Estágio em engenharia: qual a importância para os alunos?

O estágio em engenharia é a primeira experiência do estudante no mercado de trabalho. É uma atividade obrigatória para que o aluno consiga o diploma. Muita gente fica com dúvidas em relação a essa etapa da formação universitária, pois não entende sua importância ou pensa que será muito difícil conseguir uma vaga de estágio.

É preciso entender que essa vivência será muito valiosa para o aluno, por isso a dica é aproveitá-la ao máximo para, dessa forma, dar os primeiros passos na profissão.

Para ajudá-lo a entender melhor o que caracteriza essa atividade e os benefícios que ela proporciona, preparamos este post. Continue a leitura e descubra também como uma boa faculdade pode facilitar esse processo!

O que é estágio?

O estágio é uma atividade que está regulamentada na Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, conhecida como a Lei do Estágio. É importante destacar que ele não é considerado um trabalho, pois inexiste vínculo empregatício entre o estagiário e a empresa.

De acordo com a lei, essa atividade não pode ter duração superior a 2 anos. Há limite também para a carga horária: não pode ser maior do que 6 horas diárias ou 30 horas semanais. Essas regras garantem que o estudante tenha condições de conciliar estágio e estudos com mais tranquilidade.

Para exercer essa atividade, é necessário o Termo de Compromisso de Estágio, documento que precisa ser assinado pelo estagiário, pela empresa e pela faculdade. Além disso, é obrigatório que o aluno seja supervisionado por um profissional da área e que tenha um professor-orientador que acompanhe a atividade.

Cursos superiores no formato EAD/Online também exigem dos alunos a realização do estágio supervisionado.

Por que fazer um estágio em engenharia?

Muitos alunos torcem o nariz, por conta da obrigatoriedade do estágio, deixando de considerar que a experiência pode trazer vários benefícios para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. A seguir, conheça algumas das vantagens:

Oportunidade de conhecer melhor as áreas de atuação do curso

Em qualquer curso de engenharia, há diferentes possibilidades de atuação. Então, como o aluno pode saber com qual se identifica mais? Nesse contexto, o estágio pode ajudar.

Ao vivenciar a rotina da profissão, o aluno conhece os principais desafios inerentes à carreira e tem mais base para decidir se deseja mesmo segui-la. Por isso, é interessante que o estudante realize, se possível, mais de um estágio durante a graduação para conhecer áreas variadas.

Aplicação prática dos conceitos aprendidos

As aulas da faculdade são fundamentais para que o aluno tenha uma boa formação, mas é no estágio em engenharia que ele poderá colocar em prática todos esses conceitos, aprendendo diretamente com quem já trabalha na área.

Valorização do currículo

Estagiar é uma vivência importante, pois o estudante começa a se preparar, de fato, para o mercado de trabalho. Não é à toa que ter estagiado conta pontos no currículo, já que os recrutadores querem alguém que já tenha alguma experiência, mesmo que na condição de recém-formado.

Em tempos de alta concorrência, é sempre bom conseguir se diferenciar dos outros candidatos para conseguir as melhores vagas.

Possibilidade de networking

Realizar essa atividade pode trazer alguns ganhos que muitos estudantes nem imaginam: possibilidade de construir o network, a rede de contatos profissionais. Você passa a ter contato com quem já atua na área, troca experiência, conhecimento e pode até mesmo ser lembrado, caso surja uma vaga de emprego.

Chance de ser efetivado

Talvez uma das grandes vantagens do estágio em engenharia para aqueles alunos que realmente se dedicam é ter seu esforço reconhecido pela empresa. Muitos conseguem ser efetivados e saem da faculdade já com um emprego.

Como conseguir o primeiro estágio?

Como conseguir um bom estágio, se o aluno ainda não tem nenhum contato profissional? Confira as dicas abaixo e comece a se preparar ainda no primeiro ano da faculdade:

Capriche no currículo

A empresa não conhece você e vai se basear em seu primeiro currículo para chamá-lo para um processo de seleção de estágio. Desse modo, capriche na hora de elaborar esse documento: coloque todas as informações sobre sua graduação, cursos realizados, suas habilidades e interesses profissionais. Cuidado para não cometer erros de português e perder pontos com o recrutador.

Invista no aprendizado de uma língua estrangeira

Aproveite o período da faculdade para estudar um segundo idioma. Na internet ou por meio de aplicativos, você consegue acompanhar alguns cursos de forma gratuita. Assistir a séries e filmes com legenda em inglês ou ouvir músicas estrangeiras acompanhando a letra também pode ajudar.

Adquira conhecimento avançado no pacote Office

Estude bastante sobre esses programas para sair do conhecimento básico e, assim, conseguir impressionar o recrutador.

Conheça os softwares necessários para sua área

Fique atento às tecnologias relativas a seu segmento. Conheça as novidades, estude os programas, suas funcionalidades e saia na frente.

Prepare-se para a entrevista de estágio

Faça uma pesquisa sobre a empresa, escolha uma roupa adequada, preste atenção à sua postura e seja honesto na hora de responder às perguntas.

Como a universidade pode ajudar nesse processo?

Quando você escolhe uma instituição de ensino superior de qualidade, que se preocupa com o aluno — como a UCL —, você fica mais amparado no momento de procurar o estágio. A faculdade conta, por exemplo, com uma central que divulga as vagas, para que você não perca nenhuma oportunidade.

Além disso, a UCL garante uma boa formação prática dos seus alunos, pois conta com laboratórios bem equipados. Assim, eles chegam para o estágio mais preparados e conseguem demonstrar que estão prontos para entrar no mercado de trabalho.

Viu só como o estágio em engenharia é uma etapa que pode ajudar bastante na sua formação? Essa é uma vivência essencial para o aluno conhecer o dia a dia da carreira e colocar em prática tudo o que foi aprendido durante as aulas. Para você não ter dificuldade em realizar essa atividade obrigatória, escolha uma instituição de ensino como a UCL, que dá total apoio ao aluno nesse momento.

Gostou das nossas dicas sobre vida universitária e preparação para a carreira? Quer ficar por dentro de outros posts como este? Então siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube e Twitter e não perca nenhum post!