Para que serve uma rede de relacionamento no mercado de trabalho?

Quais fatores são determinantes para o seu crescimento na carreira? Somente um bom currículo e experiência bastam em um mercado de trabalho tão concorrido? Atualmente, também é importante formar uma rede de relacionamento profissional ou networking.

Conhecer e manter contato com pessoas que estão direta ou indiretamente envolvidas em sua área de atuação pode fazer a diferença nessa jornada. Pode render, por exemplo, uma indicação de emprego ou ainda uma parceira de negócio.

Quer saber o que significa networking, como formar essa rede e a importância da pós-graduação nesse processo? Confira nosso post!

O que significa networking e por que essa rede é importante?

Networking é a rede de relacionamento profissional, muito importante para quem quer fazer novos negócios, estabelecer parcerias, prospectar clientes e até mesmo conseguir um emprego.

A ideia é cultivar um círculo de contatos, principalmente com outros profissionais da mesma área de atuação, que seja saudável e benéfica para ambos os lados. Por meio dessa rede, você:

  • Conhece outros colegas de seu segmento;

  • Acompanha as tendências de seu setor;

  • Troca conhecimentos e experiências;

  • Faz parcerias profissionais;

  • Fecha negócios;

  • Encontra fornecedores e possíveis clientes;

  • Pode ser promovido;

  • Tem mais chances de ser indicado para uma vaga de emprego.

Aliás, muita gente sabe que, para participar de um processo seletivo, muitas vezes somente ter um bom currículo não basta. A concorrência é grande e, quando você tem a indicação de algum outro profissional, ganha pontos a seu favor. Por isso é importante formar essa rede de contatos.

Como formar uma rede de relacionamento profissional?

É claro que o networking não se forma do dia para a noite. Ele pode começar ainda na faculdade e se expandir a cada experiência profissional, participação em cursos e eventos e até mesmo de acordo com sua presença na internet, em redes sociais.

Quer conhecer algumas práticas para formar essa rede de relacionamento profissional? Veja abaixo:

Tenha um LinkedIn atualizado

Muita gente cria uma conta no LinkedIn e deixa a rede abandonada. É importante você ter todos os seus dados profissionais preenchidos e atualizar sempre que necessário.

Acompanhe as postagens de usuários e empresas que tenham relação com seu segmento e, sempre que possível, participe: faça perguntas, comentários e mostre que está presente e engajado com sua área.

Publique posts e compartilhe notícias ou outros textos sobre o seu nicho de atuação. É uma maneira de se aproximar de outros colegas da área e ampliar seu networking.

Compareça a eventos da área

Para ampliar sua rede de relacionamento e também se manter atualizado, você deve participar de eventos da sua área. Esteja atento a feiras, simpósios, workshops e outros encontros e aproveite para conhecer novas empresas e profissionais.

É uma chance de ficar por dentro das tendências, descobrir oportunidades de negócio e, o mais importante, mostrar quem você é e quais são seus objetivos de carreira para gestores e executivos.

Participe de fóruns e espaços de discussão online

O mundo é digital e você também deve marcar presença em fóruns e espaços de discussão online. É uma maneira de acompanhar as novidades, tirar suas dúvidas ou dos colegas e trocar experiência.

Mantenha uma comunicação clara

Para que você consiga fechar parcerias ou encontrar boas oportunidades de carreira com o networking, deve ter uma comunicação clara com os colegas, demonstrando seus objetivos.

Você quer um emprego em determinada empresa, subir de cargo, está precisando prospectar clientes ou tem a ideia de empreender? Traçando seu objetivo, você consegue se aproximar das pessoas certas, permitindo que sua rede tenha ciência de suas intenções.

Invista em marketing pessoal

Para que as pessoas conheçam suas competências e experiência profissional, você precisa saber se “vender”. Estamos falando em investir no seu marketing pessoal.

Para isso, é importante que você valorize seu currículo, esteja atento à sua postura profissional, tenha um bom relacionamento interpessoal, demonstre proatividade, entre outras estratégias que evidenciem suas qualidades. Mas faça isso de modo natural, ou seja, sem parecer arrogante.

Como a pós-graduação pode aumentar e fortalecer esses contatos?

Para aumentar e fortalecer seu networking, é fundamental fazer pós-graduação. Isso porque as pessoas que procuram esses cursos, geralmente, já estão no mercado de trabalho. Sem contar que os professores, em muitos casos, também têm vivência profissional, o que pode ajudar você a encontrar boas oportunidades de carreira.

Quer saber como essa formação pode melhorar sua rede de relacionamento profissional? Acompanhe:

Participação nas aulas

Aproveite os encontros para participar ativamente das aulas. Faça perguntas, tire suas dúvidas, faça parte dos debates e dê sua contribuição em estudos de caso, compartilhando sua experiência.

Assim, você pode aprender, mostrar seu perfil, interesses, além de demonstrar seu conhecimento e experiência nos assuntos em discussão.

Aproximação de pessoas que já trabalham na área

Como dissemos, com as aulas da pós-graduação você terá contato com colegas e professores que são profissionais da área. Eles podem ter sua própria empresa, estar à procura de algum sócio ou ocupar cargos de gestão em grandes corporações.

Quem sabe você não é o profissional que eles tanto procuram para contratar ou fazer uma parceria?

Por isso, não se isole: puxe conversa, prefira fazer trabalhos em grupo e procure manter esses contatos em longo prazo, mesmo depois de finalizado o curso. Hoje, a tecnologia pode ajudar, por meio dos aplicativos de mensagens — que permitem uma interação saudável.

Possibilidade de se tornar um profissional mais valorizado

Por fim, diante da concorrência tão acirrada no mercado de trabalho, fazer uma pós-graduação vai valorizar o seu currículo. Assim, fica mais fácil fazer seu marketing pessoal e ser notado pelos outros profissionais.

Com um curso de MBA ou especialização, você mostra que se preocupa em aprimorar seus conhecimentos e habilidades e que, portanto, tem um plano de carreira sólido.

Comece a formar a sua rede de relacionamento profissional e fique a par do que ocorre em seu segmento, principalmente quanto às oportunidades que possam surgir. Mostre-se presente, participe, peça auxílio e também auxilie outros colegas para cultivar esse networking. Para fortalecer essa rede, considere ainda fazer um curso de pós-graduação.

Gostou do nosso post? Quer entender como formar essa rede de contatos profissionais? Então confira nosso Guia prático para fazer networking!