O que fazem e qual a importância dos tutores em EAD na graduação?

Com o final do Ensino Médio chegando, muitos alunos se questionam sobre o seu futuro profissional, não é verdade? Afinal, é necessário escolher seu curso superior, a instituição de ensino e a modalidade em que ele será realizado. Naturalmente, diversas dúvidas aparecem sobre o ensino presencial e a distância, como o papel dos tutores em EAD.

Essas figuras são essenciais para o desenvolvimento do aprendizado do aluno que opta pelo ensino a distância, já que eles garantem todo o apoio que você precisa para compreender os conteúdos e mandar bem nas provas. Diferentemente do ensino presencial, há uma distinção de funções entre o professor e o tutor — e é sobre isso que falaremos hoje.

Neste conteúdo, compartilhamos com você as principais informações sobre os tutores em EAD para você tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e escolher entre o ensino presencial e a distância com mais facilidade. Acompanhe!

Quem são os tutores em EAD?

Para compreender os papéis e responsabilidades dos tutores em ensino a distância, precisamos dar um passo para trás e entender a dinâmica desse tipo de curso. Diferentemente da modalidade presencial, o ensino EAD apresenta duas figuras de referência para os estudantes.

A primeira delas é o professor, que monta o conteúdo programático do semestre, ministra as aulas online e solicita as atividades e trabalhos avaliativos para os alunos. Com o ensino a distância, a relação entre professor e aluno tende a ser mais complexa, já que eles nem sempre conseguem estar em constante interação com sua turma.

É a partir daqui que surge, então, a segunda figura de referência: o tutor. Ele é responsável por realizar a ponte comunicativa e didática entre os professores e os alunos, solucionando as dúvidas dos estudantes, auxiliando-os no desenvolvimento das suas atividades e garantindo o entendimento do conteúdo.

De maneira simplificada, enquanto o professor é responsável pelo desenvolvimento do conteúdo ministrado, o tutor garante todas as outras tarefas que um professor normalmente teria no modelo presencial de ensino: oferecer suporte aos alunos, montar salas de bate-papo, responder e-mails, produzir conteúdos extras e corrigir provas.

Qual é o papel de um tutor na graduação a distância?

Já percebemos que o tutor tem um papel de destaque na instituição de ensino EAD, certo? Pois é, esse profissional muitas vezes garante o sucesso do processo de ensino e aprendizagem de toda a instituição, já que realiza uma ponte fundamental para os alunos e professores, principalmente no primeiro ano de faculdade.

Para os alunos, os tutores devem promover um espaço de construção coletiva de aprendizagem e conhecimento, utilizando as tecnologias da instituição para auxiliar seus estudos. Por outro lado, em relação à faculdade, o profissional deve reportar as dificuldades que os alunos vivenciaram durante o estudo e suas necessidades para ter uma aprendizagem mais eficaz.

Esse papel de mediador na relação entre os alunos e a instituição, bem como entre alunos e professores, demanda uma série de habilidades e competências para ser desempenhado com sucesso, como:

  • entender o funcionamento da pedagogia EAD e os conteúdos do curso;
  • dominar as formas de comunicação virtual e as plataformas utilizadas para conhecer o aluno a distância;
  • organizar o tempo dos encontros virtuais ou presenciais, assim como do acesso ao Moodle e outras plataformas de estudo;
  • dominar as habilidades de comunicação, promovendo o diálogo e debate saudável entre os alunos;
  • saber trabalhar com equipes multidisciplinares e resolver conflitos.

Como o tutor contribui para o sucesso dos alunos durante o curso?

Agora que você já sabe o que é um tutor e qual a sua responsabilidade na instituição de ensino, chegou a hora de compreender como ele contribui para o seu sucesso profissional. Afinal, sabemos que muitos alunos não tiram suas dúvidas ou são menos comunicativos em sala de aula, certo? Nesses casos, será mesmo que essa figura auxilia no desenvolvimento do aprendizado?

Bom, muitas das atividades realizadas pelos tutores são avaliadas e integradas ao sistema de notas dos alunos. Por exemplo, a participação de fóruns online de discussão é um método que os tutores podem utilizar para avaliar os alunos. Além de ser uma forma de potencializar o estudo de cada um, os tutores também capturam dados importantes relacionados à progressão do entendimento do conteúdo.

Indo mais além, a atuação desse profissional varia de acordo com a modalidade do curso. Assim, se é graduação semipresencial, algumas atividades podem ser feitas no próprio ambiente da faculdade, como encontros para tirar dúvidas ou para realizar debates. Por outro lado, se ela for totalmente online, o tutor só poderá ser acionado por meio dos espaços virtuais.

Dessa maneira, o componente interativo que falta na relação entre alunos e professores durante as aulas transmitidas por vídeos é compensado pelo tutor, que realiza uma comunicação direta com os alunos e torna seus estudos mais dinâmicos. Consequentemente, a sua aprendizagem é fortalecida e você consegue aumentar o rendimento nos estudos.

Como estabelecer um relacionamento com os tutores e extrair o melhor deles?

Já que o tutor assume uma postura importante de educador no processo de aprendizagem dos alunos, é natural se questionar sobre as melhores formas de estabelecer um bom relacionamento com ele. Afinal, é por meio desse contato que você conseguirá tirar todas as suas dúvidas sobre os conteúdos, além de informar suas necessidades e dificuldades relacionadas ao curso.

Para tanto, é fundamental conhecer os melhores canais de comunicação. Existem tutores que dedicam um endereço de e-mail exclusivo para o contato com seus alunos, enquanto outros optam pela conversa por meio da plataforma virtual da instituição. Identificar qual é a melhor forma para todos é o primeiro passo para fortalecer esse relacionamento, evitando ruídos na comunicação.

Com isso estabelecido, você pode elencar uma série de tópicos para debater com seu tutor. Por exemplo, caso algum conteúdo não fique claro, você pode sugerir debates, solicitar conteúdos extras para seu estudo ou sugerir melhorias, além de tirar as eventuais dúvidas. Isso tudo aproxima a relação de ambos e facilita a comunicação.

Além disso, ter em mente que o tutor estará à disposição para ajudar você com seus estudos já é uma excelente forma de iniciar um bom relacionamento. Contudo, é fundamental lembrar que, ainda que ele esteja presente, é responsabilidade do aluno aprofundar os conteúdos com seus estudos próprios para fortalecer sua aprendizagem, combinado?

Os tutores em EAD são figuras essenciais não só para os professores, mas principalmente para os estudantes. Responsáveis por solucionar as dúvidas dos alunos, propor melhorias didáticas e realizar atividades práticas e dinâmicas, eles garantem uma excelente ponte entre a instituição e o estudante para garantir a aprendizagem e o sucesso de todos.

E então, quer saber mais sobre o funcionamento da graduação? Entre em contato conosco e descubra quais são os nossos cursos!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"