O que é segurança da informação e por que fazer uma carreira na área?

Estamos na Era da Informação, um período em que a troca de dados e diversas operações são feitas usando a tecnologia. É possível trabalhar, fazer compras, estudar e socializar com os amigos, sem precisar sair de casa.

No entanto, é preciso ter alguns cuidados para que as mesmas ferramentas não sejam usadas para roubo de informações e ataques virtuais. É nesse cenário que entra o profissional da segurança da informação.

Para entender melhor o que é segurança da informação e por que fazer carreira nessa área, continue a leitura!

Afinal, o que é segurança da informação?

Quando se fala em segurança da informação, muita gente acaba relacionando o tema aos ataques de hackers e à proteção dos sistemas — firewall, antivírus e outros tópicos afins.

Apesar de fazerem parte das preocupações da área, um profissional que trabalha com segurança da informação faz bem mais do que apenas gerenciar programas que protegem os dados de uma empresa.

Ele também analisa diversos pontos que fazem toda a diferença quando se trata da segurança digital, como a infraestrutura tecnológica, as aplicações e conscientização organizacional e a segurança física. Basicamente, ele utiliza quaisquer técnicas de segurança que forem necessárias para reduzir os riscos de exposição das informações da companhia.

Entre suas tarefas podem estar o uso adequado dos melhores programas para proteger os dados, como também fazer ataques ao sistema para tentar encontrar falhas e corrigi-las, emitindo um relatório que possa aprimorar todo o sistema de segurança digital.

Por que fazer carreira nessa área?

Todas as mudanças que causam grandes impactos no mundo trazem diversas consequências, incluindo a necessidade de profissionais capacitados para se adaptar a essa nova realidade.

Quando aconteceu a Revolução Industrial, a mão de obra em um primeiro momento não necessitava ser especializada, pois as atividades eram simples e mecânicas.

Conforme as máquinas foram se modernizando, as necessidades foram se diferenciando e agora já é preciso ter habilidades para administrá-las. Na Era da Informação surge outra necessidade, a de proteger todos esses dados que são enviados e recebidos por meio de dispositivos eletrônicos.

Conforme as pessoas e as empresas forem utilizando a tecnologia, maior será a importância de ter alguém para manter a segurança nesse meio. Pode-se dizer que essa é uma das profissões do futuro. Há quem imagine que apenas os programas podem realizar esse trabalho, no entanto estão errados.

Não adianta ter excelentes e modernos softwares se não há alguém capacitado para administrá-los ou mesmo para testar a eficiência deles. Além disso, cada ambiente institucional, seja ele educacional, governamental, corporativo ou empresarial, tem uma demanda diferente quando se trata de segurança da informação.

Apenas um profissional que estuda essa tecnologia tem o conhecimento necessário para avaliar e administrar a ameaça de cada caso especificamente.

De todo modo, a tendência é que haja cada vez mais a valorização do profissional dessa área, bem como a necessidade de obter os conhecimentos envolvidos nesse processo.

Isso significa, portanto, que não é apenas quem deseja trabalhar na área pode se especializar nela, já que os conhecimentos também podem ser usados para benefícios próprios.

Por onde começar?

Para se tornar um profissional de segurança da informação é preciso realizar um curso que proporcione os conhecimentos necessários para atuação na área.

Além de criptografia, segurança na internet, arquitetura, segurança em redes de computadores e recuperação de dados, a grade curricular costuma ter também disciplinas de legislação, matemática, administração e marketing.

Agora que você já sabe o que é segurança da informação, deve ter notado que é um universo bem vasto e muito promissor. Se você tem interesse em se aperfeiçoar e aprimorar os conhecimentos na área, basta escolher um bom curso e fazer a matrícula.

A UCL é uma instituição renomada com excelente infraestrutura e oferece um excelente curso de pós-graduação em segurança da informação. Entre em contato conosco para saber mais!