Profissão do futuro: o quanto deve pesar na escolha de um curso?

O mercado muda (e evolui) a todo o tempo. E não se engane: isso não se refere apenas às relações trabalhistas, às expansões comerciais, às fusões de grandes companhias ou ao surgimento de novos nichos para os negócios — ao contrário, também inclui o que nós encaramos como profissão do futuro.

Isso porque, diariamente, diferentes ocupações entram em um processo de defasagem. Enquanto algumas delas ainda conseguem se reinventar conforme as necessidades mercadológicas, outras se tornam ultrapassadas e deixam até mesmo de existir — sendo substituídas por novas áreas de atuação.

Em meio a essas mudanças, muitos estudantes que estão prestes a entrar no ensino superior se perguntam os motivos que levam a essas reformulações, quais são os novos segmentos promissores e o quanto isso pode afetar a própria escolha do curso superior.

Foi pensando nessas dúvidas que preparamos o post de hoje para ajudá-lo. Acompanhe!

Quais são os fatores por trás de uma profissão do futuro?

Como dissemos, o mercado está em constante mudança, e as razões que impulsionam isso são diversas. Contudo, algumas se destacam pelo fato de proporcionarem um impacto maior no desenvolvimento de novas carreiras — que surgem para suprir as novas demandas causadas por ele.

Um desses fatores é a tecnologia, que promove alterações massivas na rotina de trabalho tanto em fábricas, ao mecanizar e acelerar etapas como montagem e distribuição de peças, quanto em escritórios, automatizando serviços e o armazenamento de informações.

Outro exemplo é a globalização, visto que ao tornar seus serviços e produtos internacionais, muitas empresas promovem mudanças completas da base de operações para outros países e formulam a criação de novos cargos integrados às realidades de diversas nações.

Qual é o peso dela na hora de escolher um curso?

“Certo, eu entendi os fatores que influenciam o surgimento de uma profissão do futuro. Porém, isso significa que devo mudar a minha escolha de graduação?” — você deve estar se perguntando. Bem, a resposta é não, pois essa é uma decisão que cabe única e exclusivamente a si mesmo.

A questão é que compreender o que está por trás das mudanças do mercado de trabalho é importante porque você consegue avaliar as suas opções no atual cenário e, acima de tudo, analisar quais são as habilidades, as competências e os aspectos por trás desses novos cargos que vão surgir.

Dessa forma, cria-se uma espécie de termômetro que será capaz de auxiliá-lo caso essas alterações ocorram em seu campo de atuação (e você precise se atualizar para se adaptar) ou caso simplesmente queira explorar novas experiências e possibilidades de carreiras.

Afinal, quais são as profissões do futuro?

Depois de falarmos sobre o que está por trás de uma profissão do futuro e o peso dela na hora de decidir qual graduação fazer, você certamente está se perguntando quais campos de atuação se enquadram nessa categoria, não é mesmo? Por essa razão, reunimos algumas delas abaixo:

  • Engenharia Biomédica: ramo da engenharia responsável por projetar e gerir a manutenção de produtos e equipamentos voltados para clínicas, hospitais, centros ambulatoriais etc;

  • Engenharia de Automação e Controle: outro ramo da engenharia, mas que dessa vez está associado à modernização de processos e à criação de sistemas que os automatizem;

  • Sistemas de Informação: segmento responsável pela programação, análise de sistemas, elaboração de redes e armazenamento de dados;

  • Marketing Digital: área do marketing que foca em estratégias de conteúdo online para aumentar a performance das empresas no meio virtual, aumentando a popularidade das marcas e conquistando novos clientes.

Como você viu, diversas áreas estão surgindo e ocupando espaços de suma importância para o mercado de trabalho. Portanto, cabe a você acompanhar essas mudanças e estar atento ao perfil das áreas que se configuram como profissão do futuro para se manter sempre atualizado.

E se você gostou de saber sobre esse assunto, entre em contato com a gente e se informe sobre o curso que vai garantir o sucesso da sua carreira!