as pequenas empresas — devem ter uma gerência direcionada para a qualidade.

É necessário entender que, atualmente, com as facilidades do mundo digital, o consumidor está mais informado e não aceita marcas com histórico de alguma falha no mercado. Portanto, a gestão da qualidade torna-se uma necessidade para quem quer sobreviver e se destacar em seu ramo. Sem contar que essa prática faz com que a organização seja mais eficiente, lucrativa e possibilita boas perspectivas de crescimento.

Como se vê, os benefícios de adotar esse tipo de gestão se voltam para a satisfação dos clientes. Mas não é só: a melhoria da qualidade em produtos, processos e serviços pode ter outras vantagens, como abrir espaço para a inovação, um diferencial importante no mercado.

Além disso, estabelecer normas e rigores vai assegurar a saúde e segurança dos trabalhadores da empresa e garantir uma produção mais limpa, de modo a não agredir — ou minimizar os efeitos — no meio ambiente.

Reconhecimento internacional

Não podemos deixar de ressaltar que empresas com certificado ISO 9001, por exemplo, ganham um reconhecimento para atuar internacionalmente. Isso porque a certificação tem valor em todo mundo, assegurando que a organização apresenta um diferencial.

Em vista de tudo isso, fica fácil entender por que é crescente a demanda por um profissional especializado nesse setor.

Como implantar a gestão da qualidade nas empresas?

Agora que você já sabe como a gestão da qualidade é necessária para empresas de qualquer setor ou tamanho, deve estar se perguntando: como implantar esse processo? Em primeiro lugar, precisamos explicar que, apesar de certificações como a ISO conferirem uma importância às organizações, é possível adotar esse tipo de gestão sem essa chancela.

Os gestores podem fazer uso de algumas ferramentas ou se basear nos princípios da gestão de qualidade para conseguir a melhoria contínua de seus produtos, serviços ou processos. Para isso, é necessário ter um olhar voltado para o mercado, entendendo o trabalho da concorrência e as necessidades dos consumidores.

Outro ponto é envolver os colaboradores, mostrando o papel de cada um para implantar essa prática e como isso vai ter um impacto positivo nos resultados da empresa. Nessa hora, vale reforçar a comunicação com a equipe, investir em treinamentos e até beneficiar colaboradores que tragam novas ideias para que se alcance a qualidade total nos processos.

Ferramentas de gestão da qualidade

Conheça a seguir alguns métodos que podem ser aplicados nas empresas:

  • PDCA (Plan-Do-Check-Act) — é uma das principais ferramentas da gestão da qualidade e tem como objetivo seguir uma série de etapas a fim de obter a melhoria contínua do desempenho;
  • 5S — ferramenta baseada na organização e na disciplina no ambiente de trabalho. O nome indica 5 termos em japonês: Seiri (classificação), Seiton (ordem), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (disciplina);
  • Kaizen — método que estabelece que nenhum dia de trabalho deve finalizar sem que tenha sido desenvolvida uma melhoria.

Como obter qualificação na área?

Se você se interessou por esse segmento e busca uma carreira de sucesso, pode realizar o curso de Gestão da Qualidade, graduação de curta duração (2 anos). Ele tem viés mais prático e é ideal para quem tem pressa em entrar no mercado de trabalho, pois o aluno já sai preparado da faculdade. A matriz curricular é bem diversificada e aborda temas como:

  • Fundamentos da Gestão da Qualidade;
  • Consultoria e Auditoria;
  • Segurança, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho;
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social;
  • Gestão Estratégica;
  • Gestão Ambiental;
  • Análise Organizacional e de Processos;
  • Empreendedorismo;
  • Gestão de Projetos;
  • Interpretação e Implantação de Normas;
  • Metrologia.

Qual é o perfil de um gestor de qualidade?

O profissional de gestão da qualidade precisa ter um olhar analítico sobre todos os processos e rotinas internas e externas de uma companhia. É importante ainda que façam parte do seu perfil as características que você confere logo abaixo.

Organização

Como as atividades da empresa envolvem um grande número de dados e informações, além de avaliações e controles, a organização é fundamental para fazer um bom mapeamento e registro dessas atividades.

Visão sistêmica

O gestor deve conhecer o negócio como um todo, a fim de implementar metodologias de qualidade que garantam eficiência, redução de custos e excelência em produtos e serviços.

Liderança

É um profissional que vai lidar diretamente com as equipes, com adaptação de processos, correção de erros e treinamentos. Assim, precisa liderar, de modo a engajar e motivar os funcionários, para que o trabalho final seja entregue seguindo os padrões estabelecidos.

Inteligência emocional

É um trabalho que tem forte relação com os resultados e com o desempenho de uma organização, por isso o profissional precisa ter um controle emocional para saber enfrentar os desafios da rotina diária.

Bom relacionamento interpessoal

É uma área na qual você vai lidar com pessoas, por isso é importante ter boa comunicação, ser empático, saber dar feedbacks e valorizar o trabalho dos outros colegas.

Aprendizado contínuo

É fundamental estar de olho nas atualizações na área de gestão de qualidade e realizar cursos, como especializações, para aperfeiçoar ainda mais o trabalho.

Onde o profissional pode atuar?

O mercado de trabalho para a gestão da qualidade abre um leque de possibilidades para o profissional, visto que ele pode trabalhar no setor da indústria ou serviço de empresas de qualquer porte — tanto em âmbito público quanto privado.

É possível atuar como técnico, assessor, coordenador ou gerente de qualidade. Há oportunidades também como auditor (interno ou externo), técnico ou coordenador de controle estatístico de qualidade, bem como consultor de sistemas de gestão da qualidade.

O profissional pode atuar com certificações, aplicando metodologias, avaliando e readequando processos para obtenção de selos de qualidade de entidades reguladoras. Dessa forma, a empresa consegue bons resultados em auditorias realizadas por órgãos como Inmetro e ABNT.

Dependendo do segmento do negócio, pode ser necessário obter certificações internacionais, como a ISO, por isso o gestor precisa acompanhar todos os processos.

Neste post você descobriu que a área de gestão da qualidade está em ascensão. Dessa maneira, se você quer fazer uma graduação com um enfoque prático e entrar mais rápido no mercado de trabalho, considere ter essa formação. O curso também é interessante para quem já trabalha como gestor em empresas e busca reciclar habilidades e conhecimentos.

Quem já é graduado e pretende investir nessa carreira pode escolher uma pós-graduação focada no segmento. Veja como funciona o MBA em Gestão Integrada em Qualidade e Certificações — oferecido pela UCL — e entenda como ele pode fazer a diferença no seu currículo!

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