O que é o PDI e como aplicá-lo para desenvolver sua carreira?

Empresas que buscam melhorar seus resultados, investindo no crescimento de seus colaboradores, utilizam o PDI — Plano de Desenvolvimento Individual. Trata-se de uma estratégia para monitorar o desenvolvimento das competências do profissional por meio de ações sistematizadas a fim de que ele alcance um determinado objetivo.

Mas você não precisa depender do seu empregador para utilizar essa ferramenta. É possível aplicá-la em sua carreira e, assim, traçar um roteiro para que consiga chegar aonde deseja — o que vai trazer ganhos para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Ficou interessado em saber o que é PDI e quais são os passos para colocá-lo em prática? Então não deixe de acompanhar este post que preparamos para você! Boa leitura!

O que é PDI?

Temos muitos sonhos quando o assunto é nossa carreira, não é mesmo? Pode ser um projeto que você tenha vontade de desenvolver, uma empresa onde almeja trabalhar, um cargo que pretende ocupar ou ainda ter um negócio que seja seu.

É positivo voltar o pensamento para o futuro quando se trata da sua vida profissional, mas também é importante correr atrás para que esses objetivos se tornem reais, ou seja, saiam do papel. E é nesse ponto que muitos profissionais ficam estagnados: eles deixam de se preparar na hora certa e, consequentemente, perdem oportunidades.

O mercado é dinâmico e não abre espaço para o comodismo, por isso, seja qual for a sua área de atuação, é preciso ter foco e agir — saber o que realmente você quer e o que precisa ser feito para ter esse resultado.

Nessa hora, o PDI torna-se necessário. Com ele, você define um mapa que deve ser seguido para que consiga se tornar o profissional que deseja ser e, desse modo, conquistar seus sonhos. É, portanto, um plano voltado para as competências que você precisa desenvolver para evoluir na carreira.

Como colocá-lo em prática?

Agora que você já sabe o que é PDI, viu que é possível caminhar de forma estratégica quando se trata do seu desenvolvimento de carreira. Para colocá-lo em prática, é necessário seguir alguns passos. Veja a seguir.

Definição de um objetivo

O que você quer alcançar daqui a seis meses, um ano ou dois anos? Faça uma reflexão bastante aprofundada sobre suas ambições profissionais de curto, médio e longo prazo.

O recomendado é que o PDI não tenha um prazo muito distante para que você consiga ter o compromisso de cumpri-lo. Assim, há menos riscos de colocar outras tarefas na frente pensando que ainda tem tempo de correr atrás disso.

Construção de um mapa das competências

É uma etapa de autoconhecimento na qual é preciso pensar em quem realmente você é, quais são suas potencialidades e quais são suas dificuldades. Com esse mapeamento, terá mais clareza para definir suas ações, já que é preciso aperfeiçoar seus pontos fortes e corrigir os pontos fracos para estar bem-preparado para alcançar seu objetivo.

Será impossível trabalhar todas as habilidades em um curto espaço de tempo. Logo, para que você não se frustre por não alcançar o que planejou, a dica é priorizar as competências que devem ser desenvolvidas. Mas como fazer essa priorização de maneira adequada? Leve em conta dois fatores: o peso que essa habilidade tem para sua conquista e o quanto ela é necessária nesse momento.

Elaboração das metas

Sabendo quais competências você precisa desenvolver, é possível pensar nas metas que terá que cumprir. A dica é elaborar metas alcançáveis e que tenham um prazo para ser concluídas.

Vamos dizer que você acaba de ser contratado por uma empresa: seria irreal imaginar como meta ser promovido em três meses, certo? Então, seja realista para alcançar os resultados almejados.

Desenvolvimento de um plano de ação

Momento de colocar em prática as estratégias para alcançar as metas traçadas. Para isso, você pode propor desafios na sua rotina que tirem da zona de conforto. Por exemplo, se você tem vergonha de falar em público e quer superar essa dificuldade, pode colocar como desafio propor uma ideia na reunião da empresa.

Outros desafios podem ser começar um curso de pós-graduação na sua área, aprender um software novo, desenvolver a empatia com colegas de trabalho ou até mesmo acreditar mais em você, aceitando participar de novos projetos.

Qual a importância dos prazos e metas no PDI?

Você viu que, para colocar esse plano em prática, é essencial atingir metas e cumprir os prazos. Por que isso é importante? Para que você não desvie do seu caminho ou até mesmo abandone o plano.

Esse compromisso vai ajudar a não deixar para depois o que realmente importa para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, traçar metas e definir prazos auxilia o profissional a medir os resultados de suas conquistas para que possa alterar os rumos, caso necessário.

Aliás, é preciso destacar que o PDI não é uma ferramenta engessada: ela deve se adaptar às mudanças que podem acontecer na sua carreira e até mesmo em seus objetivos.

Exemplo de PDI

Quer um exemplo do uso dessa estratégia? Vamos lá. O objetivo para daqui 3 meses é melhorar o inglês para que você possa concorrer a uma vaga em uma multinacional.

Em primeiro lugar, você precisa definir qual seu nível de domínio do idioma na fala, leitura e escrita. Tem gente que consegue ler muito bem em inglês, mas tem dificuldade para escrever e falar. Assim, dá para descobrir em quais habilidades é preciso investir nesse momento.

Você pode imaginar: é só fazer a matrícula em um curso de idiomas, porém você quer um resultado mais rápido e precisa correr por fora. Então, a dica é definir metas, como:

  • assistir a, pelo menos, dois filmes com legenda em inglês por semana;
  • ler um texto em inglês por dia;
  • gravar um vídeo curto em inglês por semana;
  • fazer lições diárias em um aplicativo que ensina idiomas;
  • escrever uma redação em inglês por semana.

Você não estará fluente na língua em três meses, mas certamente estará mais preparado para disputar a vaga de emprego que almeja.

Sabendo o que é PDI, você já pode colocá-lo em prática para crescer na carreira. A ferramenta vai servir como um guia para que você tenha foco e consiga desenvolver as habilidades necessárias para alcançar seu sucesso profissional.

Gostou de nossas dicas para fazer sua carreira decolar? Acompanhe outros posts como este: é só curtir nossa página do Facebook para ficar por dentro de novos conteúdos!