Já pensou em fazer um MBA em varejo? Saiba mais neste post

O mundo corporativo apresenta desafios contínuos. O profissional que não se atualiza, corre o risco de deixar passar boas oportunidades de crescimento. No setor comercial, essa competitividade é ainda mais evidente. Por isso, quem espera que sua empresa se mantenha sempre à frente deve aprender novas técnicas de gestão. E isso é totalmente possível para quem faz um MBA em varejo.

O profissional que se especializa descobre que o segredo do sucesso no comércio não está somente nos preços baixos e na qualidade dos produtos. É preciso ir além, adaptar-se às mudanças do mercado e aplicar novas estratégias aos processos. Quer ficar por dentro desse assunto, conhecer um pouco mais sobre a área do varejo e entender a importância do MBA nesse setor? Continue a leitura deste post!

A importância do MBA no mercado atual

Quem já está inserido no mercado de trabalho, mas busca ascensão na carreira, deve considerar um ponto essencial para o seu desenvolvimento: manter-se em aprendizado constante!

As vivências no ambiente profissional, as experiências adquiridas e os laços criados também contribuem para o crescimento. No entanto, uma pós-graduação é a chave para abrir novas portas, já que promove capacitação avançada e coloca o aluno no nível das atualizações de sua profissão.

O ramo de gestão e negócios, por exemplo, é um dos que mais passam por inovações, justamente pela necessidade de elaborar estratégias eficazes que melhorem os resultados da empresa, em termos de desenvolvimento humano, qualidade e produtividade.

Por essa razão, o cenário business exige profissionais cada vez mais qualificados e preparados para lidar com a equipe e com os processos gerenciais. Para ocupar posições de maior responsabilidade nesse meio, o candidato com formação em MBA apresenta um diferencial de grande relevância para as empresas.

O MBA, ou Master in Business Administration (Mestre em Administração e Negócios), é uma pós-graduação do tipo lato sensu, que confere ao aluno o título de especialista. A diferença desse formato para as outras especializações é que o MBA é focado na atuação prática e nas exigências atuais do mercado.

Outro ponto que difere o MBA da pós-graduação tradicional é o público-alvo, formado exclusivamente por pessoas que ocupam ou pretendem alcançar cargos de gestão e liderança. Trata-se de uma especialização mais aplicada às carreiras do âmbito corporativo e que hoje é vista pelo mercado como uma fonte indispensável de conhecimento para os executivos que querem se destacar nesse meio.

O varejo e suas possibilidades de trabalho

O que é o varejo, afinal? Trata-se de uma atividade econômica que sempre fez parte das interações que ocorrem em sociedade. Inclui negociação de mercadorias em todas as escalas. O setor varejista faz o intermédio entre fornecedores e compradores, ou seja, compra produtos em grandes quantidades nos distribuidores, ou atacadistas, e vende para o consumidor final, aquele que fará usufruto do item.

Então, o varejo, mais comumente conhecido como comércio, engloba as diversas atividades que fazem parte dos processos de compra e venda, com o propósito final de atender às necessidades do consumidor.

Todos que contribuem em alguma etapa desse processo podem ser considerados profissionais do varejo, desde os fabricantes e atacadistas até o gerente de vendas ou o vendedor que lida diretamente com o cliente. Sem dúvidas, são personagens de extrema relevância para o desenvolvimento econômico de uma sociedade capitalista.

Para continuar a contribuir com a evolução da economia e favorecer o crescimento do varejo, as empresas buscam profissionais qualificados, com know-how, experiência e competências direcionadas.

A procura é mais voltada por pessoas do segmento de Marketing, Economia, Engenharias, Administração e Logística. Para os cargos de gerência e diretoria, o MBA em varejo também é um atributo desejável, ou melhor, é praticamente um requisito obrigatório, pois, entre um candidato com MBA e outro apenas graduado, é certo que os recrutadores dão preferência ao primeiro.

As possibilidades de trabalho no mercado varejista não são poucas e não se restringem às ações exclusivas de compra e venda. As principais áreas de atuação no varejo incluem:

  • setor comercial;

  • finanças e contato com investidores;

  • logística;

  • recursos humanos;

  • marketing, publicidade e relacionamento com o cliente.

Os requisitos para trabalhar no setor varejista

Qualquer área de trabalho exige determinados requisitos para uma atuação mais eficiente. No varejo, não poderia ser diferente. Para trabalhar nesse ramo é necessário apresentar uma série de características que colaboram para a aplicação de estratégias comerciais e para o relacionamento com o público. Veja alguns exemplos de competências que não podem faltar ao profissional do setor varejista:

  • Visão abrangente;

  • Inovação e criatividade;

  • Empreendedorismo;

  • Comunicação clara;

  • Boa argumentação;

  • Facilidade de relacionamento interpessoal;

  • Pensamento estratégico;

  • Rapidez na tomada de decisões.

Além das habilidades comportamentais, é óbvio que uma carreira bem-sucedida nesse mercado exige formação sólida, com conhecimentos avançados na área de negócios e comércio. O varejo precisa de profissionais especializados para melhorar sua rentabilidade, uma vez que todo o nosso sistema econômico depende desse setor.

Nesse contexto, quem ganha espaço é o gestor de varejo, com sua preparação para atuar em transações comerciais, elaborar técnicas de vendas e desenvolver sua equipe para um excelente atendimento ao cliente. Além, é claro, de seus conhecimentos sobre comportamento de consumo, neuromarketing e outras ações que fazem parte da rotina desse profissional.

Então, para conquistar as vagas mais cobiçadas do mercado varejista, a formação ampla é um requisito fundamental. É certo que essa capacitação inclui cursos de pós-graduação, mais precisamente um MBA.

A qualificação do profissional com MBA em Varejo

Por que o MBA em varejo pode fazer diferença na sua carreira? Esse aprendizado especializa o profissional para atuar na gestão do ramo varejista com visão estratégica, de modo a promover a expansão dos negócios, garantir vantagem competitiva e aumentar a lucratividade das empresas.

O MBA em Gestão Estratégica de Varejo tem o objetivo de aperfeiçoar as técnicas do aluno, além de favorecer seu desenvolvimento por meio das experiências e informações compartilhadas com outros profissionais do mesmo ramo, tanto em sala de aula quanto na participação em eventos e congressos da área.

Durante as 360 horas do curso, o conhecimento acumulado é evidente, assim como o aprimoramento de habilidades e competências. Veja alguns dos conteúdos abordados no MBA em varejo:

  • Análise em Varejo;

  • Marketing Varejista;

  • Vendas e Atendimento;

  • Varejo online;

  • Logística e Operações;

  • Inteligência Competitiva;

  • Gestão Financeira;

  • Liderança e Competências Gerenciais.

O MBA em varejo é um passo certeiro na direção do sucesso no universo corporativo. Se você consegue se visualizar como um gestor no setor varejista — um gerente de compras, supervisor de vendas, gerente de operações, entre outros cargos —, esse curso é ideal para a concretização do seu plano de carreira.

Então, não espere mais! Entre em contato com a UCL e saiba tudo sobre esse curso. Aproveite e informe-se também sobre nossas outras opções de graduação e pós-graduação e dê um up na sua carreira!

 

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