Por que vale a pena fazer faculdade?

Com a conclusão do ensino médio, surgem muitas dúvidas na mente da maioria dos jovens. Todas elas são pertinentes e merecem atenção. Contudo, a maior parte está relacionada ao futuro acadêmico. E uma das questões centrais é se vale a pena fazer faculdade.

A resposta, que para muitos parece ser óbvia, para alguns não é. E isso não deve ser motivo de desespero. Afinal, estamos falando de uma decisão que repercutirá por longos anos ou até mesmo por toda a vida.

Assim sendo, o ideal é que se faça uma extensa pesquisa a fim de descobrir qual o melhor caminho a seguir.

Nossa intenção é ajudá-lo nessa missão! Acompanhe o post para entender por que vale a pena fazer faculdade. Boa leitura!

O que diz o mercado de trabalho?

Competitividade tornou-se a palavra de ordem no mercado de trabalho. A concorrência tem aumentado na mesma proporção que as exigências das empresas.  

Na prática, isso quer dizer que quem se forma em alguma faculdade, além de enriquecer o currículo, tem maiores chances de ocupar cargos mais altos e ser mais bem remunerado.

Uma pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra que pessoas com diploma de ensino superior ganham até 140% a mais que aqueles que têm apenas o ensino médio.

Essa diferença fica ainda maior quando se fala em especialização, mestrado e doutorado. Entretanto, para cursar essas modalidades é preciso ter uma base sólida.  

Quais as vantagens de fazer faculdade?

Não há como contabilizar os benefícios de se fazer um curso de graduação. Além dos mais conhecidos, existem ganhos que são simplesmente individuais, ou seja, dependem apenas das experiências e da subjetividade de cada pessoa.

O que dita isso é a vivência de cada um e a forma como são aproveitadas as oportunidades presentes no ambiente de ensino e aprendizagem.

A seguir, listamos as principais vantagens de um curso universitário.

Conhecimento

Ao ingressar em uma faculdade, adquirir conhecimento durante o tempo do curso é o mínimo que se espera. Contudo, além dos ensinamentos específicos da área escolhida, há a chance de se obter muito mais.

O convívio com professores experientes traz sabedoria para a vida dentro e fora da universidade. Há, também, a rotina de estudos, que envolve fazer provas, trabalhos (individuais e em grupo), separar um tempo para a leitura de livros, artigos etc.

Isso tudo exige esforço e disciplina. Mas, como resultado, amplia-se o conhecimento técnico e desenvolve-se o pensamento crítico.  

Iniciação Científica

As bolsas conhecidas como Iniciação Científica, são um capítulo à parte em uma instituição de ensino. Esse tipo de programa visa proporcionar ao estudante de graduação a aprendizagem de técnicas e métodos científicos por meio de pesquisas.

São gerados, a partir daí, o desenvolvimento da criatividade e o raciocínio científico, pois o aluno lidará diretamente com os problemas reais que são colocados diante da sua área de atuação.

O discente é orientado por professor experiente e, ainda que a bolsa não seja remunerada, os saberes assimilados poderão servir para toda a vida. Ao realizar pesquisas, há a possibilidade de gerar conhecimento e não apenas absorvê-lo.

Maturidade

Crescer pessoalmente é algo que só acontece por intermédio de novas experiências. Ter que lidar com muitas pessoas de diversas idades, formas de pensar e agir diferentes das suas auxilia no progresso como ser humano e na elaboração de novas condutas diante do inesperado.

As responsabilidades da vida de um estudante universitário requerem posturas condizentes com a posição ocupada. Portanto, ações inadequadas, que podem comprometer o sucesso da graduação, deverão ser repensadas.

Networking

Networking é a palavra em inglês que significa “rede de contatos” (ou de relacionamentos). No entanto, aqui, a acepção tem a ver com o mercado de trabalho.

Enquanto se frequenta uma faculdade, as oportunidades de ampliação dessa rede são inúmeras, a começar pelos próprios professores e colegas de classe.

Além disso, têm-se estágios, palestras, congressos, simpósios, feiras do conhecimento e muitos outros eventos, nos quais é possível obter importantes contatos para alavancar as atividades como estudante e como profissional.

Sucesso na carreira

Um diploma universitário, sem dúvida, abre muitas portas. As empresas estão cada vez mais exigentes e, para atender a essa demanda, é preciso ter qualificação.

É claro que apenas o canudo não é suficiente. Mostrar-se apto para exercer as funções que a profissão reivindica é primordial. Contudo, o diploma garante o reconhecimento de que quem o possui passou por um processo longo e intenso para conquistá-lo.

Vale a pena fazer faculdade porque ela é o pontapé inicial para ser um profissional de destaque e, quem sabe, até mesmo abrir o próprio negócio.

Como superar o baixo orçamento para estudar?

Algumas pessoas reconhecem a relevância de adquirir um diploma, mas o investimento necessário é um obstáculo para a realização dos seus sonhos. Nesses casos, como a concorrência para as universidades públicas é alta, pode-se recorrer a bolsas de estudo ou a financiamentos estudantis.

Eles podem ser buscados diretamente nas faculdades particulares ou participando de programas do governo federal, como o ProUni ou o Fies.

Ter um diploma de nível superior é fundamental para garantir uma carreira de sucesso. A maior parte das empresas exige curso universitário. Portanto, não tê-lo pode ser um desperdício de oportunidade.

É compensador abrir mão de alguns momentos de lazer entre parentes e amigos se o objetivo é passar em um vestibular e entrar para a faculdade. Esse período é passageiro, e depois haverá tempo para fazer passeios e aproveitar a vida social.

Ter disciplina e uma metodologia de estudos eficiente é essencial. Isso garantirá não só a aprovação nas provas que permitirão o ingresso na universidade como o prepararão para o estilo de vida acadêmico.  

Nesse processo de preparação, o importante é lembrar que o que faz um bom profissional é a dedicação que se dá ao próprio desenvolvimento.

E aí, convenceu-se de que vale a pena fazer faculdade? Quer conquistar o seu diploma universitário e tem dúvidas sobre qual curso escolher? Então, visite o nosso site e conheça todos os cursos de graduação da UCL!