Graduação a distância: como avaliar a qualidade do curso?

Nos últimos anos, entrar na faculdade está bem mais acessível aos brasileiros, inclusive para aqueles que moram distante de grandes centros urbanos ou não podem disponibilizar muito tempo presencial na faculdade. Nesses casos, a graduação a distância é muito vantajosa.

O aumento do número e da qualidade de instituições EAD ajudou a quebrar preconceitos e consolidar o ensino nessa área. Entretanto, o estudante precisa estar muito atento para escolher um bom curso. Você sabe o que deve ser avaliado antes de tomar essa decisão? Veja nossas dicas!

Leia a proposta pedagógica do curso

Todos os cursos são obrigados a ter esse documento, que é uma exigência do Ministério da Educação. Ainda assim, poucos alunos sabem da importância dele para avaliação da instituição e dos programas. A proposta pedagógica traz as informações relevantes ao funcionamento do curso, mostrando o que ele vai proporcionar para sua formação.

A grade curricular é outro documento fundamental para quem quer fazer uma escolha consciente. Nela, são listados os conteúdos e a divisão deles por semestre. Embora existam algumas diretrizes, cada instituição educativa tem liberdade para construir o currículo. Assim, um mesmo curso pode ter grades diferentes nas faculdades que você pesquisar.

E não é só o candidato a estudante que deve conhecer a proposta pedagógica e a grade curricular do curso. Os profissionais que atuam na instituição precisam estar alinhados com esses documentos. Por isso, aproveite o momento de pesquisa para esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse tema com os funcionários.

Conheça os materiais didáticos

Em uma graduação a distância, os recursos utilizados têm muita importância para os estudantes. É essencial que eles sejam produzidos com qualidade, tenham clareza nas informações trazidas, estejam escritos em uma linguagem acessível e apresentem metodologias que facilitem o aprendizado.

Além disso, é interessante analisar a diversidade de materiais didáticos que a faculdade oferece — podem ser utilizados textos, áudios, vídeos, sites etc. Procure avaliar de que forma esses recursos favorecem o ensino e estão de acordo com os objetivos da proposta pedagógica da instituição.

Saiba como funciona o sistema de avaliação

Por muito tempo, foi propagado o mito de que um curso EAD é mais fácil do que um presencial. É errado pensar que a exigência seria menor por se tratar de ensino a distância. Na verdade, o aluno dessa modalidade estuda e é avaliado normalmente como em qualquer outro curso.

Por muitas vezes, o aluno EAD precisa de mais compromisso, pois tem que lidar com o desafio de organizar os estudos com autonomia. Por isso, antes de escolher onde cursar sua graduação, pesquise sobre o sistema de avaliação das faculdades.

Em geral, as avaliações são realizadas presencialmente, já que o MEC orienta que provas, estágios, apresentações de trabalhos de conclusão e atividades práticas sejam feitas dessa forma. Assim, não deixe de conhecer a estrutura do polo presencial da instituição e investigar o suporte que ela oferece para os momentos avaliativos.

Pesquise sobre o corpo docente

Esse é mais um aspecto indispensável para que você saiba a qualidade da graduação a distância. Tenha certeza de que a instituição trabalha com professores capacitados e atualizados na área. Uma pesquisa pelo currículo dos docentes na internet pode oferecer essas informações facilmente.

Além deles, avalie também a qualidade dos tutores, que são os responsáveis por orientar os estudantes nas plataformas virtuais. Vale a pena, ainda, conhecer a estrutura quanto aos profissionais técnicos que fazem a manutenção do sistema e esclarecem as dificuldades no uso das tecnologias.

Para avaliação desses pontos, cheque a formação dos professores e tutores. Além do diploma de ensino superior na área em que atuam, é interessante que eles tenham qualificação para o trabalho EAD. Lembre-se de checar também a quantidade de alunos acompanhados por cada tutor.

Analise o sistema de comunicação

Ensino a distância não significa distanciamento total entre aluno e instituição. A faculdade precisa oferecer todo o suporte para que o estudante exercite sua independência com apoio suficiente. Para isso, uma das necessidades centrais é um bom sistema de comunicação.

Procure saber quais canais a instituição utiliza para se manter próximo aos alunos. Podem ser utilizadas estratégias como envio de e-mails, comunicados em redes sociais e fóruns ou chats incluídos no ambiente virtual de aprendizagem para esclarecimento de dúvidas. Além disso, há, claro, o atendimento telefônico.

Saiba qual é a nota do curso no MEC

Os cursos de EAD são regulamentados pelo Ministério da Educação segundo os mesmos critérios da modalidade presencial. Isso é uma garantia de qualidade para os estudantes. Para saber como o MEC avalia o curso que você quer fazer, é possível pesquisar no site do órgão e conhecer a nota dada por ele.

Os avaliadores do Ministério atribuem a nota depois de considerar diversos requisitos de estrutura física e de ensino, como a proposta pedagógica, o corpo docente e os materiais utilizados. Além disso, o rendimento dos estudantes no Enade também compõe a avaliação do MEC, indicando a qualidade da formação recebida.

Portanto, antes de decidir onde cursar sua graduação, cheque se a instituição é reconhecida pelo MEC e conheça a nota que ela tem. Isso é fundamental para você ter certeza da validade do seu diploma. E atenção: cada curso tem a sua nota. Assim, é possível que uma mesma faculdade seja bem avaliada em um programa e receba um índice menor em outro.

Investigue a opinião de alunos

Ter contato com pessoas que já passaram pela experiência da educação a distância e podem ajudar você a avaliar o curso é muito útil. Por isso, conversar com alunos e ex-alunos da instituição pode ajudar bastante na sua decisão. Se você não conseguir fazer isso pessoalmente, esses dados podem ser pesquisados na internet.

É comum que as pessoas façam avaliação nas redes sociais da faculdade, por exemplo. Além disso, há fóruns online sobre o assunto e até mesmo sites especializados em receber reclamações. Todos eles são boas fontes de informação para você. Aproveite para saber a visão dos alunos sobre a estrutura da faculdade, o curso e o mercado de trabalho na profissão.

Fazer uma graduação a distância é um grande passo para iniciar uma carreira promissora. Mas, para isso, é preciso garantir que você esteja se matriculando em um local que ofereça boas condições. Assim, você consegue enriquecer seu currículo, construir um bom networking e aprender muito!

E então, está procurando uma instituição de qualidade? Conheça os cursos oferecidos pela UCL!