15 apps para estudar para o vestibular

 

Você sabia que é possível se preparar para os processos seletivos e testar os seus conhecimentos, utilizando o seu celular? Não faltam aplicativos, desenvolvidos para smartphones, que trazem desde funcionalidades úteis para sua organização e concentração até o aprendizado de matérias específicas, como matemática, química e gramática.

Pensando nisso, listamos 15 apps gratuitos para estudar para o vestibular que, certamente, vão ajudar nesse caminho de preparação rumo à aprovação. Acompanhe agora!

1. Meu Pomodoro

Como o nome já sugere, o Meu Pomodoro permite que você aplique a famosa técnica pomodoro nos seus estudos, ao cronometrar períodos cíclicos de 25 minutos. Assim, você aumenta o seu foco e a sua produtividade, respeitando as pausas para dar um alívio para a mente e, em seguida, retomar os estudos com concentração total.

Disponível para iOS.

2. Any.do

Ótima ferramenta para você organizar seus horários de estudo, montar listas de exercícios e planejar uma checklist dos conteúdos que você deve estudar diariamente. Organização e planejamento são palavras de ordem para alcançar bons resultados!

Disponível para iOS e Android.

3. Studos

Realize simulados de todo o país, treine a matéria na qual você tem mais dificuldade e monitore e confira os gabaritos. De quebra, analise o seu tempo de resposta em cada questão e acompanhe as estatísticas do seu desempenho.

Disponível para iOS e Android.

4. Duolingo

Aplicativo perfeito para aprender tanto o inglês quanto o espanhol. Nele, é possível assistir a aulas, realizar exercícios e treinar o vocabulário de maneira bem didática. Além de ser um ótimo app para estudar para o vestibular, você ainda aprimora suas habilidades em línguas estrangeiras.

Disponível para iOS e Android.

5. Tabela Periódica

Tenha a tabela periódica em 3D no seu celular. Assim, você vai aprender a disposição dos elementos, as categorias em que eles estão incluídos e as propriedades de cada um — dados essenciais para a resolução de fórmulas químicas. É um jeito bem mais dinâmico de aprender essa matéria, não é mesmo?

Disponível para iOS e Android.

6. Física Básica

Aprenda as fórmulas mais usadas, realize exercícios e teste seu nível de conhecimento sobre as teorias da física. Além disso, conte com ilustrações e conteúdos completos sobre óptica, mecânica e muito mais.

Disponível para iOS e Android.

7. Redação Nota 1000

Com esse aplicativo, você pode treinar temas que já apareceram em outros vestibulares. Além disso, pode ter suas redações corrigidas por professores que vão dar orientações e ajudar a turbinar a sua escrita! Toda dica é bem-vinda para tirar boas notas na redação. Afinal, ela tem um peso e tanto nos processos seletivos!

Disponível para iOS e Android.

8. Guia Prático da Nova Ortografia

Chega de dúvidas quanto ao novo acordo ortográfico. Com esse app, você vai aprender as mudanças no alfabeto, nas regras de acentuação, no uso do hífen e também na aplicação do trema. Ufa! São muitas regrinhas que precisam de atenção!

Disponível para iOS e Android.

9. Onde é isso?

Teste seus conhecimentos e desafie seus amigos em uma competição para ver quem entende mais de geografia. Uma vez aceito o desafio, ambos têm que responder a perguntas sobre países, demografias e muito mais, a fim de obter a maior pontuação. Aprendizado e diversão ao mesmo tempo!

Disponível para iOS e Android.

10. LookHistória

Aplicativo que reúne diversos períodos da história e que são temas frequentes nos vestibulares, como Antiguidade, Idade Média e Brasil Colônia. Além dos conceitos e contextos de cada período, há videoaulas exclusivas para você assimilar a matéria.

Disponível para iOS e Android.

11. Human Anatomy Atlas

Esse é um dos aplicativos para estudar biologia e aprender tudo sobre anatomia humana. São mais de 6 mil imagens 3D que mostram o funcionamento dos órgãos, o papel dos tecidos, a atuação do sistema nervoso etc.

Disponível para iOS e Android.

12. Manual de Redação

Entre os apps para estudar para o vestibular, esse não pode faltar! O Manual de Redação é um guia que descreve os diferentes tipos de escrita — narração, crônica, carta, poema, descrição, redação jornalística etc. — e como devem ser elaborados.

O guia apresenta modelos dos diferentes estilos de texto, além de um tutorial com dicas detalhadas de como redigi-los. Com toda essa ajuda, você pode treinar a escrita durante seus estudos e chegar ao dia do exame preparado para enfrentar a temida redação!

Disponível para Android.

13. AppProva

Esse é um aplicativo para vestibular que fornece um panorama do que acontece nos processos seletivos mais disputados. O app disponibiliza milhares de questões nos padrões do Enem e de grandes universidades.

Com exercícios práticos e uma interface simplificada, você testa seus conhecimentos e sua agilidade de raciocínio. Isso porque o AppProva marca quantos minutos são gastos para responder a cada questão e ainda fornece estatísticas da sua performance, em comparação com outros usuários.

Disponível para iOS e Android.

14. Chemistry Mobile Free

Com videoaulas, testes e simulação de experiências, esse aplicativo vai treinar o seu aprendizado em Química. Ele foi desenvolvido para ajudar você a calcular equações, avaliar fórmulas, conhecer todos os elementos da tabela periódica e compreender as diversas reações químicas. Para quem precisa de uma forcinha nos estudos dessa disciplina, o Chemistry é o app certo.

15. GoConqr

O app permite uma aprendizagem social, colaborativa e funcional. Mapas mentais, simulados, quizzes, flashcards, slides, biblioteca e notas digitais são alguns dos recursos que o GoConqr oferece. Com esse aplicativo para vestibular, você ainda pode se conectar com professores e outros estudantes, criar grupos de estudo e compartilhar conhecimentos.

Disponível para iOS e Android.

Aplicativos para vestibular + organização e dedicação

Claro que os apps para estudar para o vestibular são excelentes ferramentas que vão facilitar o seu aprendizado e torná-lo mais dinâmico. Você deve, no entanto, enxergar os recursos tecnológicos apenas como seus aliados, sem esquecer de que o resultado final depende do seu empenho.

Você também precisa organizar sua rotina e fazer uma boa gestão de tempo, para conseguir tirar proveito dos estudos. A combinação entre ferramentas digitais, organização pessoal e dedicação é, portanto, o segredo para se dar bem nas provas.

Então, o que você achou das nossas sugestões de aplicativos para vestibular? Aproveite esses recursos e não deixe de baixá-los em seu celular. Assim, você se mantém atualizado quanto aos diferentes conteúdos que podem cair no dia da prova e aumenta suas chances de aprovação!

Se você gostou deste post, não deixe de assinar nossa newsletter para receber no seu e-mail mais informações com dicas de estudo e carreira!