Quais são as habilidades essenciais para cursar faculdade online?

faculdade online vem se popularizando, por todas as vantagens proporcionadas ao aluno — como a versatilidade que permite a ele estudar onde e quando quiser. Mas será que esse formato é adequado para todas as pessoas? Quais habilidades é preciso ter para aproveitar ao máximo o curso nessa modalidade?

O ensino a distância (EAD/Online) foi formatado justamente para que mais pessoas pudessem cursar o ensino superior e, assim, ter um diferencial competitivo no mercado. A vantagem é que todo mundo pode fazer: basta se organizar e adequar a rotina.

Quer entender melhor por que você deve fazer uma graduação, as vantagens da modalidade a distância e as habilidades que os alunos precisam ter ou desenvolver para se dar bem estudando dessa forma? Confira nosso post e comece a se planejar para fazer faculdade!

Qual a importância de fazer uma graduação?

Se você ainda tem dúvidas se deve ou não cursar o ensino superior, acompanhe abaixo todas as vantagens que essa formação vai propiciar para sua carreira.

Preparação para o mercado de trabalho

A graduação mescla aulas teóricas e práticas que vão preparar o aluno para o mercado de trabalho. Além disso, você tem a possibilidade de fazer estágio enquanto ainda realiza o curso, uma etapa importante para aprender com outros profissionais e conhecer a rotina de trabalho da área escolhida.

Dessa maneira, o diploma torna-se pré-requisito para você concorrer a cargos e salários maiores.

Atuação em uma área de seu interesse

Quando você faz faculdade, tem a possibilidade de atuar em uma área de seu interesse. Assim, você trabalha motivado, o que é benéfico para a sua saúde física e mental. Quando o profissional gosta do que faz, tem mais chances de ser promovido e crescer na carreira.

Aumento da renda

Com o curso superior, você consegue um emprego melhor e pode, assim, aumentar a sua renda. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do IBGE, o ganho mensal de graduados é quase três vezes maior do que daqueles que só cursaram o ensino médio.

Os dados mostraram que, em 2017, a renda mensal de quem fez o curso superior foi, em média, de R$ 5.110, contra R$ 1.727 de quem só fez o ensino médio.

Possibilidade de fazer uma especialização

Fazer uma graduação é sinônimo de começar uma trajetória de sucesso. Isso porque esse é apenas o primeiro passo para quem sonha em crescer na carreira. Profissionais com curso superior podem ir além e fazer uma especialização.

É um curso que vai aprimorar as habilidades em um segmento específico, proporcionando oportunidades ainda melhores no mercado de trabalho.

Quais as vantagens do EAD/Online?

Muita gente adia o sonho de fazer uma faculdade porque não consegue encaixar os estudos na rotina, principalmente aqueles que não podem deixar de trabalhar.

Se esse é o seu caso, considere fazer uma faculdade online. Veja as vantagens dessa modalidade.

Flexibilidade

O primeiro diferencial é a flexibilidade. Você pode estudar e trabalhar ao mesmo tempo, porque não tem a obrigação de se deslocar todos os dias até a instituição de ensino para assistir às aulas.

Você estuda em local e horários mais apropriados, como no intervalo do almoço ou logo que chega em casa após o trabalho. Você é quem decide — basta ter um tablet ou notebook e acesso à internet para acessar as aulas e ter contato com professores e alunos.

Plataforma fácil de navegar

Todo o conteúdo do curso EAD/Online fica disponível em uma plataforma digital, fácil de navegar e de organizar os estudos. Conta ainda com chats, fóruns de discussão e outros canais de comunicação para você receber orientações e tirar dúvidas.

Reconhecimento do MEC

Muitos alunos ficam preocupados em escolher essa modalidade com a ideia de que o curso não tem validade nacional. Saiba que, assim como nas versões presenciais, a faculdade online tem o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Você pode estudar tranquilo.

Mensalidades reduzidas

Muitos cursos superiores EAD/Online apresentam mensalidades com um valor menor do que a modalidade presencial. Somado a isso, o aluno também não precisa gastar com o transporte diário até a instituição de ensino — ou seja, é uma vantagem que faz bem para o bolso.

Quais habilidades é preciso ter para cursar faculdade online?

Será que é muito complicado estudar nesse formato? Saiba que é só uma questão de mudança de comportamento e adaptação da rotina. Confira as habilidades que é preciso ter para fazer faculdade online.

Organização

A primeira dica é organizar sua rotina, delimitando os horários para seguir as aulas e fazer as leituras. Faça uma planilha semanal e encaixe todos os seus compromissos. Dessa forma, fica mais fácil acompanhar o curso.

Autonomia

Muitos alunos estão habituados ao formato tradicional de ensino, em que é necessária a figura do professor para transmitir o conhecimento. Na graduação a distância, isso muda — o aluno tem autonomia para ditar o próprio ritmo de estudos.

Assim, se ele tem facilidade em um assunto, por exemplo, consegue avançar mais rápido. Se tem dificuldade em algum tópico, pode dedicar mais tempo, até que consiga realmente aprender.

Isso é muito benéfico, pois o aluno percebe que consegue estudar sozinho, tornando essa prática um hábito em sua vida. Ele se torna proativo e passa a pesquisar conteúdos por conta própria, sem a necessidade da indicação do professor.

Comprometimento

Você deve seguir a rotina que estipulou para não se perder nos estudos, deixando as disciplinas se acumularem. Por isso, não procrastine, ou seja, não deixe para depois o que precisa ser estudado agora.

O aluno deve ter responsabilidade e pensar que todo o esforço valerá a pena quando estiver com o diploma em mãos.

Foco

Acompanhe as aulas e faça as leituras com bastante foco. Reserve um local sossegado para que você consiga estudar sem barulhos ou interrupções.

Procure anotar os principais tópicos e tirar as dúvidas com os professores sempre que necessário. 

Viu só como você pode fazer faculdade online? O mais importante é ter disciplina e ser organizado. Assim, você aproveita bastante as aulas e sai bem preparado para o mercado de trabalho.

Gostou das nossas dicas? Fique por dentro de outros posts como este, seguindo as páginas da UCL Ensino Superior — estamos no FacebookYouTubeTwitter e Instagram!