Local de estudos: 6 dicas para encontrar e organizar o seu!

Você sabe qual é o segredo para potencializar a sua concentração e produtividade enquanto revisa uma matéria ou estuda para uma prova? Um ótimo local de estudos!

Com ele, você ampla a imersão nos mais variados conteúdos com o dobro de foco e torna o aprendizado uma tarefa mais fácil e fluida.

“Mas como garantir que o meu local de estudos está adequado?” Foi pensando nessa pergunta, que listamos algumas dicas para ajudá-lo. Confira!

1. Defina um local de estudos

A primeira dica, é claro, não poderia ser outra que não a definição do local de estudos. Afinal, um ambiente com boa iluminação, ventilado e com o mínimo de exposição a ruídos externos permite que você se concentre e possa tirar um melhor proveito da imersão em cada conteúdo.

E qual cômodo da casa pode ser utilizado? Seu quarto, a sala de estar, a sala de jantar, a varanda ou um home-office, por exemplo.

Caso você não disponha de espaço suficiente e haja outros fatores externos que o atrapalhem, como barulho do trânsito ou obra próxima à sua residência, é possível recorrer a bibliotecas ou parques, por exemplo. Porém, não se esqueça: é ideal que o lugar escolhido seja perto de um banheiro!

2. Organize o espaço

Uma vez definido o local de estudos, é hora do próximo passo: a organização dele. Afinal, a arrumação desse canto impacta diretamente a sua produtividade, já que cria distrações e dificulta até mesmo na hora de encontrar algum material de que você precisa.

Portanto, remova tudo o que está em excesso, apenas ocupando espaço, e deixe somente o que você usará, de fato, enquanto estuda.

3. Planeje o material necessário para os estudos

Além das dicas já dadas, é necessário que você planeje com antecedência o material que será essencial para os seus estudos. Isso evita não apenas desorganização, mas principalmente perda de tempo, já que tudo estará à disposição para ser usado quando necessário.

Entre os principais estão:

  • checklist com ordem das matérias e conteúdos que serão revisados;

  • caderno para resumos e resolução de exercícios;

  • livros, apostilas e paradidáticos;

  • pasta ou organizador com simulados do Enem, provas e folhas de atividade;

  • estojo com canetas, lapiseiras, lápis, borracha, marcadores de texto e apontador.

4. Conte com uma cadeira adequada

Ter uma cadeira adequada para passar uma ou mais horas sentado é indispensável. Isso porque um modelo sem um revestimento bom e macio, como algodão ou espuma, e com o encosto com a inclinação incorreta podem provocar dores (de coluna, pescoço e cabeça) e espasmos musculares.

Por isso, faço um teste prévio nas cadeiras disponíveis no local de estudo e opte por aquela que oferece maior conforto e resistência.

5. Evite distrações

Outra dica importante é evitar distrações que tirem o seu foco e o deixem disperso. A começar, é claro, pelo local de estudos que precisa ser tranquilo e com o mínimo possível de barulhos.

Além disso, celulares devem estar em modo avião para que as notificações do aparelho não o incomodem. Caso precise utilizar computador para complementar a pesquisa em determinada matéria, deslogue das redes sociais!

6. Não se esqueça do lanche

Por fim, não deixe de reservar um espaço no local de estudos para o lanche. Ele pode ser composto, por exemplo, por água/suco/chá e algum snack. O motivo disso é que devemos nos alimentar de três em três horas e quando não o fazemos comprometemos o funcionamento do nosso organismo.

Ou seja, ficamos menos dispostos, temos uma baixa na capacidade de memorização e raciocínio e, em alguns casos, chegamos a desenvolver fadiga mental. Portanto, não apenas se alimente, mas também se hidrate adequadamente!

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de segui-las para ter um local de estudos ideal para as suas necessidades!

Além disso, não deixe de fazer pequenas pausas para descansar a mente e alongar, pois isso é muito importante tanto para o seu bem-estar físico quanto mental.

Aproveite também e veja como montar um cronograma de estudos infalíveis para garantir ótimas notas!