Qual a melhor faculdade a distância para meus estudos?

Quem sonha em entrar no Ensino Superior tem uma ótima opção na educação a distância. Ela facilita muito a vida do universitário, promovendo diversas vantagens. É mais fácil, por exemplo, conciliar o curso com trabalho e outras atividades. Para aproveitar essa oportunidade é preciso escolher qual a melhor faculdade a distância.

Os critérios para avaliar as instituições de educação EAD/online são semelhantes aos que os alunos precisam considerar quando procuram um curso presencial. Isso não poderia ser diferente, já que ambas as modalidades são regulamentadas e fiscalizadas pelo mesmo órgão: o Ministério da Educação (MEC).

Você quer saber quais são os pontos essenciais para tomar essa decisão? Veja a seguir os aspectos que elencamos como indispensáveis na sua análise!

Conceito no MEC

A primeira etapa para conhecer a qualidade de uma faculdade é buscar por ela no site do MEC. A instituição precisa ser credenciada no Ministério da Educação para que o seu diploma de ensino superior seja válido em todo o território nacional. Esse é um requisito básico para qualquer faculdade no Brasil.

Além de checar o credenciamento, é importante verificar a nota que o MEC atribui à instituição e ao curso que você quer fazer. Os técnicos do órgão fazem uma avaliação frequente das faculdades, classificando-as com notas que variam de 0 a 5.

Para chegar à nota, são considerados diversos aspectos, como os documentos e a estrutura do curso, a qualificação do corpo docente e o rendimento dos estudantes no Enade. Logo, conhecer o conceito que o curso e a faculdade têm oferece elementos importantes para a sua análise.

Currículo do curso

Para você ter certeza de que vai escolher a graduação certa, sabendo que ela vai ser útil para sua vida profissional, é fundamental analisar o currículo do curso. Ele geralmente está disponível na página da faculdade. Aproveite para observar as disciplinas de cada semestre e refletir sobre a sua escolha.

Veja como é a distribuição de matérias ao longo do curso e o conteúdo estudado na graduação. Assim, você consegue se imaginar na sala de aula e saber se os assuntos realmente atraem seu interesse. Isso evita a frustração de se matricular em algo que não desperta a sua atenção.

Além de pesquisar na grade curricular do curso, é útil investigar se a faculdade oferece opções além do que está no currículo. Palestras, workshops e cursos de extensão, por exemplo, são atividades extracurriculares muito interessantes para os alunos. As instituições que trabalham com isso demonstram maior compromisso com a sua formação.

Custo-benefício

Uma das vantagens de fazer uma graduação EAD/online é a economia. Em geral, esses cursos são significativamente mais baratos do que os realizados na modalidade presencial. É preciso, entretanto, avaliar com cuidado a relação custo-benefício, afinal, quem olha só o preço pode enfrentar lacunas na formação.

É importante considerar o valor das mensalidades aliado à qualidade do curso. Dependendo desse segundo ponto, um investimento um pouco mais alto se justifica. Lembre-se de que a graduação deve abrir oportunidades para você no futuro. Assim, vale a pena escolher com muito cuidado para garantir um bom retorno.

Para não ter problemas em relação aos pagamentos, planeje-se. Organize seu orçamento e inclua os gastos com a faculdade. Dessa maneira, você consegue analisar suas possibilidades financeiras e tomar a decisão baseada nelas. Também é possível identificar alguns gastos que podem ser cortados ou diminuídos para custear seu curso.

Corpo docente

A qualificação dos professores é um dos pontos principais na procura pela melhor faculdade a distância. Eles são os principais responsáveis pela sua aprendizagem — junto com o seu esforço nos estudos, claro. Contar com corpo docente capacitado faz uma grande diferença na formação. Não deixe de considerar esse aspecto ao escolher onde estudar.

Veja quem são os professores, verifique as informações dos currículos deles e avalie a qualidade do grupo. Ter experiência profissional ampla e qualificação, como especialização ou mestrado na área, agrega muito ao perfil da faculdade.

Também é importante pensar nos tutores. Os cursos EAD/online precisam desses profissionais para organizar as turmas e prestar apoio. Quem trabalha nessa função deve ter uma formação em educação a distância. Assim, procure saber sobre a qualidade oferecida pela instituição nesse ponto.

Material didático

Podemos dizer que os materiais utilizados no curso EAD/online ganham ainda mais importância do que nos cursos presenciais, afinal, em muitos momentos, o estudante utiliza esses recursos com autonomia. Por isso, o material didático precisa ser compreensível e bem elaborado, para potencializar a aprendizagem.

Também é importante que os recursos sejam estimulantes. Como os alunos estudam sozinhos na maior parte do tempo, textos ou vídeos cansativos não ajudam a manter a motivação e a atenção nas atividades. Para verificar isso, conheça a plataforma de ensino e os materiais utilizados no curso.

Estrutura da faculdade

Não é porque você faz uma graduação a distância que não deve se preocupar com a estruturação do curso. É indispensável observar a estrutura que a faculdade oferece, tanto online quanto presencial. Algumas avaliações e atividades práticas são realizadas no polo, por isso, você deve considerar esse ponto ao analisar a instituição.

Conheça a localização do polo e as condições do prédio. Avalie, principalmente, se você tem facilidade para chegar até ele. Muitos alunos optam pelo ensino EAD/online por morarem longe de faculdades e não poderem se deslocar regularmente para estudar. Veja quais são as exigências do curso nesse sentido e confirme se você tem disponibilidade para cumpri-las.

Além disso, procure saber se existem salas de estudo, bibliotecas, disponibilização de computadores e internet, auditórios etc. Esses ambientes dão muito suporte à sua aprendizagem. Em alguns cursos, é necessário utilizar laboratórios de prática. Se for o caso do seu, lembre-se de avaliar com atenção a estrutura desses espaços. A qualidade deles faz toda a diferença no seu crescimento profissional.

Por fim, a faculdade também precisa ter um canal de comunicação eficiente com os alunos. Sempre que for necessário tirar dúvidas, você deve conseguir fazer isso com facilidade por telefone, e-mail, chats da plataforma ou aplicativos de comunicação. Para evitar dificuldades nesse quesito, pergunte aos responsáveis como isso funciona, antes de realizar a matrícula.

Considerando esses pontos, você consegue responder à pergunta: qual a melhor faculdade a distância? Realize todas as pesquisas necessárias e busque as informações com o atendimento da instituição. Assim, você tem mais segurança na escolha e a certeza de estar investindo em algo positivo para sua carreira!

Então, gostou do post? Que tal conhecer uma faculdade com todos os diferenciais de que você precisa? Entre em contato com a UCL Ensino Superior!