MBA em Gestão: tudo que você precisa saber para começar o seu

Se você deseja garantir seu lugar no mundo corporativo e desenvolver uma carreira promissora, sabe muito bem que só o curso superior não basta, principalmente se o seu objetivo for ocupar um cargo gerencial. Nesse caso, uma pós-graduação é um forte ponto a favor, ainda mais se for um MBA em Gestão.

Na concorrência por uma vaga, o candidato pós-graduado apresenta um diferencial competitivo e participa com vantagem sobre aqueles que trazem somente o título da graduação. Em um cenário em que as boas chances de trabalho são limitadas, o título de especialista é um grande aliado.

Ao longo deste post, vamos falar com detalhes sobre a importância da educação continuada para o mercado e apresentar as vantagens de investir em uma pós-graduação. Você também entenderá como são os cursos de MBA e qual é a hora certa para buscar uma especialização. Fique atento a todas as informações!

O mercado de trabalho no Brasil

Até bem pouco tempo, conquistar o diploma de graduação era uma vitória para um público seleto. Os cursos eram quase inacessíveis para a população de classe média. Entrar em uma faculdade pública também exigia um esforço elevado por parte dos candidatos.

As chances eram maiores para aqueles que tinham condições de se preparar — fosse com o respaldo de uma boa formação no Ensino Médio ou com o investimento em cursinhos pré-vestibular.

Hoje, fazer um curso superior ficou muito mais fácil. A quantidade de pessoas graduadas aumentou consideravelmente nas últimas décadas. Agora, podemos contar com um grande número de instituições de ensino que oferecem cursos com preços mais acessíveis, inclusive na modalidade EAD.

Além disso, há vários programas de bolsas e financiamentos, tanto concedidos pelo governo quanto pela iniciativa privada, que facilitam muito a entrada dos estudantes em universidades, como ProUni e FIES, entre outros. Há também o Sisu, que utiliza a pontuação do Enem para que os alunos consigam vagas em instituições públicas.

Em resumo, são muitas as possibilidades de ingresso no ensino superior. O resultado disso é uma vasta gama de profissionais preparados para atender às demandas do mercado de trabalho, mas, apesar do alto número de graduados, os recrutadores sinalizam que é difícil encontrar candidatos realmente qualificados para ocupar as vagas de maior complexidade.

Por que isso acontece? A resposta é simples: boa parte dos profissionais paralisa sua jornada acadêmica após a graduação, seja pela falta de tempo para se dedicar à educação continuada — devido à rotina intensa de trabalho, compromissos familiares etc. — seja pela acomodação em um emprego razoável.

O que alguns profissionais não analisam é que a falta de atualização tende a mantê-los em uma carreira estagnada. Enquanto isso, aqueles que se dedicam continuamente ao seu crescimento, que partem em busca de novos conhecimentos e investem em uma pós-graduação, ganham destaque em qualquer processo de seleção e garantem as melhores oportunidades.

Não se trata apenas do diploma. Trata-se também dos resultados que o profissional mais capacitado pode trazer para empresa, devido ao seu alto nível de conhecimento técnico e das competências que ele desenvolveu ao longo de seu aprendizado.

Afinal, o que é MBA?

Já ficou claro que uma pós-graduação é fundamental para quem almeja reconhecimento no mercado de trabalho e evolução profissional, certo? Agora, provavelmente há outras dúvidas que você precisa esclarecer. Preste atenção!

Quais são os tipos de pós-graduação?

Os cursos de pós-graduação se dividem em lato sensu e stricto sensu. O primeiro grupo compreende as especializações e os MBAs, que são opções mais focadas nas exigências e inovações do mercado. Os profissionais que procuram esse tipo de aprendizado se preparam para atuar em ramos específicos de sua profissão.

Já a pós stricto sensu abrange mestrado e doutorado e habilita os alunos para o campo de pesquisa e docência. São cursos de maior duração, que demandam mais comprometimento de tempo por parte dos estudantes. Quem opta por esse caminho acadêmico deve ter o perfil e o objetivo de se tornar pesquisador ou professor universitário — embora as empresas também valorizem essa titulação.

Qual a diferença entre especialização e MBA?

Você já sabe que tanto a especialização quanto o MBA são tipos de pós-graduação que fazem parte do padrão lato sensu. Qual a diferença entre esses dois formatos?

Ambos têm o mesmo peso acadêmico e certificam o grau de pós-graduado ao estudante, mas os cursos têm perfis e propósitos distintos. A especialização tem o objetivo de aprofundar o conhecimento teórico e desenvolver novas técnicas em uma direção específica da área de formação. Um exemplo é um profissional que se formou em Marketing e se especializa para trabalhar com Marketing Digital.

Já o MBA — Master Business Administration ou Mestre em Negócios e Administração — é focado no desenvolvimento de lideranças e na área de gestão e negócios, ou seja, é o caminho ideal para quem planeja se desenvolver no âmbito administrativo e gerencial.

Importante acentuar que, apesar do termo “mestre” no título, o grau concedido é o de especialista e não deve ser confundido com a certificação do mestrado. Os cursos de MBA capacitam o profissional para atuar exclusivamente na área Business, no meio corporativo, bem longe do campo de pesquisa.

Outra diferença entre os dois tipos de pós está na base teórica. Na especialização, os conteúdos apresentados trazem o respaldo dos estudiosos que contribuíram, ao longo da história, para o desenvolvimento de determinada ciência/profissão. No MBA, as práticas e os conceitos abordados são baseados em cases de sucesso do mundo corporativo atual e na experiência dos próprios professores.

Para quem o MBA é mais indicado?

O MBA é indicado para pessoas que querem estabelecer carreira como gestores e líderes. Também é muito procurado por profissionais com anos de experiência, que já ocupam posições elevadas dentro de uma corporação — gerentes, supervisores e diretores — e pretendem desenvolver novas habilidades para aumentar sua performance.

Se na hora de se especializar surgir a dúvida sobre qual caminho seguir para dar um novo rumo à sua profissão, pense primeiramente em quais são os seus objetivos de carreira: ser especialista em um assunto específico ou atuar na área de gestão e liderança? Essa escolha também deve levar em conta suas aspirações e características pessoais.

8 vantagens de se fazer uma pós-graduação

Se você ainda não está convencido de que uma pós-graduação é um degrau necessário para sua ascensão profissional, entenda agora quais são as vantagens de prosseguir com os estudos, mesmo que você já esteja inserido no mercado.

1. Diferencial competitivo

Voltamos ao ponto-chave desse tema: investir nos seus estudos é garantir um lugar de destaque no mercado de trabalho. Em um processo de seleção para uma vaga mais complexa, em que os requisitos incluem uma formação sólida, certamente o candidato pós-graduado terá pontos extras em relação aos demais.

Aqueles que interromperam sua jornada acadêmica após a graduação correm o risco de permanecer no mesmo cargo por tempo indeterminado. Isso porque o crescimento na profissão é proporcional à vontade de chegar mais longe e aos esforços para que isso aconteça.

Então, tanto no peso do currículo quanto na capacidade técnica e na avaliação de habilidades e competências, o candidato com pós-graduação tem possibilidades mais expressivas de preencher boas vagas.

2. Chances de ocupar posições elevadas

O profissional pós-graduado não apenas chega com vantagem ao mercado de trabalho como também adquire mais chances de alcançar as melhores colocações dentro da empresa em que já atua. Diante da oportunidade de subir de cargo, certamente os colaboradores mais qualificados serão considerados em primeiro plano.

Como dissemos, não se trata apenas de apresentar o certificado da pós-graduação para atender a requisitos e cumprir protocolos. Essa formação deve, de fato, contribuir de forma produtiva para os resultados da organização.

O conhecimento adquirido e as habilidades desenvolvidas em uma especialização permitem que o profissional tenha visão ampla e pensamento estratégico. Por consequência, suas ações são direcionadas tanto em prol do seu próprio crescimento quanto a favor da evolução da equipe e da corporação como um todo. E é justamente esse tipo de talento que as empresas querem em suas posições de frente.

3. Salários mais altos

Certamente, as melhores oportunidades de trabalho vêm junto com boas remunerações. Se o estudo avançado abre caminho para as colocações mais almejadas, uma das consequências é o aumento salarial. Pesquisas indicam que a pós-graduação pode elevar os ganhos em até 118%. É um número bastante significativo, concorda?

Então, se os seus planos de desenvolvimento incluem um bom retorno financeiro, saiba que o investimento em educação continuada é um passo necessário para aumentar sua renda. Dependendo da corporação, as gratificações vão além do salário-base e incluem diversos benefícios e recompensas, além dos que já são previstos pelas leis trabalhistas.

4. Atualização de conhecimento

Em todos os ramos de trabalho e em quaisquer campos do saber, é importante se atualizar e se requalificar para acompanhar as inovações da profissão, seja no mundo dos negócios, na área da saúde, na educação, no setor comercial e de empreendimentos, seja no segmento da tecnologia. Sempre há novas informações para absorver!

A pós-graduação permite essa aquisição de conhecimento atualizado. A modernização dos conceitos e técnicas leva ao aperfeiçoamento das práticas diárias da profissão e visa a otimizar os resultados do trabalho.

Lembrando que a especialização fornece as ferramentas necessárias para essa evolução, mas é preciso ainda potencializá-las com curiosidade e empenho. Uma dose elevada de dedicação durante os estudos tende, portanto, a produzir efeitos ainda melhores.

5. Autoridade em um ramo específico

Um critério que seguramente chama a atenção das organizações é o domínio dos especialistas em uma área específica de atuação. As altas habilidades técnicas e as competências profissionais evoluídas conferem um nível de autoridade e permitem que o trabalho seja desenvolvido com facilidade.

O efeito de ter colaboradores especializados é visto na redução de custos e de tempo dedicado aos processos dentro da empresa. Isso porque uma ação que levaria horas para ser realizada, ou que demandaria muitos recursos para sua execução, pode ser concluída de maneira bem mais simples por um especialista bem preparado e comprometido com os resultados de seu trabalho.

6. Possibilidade de mudar de carreira

Outra vantagem da pós-graduação é a pluralidade de caminhos que se desenham à frente do profissional. A graduação oferece uma formação abrangente, a partir da qual é possível atuar em diversas áreas. Com as especializações, os ramos de atuação aumentam  e permitem, inclusive, que a pessoa dê um rumo totalmente novo à sua carreira.

O pós-graduado ganha a opção de se desenvolver com profundidade em um campo específico, no qual já trabalha ou pretende ingressar. Por outro lado, ele também se depara com a possibilidade de mudar de profissão e iniciar uma nova jornada.

Um graduado em Engenharia Mecânica que trabalha no suporte à área de manutenção pode, por exemplo, fazer um MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e se preparar para assumir um cargo de liderança dentro da empresa. Nessa nova etapa, ele mudará o foco dos processos operacionais para o aspecto comportamental da equipe, desenvolvendo ações bem diferentes daquelas que realizava anteriormente.

7. Ampliação da rede de contatos

Além de todos os benefícios que já foram aqui enumerados, fazer uma pós ainda favorece a criação de uma nova rede de relacionamentos. O convívio acadêmico com outros profissionais da mesma área — alunos e professores — tende a ser bastante produtivo, principalmente porque muitos deles já têm experiência e renome no mercado.

O networking promove um conjunto de vantagens que contribuem para o crescimento do profissional, o que inclui: troca de conhecimentos e compartilhamento de vivências, dicas de desenvolvimento, participação em eventos ligados ao seu campo de formação, indicações de trabalho etc.

8. Desenvolvimento pessoal

De todas as consequências positivas da educação continuada, o crescimento pessoal é a maior certeza. Todos os outros benefícios que apresentamos também são reais, mas a evolução como pessoa acontece independentemente de fatores externos.

O conhecimento adquirido e as vivências enriquecedoras ao longo do curso reformulam a visão de mundo do aluno. A mente recebe um novo aparato de ideias e pensamentos, as habilidades se expandem e até o padrão de comportamento pode sofrer alterações no sentido construtivo.

Em resumo, o aprendizado ocorre em totalidade e de maneira transformadora na vida da pessoa. Os estudos representam um caminho para alcançar autorrealização e ter acesso a todo potencial que cada um tem guardado dentro de si.

MBA na área de gestão vale a pena?

A área de gestão abrange as ações de administração e gerenciamento em uma organização. Podemos entendê-la como o cérebro da empresa, ou seja, o órgão responsável por mover e direcionar todos os sistemas que estão interligados a ele.

Onde há um grupo de pessoas reunidas por um objetivo em comum é necessário que existam estratégias de gestão. Isso significa que sempre há um líder, alguém que assume a missão de inspirar e guiar os demais. Ao gerir uma equipe, o propósito principal é o de promover crescimento para a instituição como um todo, com organização e enfoque no esforço humano.

Apesar de sempre haver alguma ligação com as pessoas e com as atividades desempenhadas por elas, a gestão também pode ter o foco no gerenciamento de negócios ou recursos, sempre no intuito de atingir determinadas metas.

Os conhecimentos aplicados na área de gestão englobam uma soma de normas, princípios e técnicas administrativas definidas para organizar os processos da corporação. Como consequência dessas ações, a empresa obtém mais produtividade, qualidade e lucratividade.

Para ter alto desempenho e eficiência como gestor, o profissional precisa de uma sólida preparação, afinal, suas responsabilidades não são poucas. Em suas mãos está o compromisso de administrar procedimentos complexos e conduzir pessoas a empregarem o melhor de si em prol da corporação.

No sentido de obter uma capacitação global e desenvolver suas atividades gerenciais com excelência, um caminho seguro para o gestor é o MBA. Esse tipo de curso une teoria e prática e, em geral, conta com professores com vasta experiência no mercado.

Dessa forma, não apenas os fundamentos teóricos clássicos são expostos em sala, mas, principalmente, metodologias e ferramentas que potencializam o trabalho do profissional atual. E essa base é imprescindível para quem pretende apresentar uma atuação de destaque e conquistar espaço no mundo corporativo.

Quanto à empregabilidade, não há dúvidas de que o MBA é a escolha certa. Isso porque o curso é voltado para as exigências do mercado e desenvolve o profissional no sentido exato que ele precisa. Habilidades de liderança e comunicação, por exemplo, são amplamente trabalhadas ao longo de toda a pós-graduação.

Seja para alcançar uma posição executiva de alta responsabilidade, seja para aprender novas técnicas e impulsionar os resultados da empresa ou ainda para iniciar o próprio empreendimento, o MBA é um meio garantido de sucesso.

Conheça 5 MBAs em gestão para evoluir sua carreira

Agora que você já obteve todas as informações necessárias para compreender que o MBA é o caminho certo para avançar profissionalmente, conheça 5 cursos na área de gestão que são oferecidos pela Faculdade UCL e têm sido bastante valorizados pelo mercado.

1. Gestão da Produção e da Manutenção

A formação recebida nesse curso amplia o repertório técnico do aluno e desenvolve seu potencial didático. Assim, os profissionais saem capacitados para atuar tanto como gestores de negócios — nos setores de produção e manutenção e em todo o campo da Engenharia Mecânica — ou para seguirem como professores e transmitirem todo o seu conhecimento na área.

O MBA em Gestão da Produção e da Manutenção foi criado justamente devido à alta demanda de trabalho que existe na região e da necessidade de profissionais com vasto conhecimento nesse ramo. No Espírito Santo, estão localizados grandes projetos industriais, como os da Companhia Vale do Rio Doce, da Samarco e da Suzano, entre outros.

2. Gestão Estratégica de Pessoas

Esse é um dos cursos de especialização mais procurados, uma vez que é destinado a pessoas de todas as profissões que desejam gerenciar equipes e trabalhar com o elemento mais rico e mais complexo das organizações: o capital humano.

Por meio do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, o aluno adquire o domínio de importantes técnicas que sustentam o bom desempenho dos líderes. O curso prepara os gestores para realizarem um planejamento organizacional efetivo, de forma a possibilitar o desenvolvimento humano da equipe com precisão e objetividade.

Esse aprendizado é indispensável para a qualificação de um bom executivo. Lidar com pessoas requer a compreensão dos diferentes posicionamentos e a capacidade de engajar os colaboradores e incentivar novos comportamentos. E esse certamente é um dos maiores desafios do trabalho de um gestor.

3. Gestão Integrada em Qualidade e Certificações

O curso é indicado especialmente para os profissionais que trabalham com implantação de normas de referência como ISO 9001, ISO 14000, NBR 16000, entre outros sistemas integrados.

Ampla experiência na formação de alunos, foco na aplicação prática e conteúdos diversificados são alguns dos diferenciais do MBA em Gestão Integrada em Qualidade e Certificações da UCL.

4. Gestão Estratégica de Varejo

As organizações do setor varejista precisam reformular a visão de negócios e as estratégias comerciais, diante das constantes inovações e da crescente competitividade do mercado. O atendimento personalizado ao cliente, a gestão de pessoas e o uso da tecnologia passaram a ser alguns dos pilares do gerenciamento moderno no varejo.

De olho nas mudanças desse cenário, o MBA em Gestão Estratégica de Varejo da UCL foi desenvolvido com o objetivo de especializar os profissionais da área, a fim de acompanhar as novas demandas e contribuir para a lucratividade de suas empresas.

5. Gerenciamento de Projetos

O propósito do MBA em Gerenciamento de Projetos é qualificar os alunos para que se tornem especialistas capazes de realizar projetos de forma correta em instituições de qualquer ramo de atividade, com base no Project Management Institute – PMI®.

No curso, o profissional aprende a utilizar as ferramentas necessárias para gerenciar todas as etapas de seu trabalho, desde o escopo e a definição do cronograma até o controle de custos e a administração de recursos.

Qual é o momento para começar sua pós-graduação?

Algumas pessoas argumentam que é melhor juntar alguns anos de experiência após a graduação, antes de iniciar uma pós. Outros acreditam que esperar o tempo passar é dar chance para a estagnação.

O momento certo para prosseguir com os estudos depende de um conjunto de fatores, como atualizações do mercado, quantidade de candidatos disponíveis e, sobretudo, suas próprias expectativas e objetivos de vida.

Agora, se os seus planos incluem a ascensão profissional, é preciso ter um certo senso de urgência para correr atrás dos seus ideais e se movimentar para que as coisas aconteçam. Lembrando que a pós-graduação abre portas, eleva suas chances, possibilita altas remunerações e proporciona o contato com outros profissionais do ramo. Enfim, são muitas as vantagens para sua carreira.

Diante de tudo o que você leu neste post, já deve ter ficado claro o quanto um MBA em Gestão pode ajudar no seu crescimento. Não se deixe limitar por ideias equivocadas, como pensar que o curso é difícil, que o investimento é alto ou que não se trata de um aprendizado necessário neste momento. Tenha uma visão mais abrangente, olhe lá na frente da sua trajetória e visualize todas as recompensas que virão!

Então, não perca mais tempo! Entre em contato agora mesmo com a UCL e saiba mais sobre os nossos cursos de MBA em Gestão. Nós podemos facilitar a sua jornada de sucesso!