Quer aumentar sua renda agora? Você precisa de uma pós-graduação!

Poucos profissionais no mercado vão responder negativamente à pergunta que colocamos no título deste post, afinal, quem não quer ganhar um salário maior? Aumentar a renda e conquistar novas posições na carreira são grandes sonhos para quem está trabalhando.

Além da satisfação por ter suas habilidades reconhecidas pelos empregadores, o sucesso profissional traz também realizações materiais. Aumentar o orçamento familiar proporciona mais qualidade de vida e conforto. Um dos caminhos mais promissores para garantir isso é a formação continuada — é preciso investir em si mesmo, se você quer resultados melhores.

Fazer uma pós-graduação pode ser o que você busca para chegar a esses objetivos. Quer saber como fazer isso? Confira as informações que trouxemos!

A pós-graduação de fato aumenta a renda profissional?

Mesmo com todas as possibilidades abertas pelos estudos continuados, algumas pessoas continuam com dúvidas sobre se existe realmente uma relação direta entre novos certificados e aumento salarial. Para acabar com essas dúvidas de uma vez por todas, vamos apresentar os resultados de algumas pesquisas relevantes na área.

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), por exemplo, chegou à conclusão de que cada ano a mais de formação aumenta, em média, 15% no salário oferecido aos profissionais. Pessoas que concluíram o Ensino Médio obtêm rendimentos maiores do que aqueles que pararam no Ensino Fundamental.

Da mesma forma, estudantes que concluem a educação básica profissionalizante saem da escola mais preparados para vagas do mercado de trabalho. Quando falamos de graduação e pós-graduação, as diferenças salariais ficam ainda mais claras. Profissionais especialistas ou com mestrado e doutorado ocupam cargos diferenciados.

Uma pesquisa da Catho, mais recente, chegou a resultados semelhantes. Em vagas de nível operacional, os pesquisadores perceberam que profissionais com graduação ganham até 25% a mais do que os que não têm esse diploma. Já entre cargos executivos, quem concluiu uma especialização ou MBA pode receber salários até 47% maiores.

As vantagens para quem continua estudando não estão ligadas necessariamente ao aumento salarial oferecido pelas empresas onde os colaboradores já trabalham. A conclusão de novos cursos amplia as oportunidades no mercado, possibilitando que o profissional consiga aumentar a renda porque se tornou mais competitivo e deixando o currículo mais atraente para novos empregadores.

Assim, quem enriquece seu CV passa a se candidatar para cargos mais complexos. Com as mudanças do mercado de trabalho, a formação é cada vez mais importante na triagem de currículos. Atualmente, mesmo oportunidades de nível operacional estão exigindo diplomas de ensino médio ou graduação. Por isso, os profissionais precisam se adaptar às exigências.

Quais são outras vantagens de fazer pós-graduação?

Estudantes de pós-graduação não se beneficiam apenas de aumentos salariais. Continuar estudando traz uma série de outras vantagens para a carreira. Veja a seguir os motivos para investir em especialização e colher resultados efetivos.

Ampliação de conhecimentos

A faculdade prepara os profissionais de forma bastante generalista. Não poderia ser diferente, já que é impossível ter todos os conhecimentos de uma área em quatro ou cinco anos, não é mesmo? Por isso, na realidade atual, a pós-graduação se tornou praticamente algo obrigatório.

Continuar estudando é a melhor maneira de estar atualizado em relação aos conhecimentos e competências necessários para a atuação profissional. Muitas pessoas enfrentam dificuldades nas suas atividades por se sentirem despreparadas em algum aspecto. Uma das funções da pós-graduação é fortalecer o profissional diante desses desafios cotidianos.

Fazer uma especialização ou MBA também traz a chance de entrar em contato com habilidades que não tenham relação direta com a área em que você atua. Profissionais de exatas, por exemplo, podem sentir necessidade de aprofundar seus saberes relacionais e desenvolver competências ligadas ao trabalho em grupo. Isso agrega diferenciais importantes, principalmente se o objetivo for conquistar cargos de gestão.

Além dos cursos de pós-graduação, esses aspectos podem ser trabalhados em outros tipos de formação continuada. Um exemplo interessante é a participação em eventos, seja na sua área profissional ou em outras — como os encontros de coaching. Procurar cursos de extensão, que têm carga horária menor e são mais específicos, também é importante para enriquecer o currículo.

Maior abertura do mercado

Ampliar seus conhecimentos e diversificar seu perfil profissional é muito útil para abrir novas oportunidades no mercado de trabalho. Um profissional com MBA tem mais chances de se candidatar a cargos de gestão. Da mesma forma, alguém especialista em uma área se torna mais atrativo para os empregadores que buscam saberes específicos e diferenciais para sua empresa.

Além disso, a pós-graduação também se adequa a quem tem ou pretende abrir o próprio negócio. Estudar mais profundamente questões gerenciais ou de empreendedorismo em um curso do tipo prepara o profissional para realizar as funções centrais de uma empresa.

O mesmo vale para quem trabalha de forma autônoma. Tornar-se especialista atrai novos clientes e ajuda a consolidar seu nome na área. Para quem realiza consultorias com empresas, por exemplo, fazer uma pós em gestão de pessoas aumenta o seu reconhecimento. Profissionais da saúde que sejam especialistas também são mais procurados por pacientes.

Networking

Outra vantagem da pós-graduação é oferecer a oportunidade de fazer novos relacionamentos profissionais. Hoje em dia, é impossível ser um profissional isolado. As indicações deixaram de ser vistas com preconceito e ganharam o reconhecimento que merecem: as relações são fundamentais para a ascensão no mercado.

É preciso confiar na competência do colega para se lembrar dele diante de uma oportunidade aberta. Por isso, os cursos e eventos dos quais você participa são ótimos momentos para conhecer pessoas da sua área e trocar experiências. Além dos outros estudantes, seus professores podem se tornar grandes parceiros profissionais.

Mudança de área de atuação

Por fim, uma função interessante da pós-graduação é permitir mudanças de campo de trabalho àquelas pessoas que não estão contentes com a sua formação inicial, mas não desejam voltar à faculdade para um novo curso superior. Nesse caso, é importante escolher o curso com muito cuidado.

Algumas especializações exigem que os candidatos sejam formados em determinadas áreas. Ainda assim, há várias opções que não cobram isso. É preciso, entretanto, avaliar as particularidades do mercado de trabalho na nova área, para que o curso abra, realmente, as oportunidades que você deseja.

Percebeu como os benefícios da pós-graduação vão muito além de aumentar a renda? Com certeza vale a pena investir na sua carreira por meio desses cursos enriquecedores. Eles podem ajudar muito na conquista de seus objetivos profissionais, seja para continuar em funções que já exerce ou se candidatar a outros cargos.

E aí? Está animado para aproveitar essas oportunidades? Entre em contato conosco e saiba como podemos agregar valor à sua caminhada profissional!