Por que aprender empreendedorismo, gestão e negócios na faculdade?

Ao acompanhar o nosso blog, você percebe que o mercado está muito exigente. As empresas não querem contratar profissionais que sabem todas as fórmulas e conceitos. Elas desejam encontrar pessoas preparadas para superar desafios e trabalhar em equipe a todo momento. Então, por que aprender empreendedorismo?

Saber sobre empreendedorismo, gestão e negócios já não é mais um diferencial para se destacar dos concorrentes. É, sim, uma premissa básica para o sucesso de qualquer estudante. Infelizmente, muitos ainda não acreditam nisso e pensam que esses conteúdos se restringem aos alunos do curso de administração.

Então, por que estudar empreendedorismo? A resposta é bem simples: porque cada vez mais engenheiros, arquitetos e outros profissionais abrem as suas próprias empresas e conquistam bons resultados. Por isso, vamos abordar os tópicos mais importantes sobre o assunto neste post. Tenha muita atenção e aproveite!

O que é o empreendedorismo?

Para alguns escritores da área, o empreendedorismo é a capacidade de criar algo que ainda não existe ou melhorar aquilo que já está no mercado, assumindo os seus riscos e tendo o propósito de gerar riqueza para o indivíduo e agregar valor à sociedade.

O número de empreendedores no Brasil entre 18 e 34 anos só tem crescido. Uma pesquisa do Sebrae feita em 2017 mostrou que o empreendedorismo tem surgido mais cedo na vida dos brasileiros. O número passou de 50% para 57%.

Só que as universidades do Brasil não vêm acompanhando esse crescimento. Uma outra pesquisa revelou que somente cerca de 39% das universidades oferecem iniciativas ligadas ao empreendedorismo e que apenas 6,2% se aprofundam no tema.

Por esses e outros números, é importante fazer a escolha certa da faculdade em que você vai estudar.

Por que aprender empreendedorismo, gestão e negócios?

Um momento de crise exige uma postura diferenciada de estudantes e profissionais. Aqueles que não saem do comum provavelmente têm mais dificuldade para encontrar boas oportunidades e crescer no mercado de trabalho.

Além disso, nunca se falou tanto em empreendedorismo, gestão e negócios como atualmente. Abrir uma empresa, criar um produto ou aprimorar uma metodologia de trabalho são desejos e sonhos de muitas pessoas, e não necessariamente apenas de gênios em nossa sociedade.

Uma solução simples para um problema que atrapalha a vida em comunidade pode ser encontrada por um aluno do primeiro período de qualquer curso em uma universidade, mas, caso ele não estude matérias relacionadas à gestão empresarial e de pessoas, não conhecerá as ferramentas necessárias para colocar a sua ideia em prática.

Dessa forma, estudar esses assuntos é muito importante para o desenvolvimento pessoal e profissional de um estudante.

Como a faculdade pode ajudá-lo?

Uma boa faculdade é essencial para o futuro de um estudante. Por mais que o esforço do aluno seja uma peça-chave em seu desenvolvimento, um ambiente tranquilo e que proporcione boas oportunidades é um grande diferencial.

A instituição de ensino deve contar com professores qualificados e experientes, laboratórios de última geração e uma grade curricular que esteja alinhada às demandas do mercado.

Alguns conteúdos são maçantes e não são produtivos para os alunos, dessa forma, é necessário direcionar mais tempo e atenção para as matérias de empreendedorismo, gestão e negócios. Como já dissemos, todos os cursos precisam abordar esses tópicos.

Além disso, o espírito empreendedor deve existir nos corredores da faculdade. Ficar apenas nas salas de aula não traz bons resultados. Palestras, cursos preparatórios, oficinas e contato com casos de sucesso no mercado são ótimas oportunidades para fomentar o desejo de empreender dos alunos.

Todos esses fatores facilitam a expansão da criatividade e permitem a criação de ideias que nunca foram imaginadas. Grandes negócios atuais, como o Facebook e o Google, surgiram de parcerias universitárias. Esse ambiente tem, portanto, todos os ingredientes necessários para o surgimento de novas ideias e soluções para as situações em nossas vidas.

O que você vai aprender sobre empreendedorismo, gestão e negócios?

Empreendedorismo não é uma matemática exata; não existe uma fórmula certa para todo mundo. Cada um tem seu estilo de empreender e sua forma de chegar ao topo. O ensino nas faculdades vai ajudar a desenvolver aquilo que já está no sangue do empreendedor. Então, por que estudar empreendedorismo?

O objetivo é motivar os jovens a se engajarem no mundo dos negócios. Como já citamos neste post, aquele que decide abrir a própria empresa está disposto a correr riscos para alcançar o sucesso.

Aprender empreendedorismo vai além da criação de empresas, empregos e afins. Ajuda os alunos a tomarem suas próprias decisões e a serem responsáveis por suas ações. Por isso, é um estudo que tem sido aplicado em diferentes níveis escolares.

Nas faculdades, a matéria tem sido aplicada, também, fora dos cursos de administração. Ela tem aparecido em salas de aulas de futuros engenheiros, químicos, físicos, entre outros estudantes, sempre com o intuito de formar profissionais empreendedores.

Quais são as dicas para se preparar ainda na faculdade?

Agora, chegou o momento de descobrir as melhores dicas para aproveitar as chances de empreender na faculdade.

Anote todas as ideias

Provavelmente, você já teve alguma ideia brilhante para um problema em sua rotina, enquanto estava tomando banho ou pegando algum ônibus, não é mesmo? Por mais estranha que ela pareça, é essencial anotar e guardar qualquer ideia relacionada a empreendedorismo, gestão e negócios.

Em alguns casos, sua inspiração ainda pode estar prematura e precisar de ajustes. Algumas pessoas confiam em suas memórias ou, simplesmente, esquecem as ideias que tiveram. Nessas horas, grandes chances de sucesso podem ser desperdiçadas, por isso, não cometa esse erro e fique atento aos seus pensamentos.

Não espere que a faculdade o ensine

A faculdade é uma etapa muito importante para a evolução de um aluno, mas ela não oferece todos os conhecimentos necessários para investir em um negócio. Então, você é o elemento principal que pode provocar a mudança ou descobrir a solução de algum problema.

Não fique aguardando uma resposta milagrosa ser dada por um professor ou colega de trabalho. Nessas situações, você deve colocar a mão na massa e tirar as suas ideias do papel. É válido também buscar outras fontes de conhecimento, como cursos online e participações em seminários sobre o assunto.

Tenha um bom relacionamento com amigos e outros profissionais

Uma empresa de sucesso é formada por uma equipe competente e que sabe lidar com todos os tipos de adversidades. Cada um de seus membros precisa dominar áreas diferentes do conhecimento, pois, assim, a gestão consegue ter vários pontos de vista sobre um mesmo assunto.

Desse modo, conheça os seus colegas de turma e saiba quais são suas ideias e potencialidades. Lembre-se de que um futuro sócio pode sentar ao seu lado durante todo o semestre em uma sala de aula.

Busque auxílio de professores

Uma faculdade empreendedora é composta por professores com boa experiência de mercado e que já vivenciaram o empreendedorismo em suas rotinas. Eles podem dar conselhos que facilitam a vida de um estudante empreendedor e que está começando a sua vida de negócios.

Assim, tire todas as suas dúvidas e demonstre interesse em aprender a matéria. Mantenha um bom relacionamento com os seus professores e absorva tudo o que eles têm para ensinar.

Dedique-se aos estudos

Um aluno aplicado tem grandes chances de sucesso em sua carreira, e não poderia ser diferente quando ele decide empreender. Seja, portanto, um estudante dedicado e cumpra todas as suas obrigações. Seja participativo nos trabalhos em grupo, faça projetos de pesquisa e comece a desenvolver as suas habilidades de liderança, comunicação e networking.

Leia livros sobre o assunto e sempre acompanhe as personalidades empreendedoras em suas redes sociais. Não se esqueça de que essa rotina exige muito esforço e dedicação, mas ela tem muito a oferecer.

Quais são as vantagens de estudar empreendedorismo, gestão e negócios?

O Brasil está, cada vez mais, tornando-se uma nação de empreendedores. Números divulgados anualmente mostram o crescimento exponencial do empreendedorismo no país. Além disso, a população está em constante busca por coisas novas.

Sair da faculdade motivado a aplicar suas ideias em um próprio negócio é uma das vantagens de aprender a empreender. O principal objetivo não é apenas transmitir conhecimento, mas, sim, desenvolver características empreendedoras.

Saber sobre empreendedorismo é uma forma de aumentar dentro de você a coragem de tomar decisões e de correr os riscos que elas podem proporcionar. Dominar o tema não significa simplesmente aprender a abrir o próprio negócio, mas enxergar oportunidades no mercado e ter motivação suficiente para encará-las.

O empreendedorismo já foi escolhido como a profissão do futuro, e isso está cada vez mais perceptível no Brasil. Muitos estão começando como microempreendedores individuais e se tornando grandes empresas, gerando empregos e contribuindo para o crescimento do país.

O tradicional ensinar a ser funcionário está deixando de ser um objetivo das faculdades. Por que aprender empreendedorismo é tão importante? Porque agora o vocabulário dos professores está focado em motivar o aluno a ser o dono do seu próprio negócio, a ser criativo, a ver oportunidades e a ser o gerador de empregos de que o país precisa.

Gostou do nosso conteúdo? Descobriu por que estudar empreendedorismo, gestão e negócios na faculdade é importante? Então, conheça os nossos cursos de graduação.