Está com a carreira estagnada? Veja por que uma pós-graduação é a saída

 

Você está com a carreira estagnada? Quando isso acontece, o profissional pode sentir-se desmotivado e observar que seu trabalho já não é satisfatório. A inatividade na carreira é capaz de trazer altos níveis de mal-estar psicológico e pode até mesmo levar ao desenvolvimento de doenças, como transtorno de ansiedade e depressão. Essa é uma situação que precisa ser revertida.

Se você deseja acabar com a inércia, mas não sabe como, apresentamos neste artigo a saída: fazer uma pós-graduação. Continue lendo e veja de que maneira o curso pode dar um novo rumo a uma carreira estagnada.

O que é uma carreira estagnada?

Antes de concluir que sua carreira está parada é preciso refletir sobre ela. Estar há muito tempo na mesma empresa e na mesma função não quer necessariamente dizer que você é um profissional que está passando por uma estagnação.

Se o seu trabalho ainda apresenta a você desafios e traz motivação, se você está satisfeito com a função que exerce, com o salário que recebe e com a empresa na qual trabalha, pode concluir que sua profissão vai bem, independentemente do tempo em que está exercendo o mesmo cargo.

Para refletir sobre sua carreira, é preciso pensar sobre os seguintes aspectos:

  • Você sente que tem potencialidades para oferecer mais no trabalho, mas não tem oportunidade?

  • Você tem vontade de enfrentar novos desafios?

  • Você gostaria de exercer outro cargo?

  • A rotina no trabalho é desgastante para você?

  • Você se sente desmotivado?

  • Você almeja uma promoção ou um salário maior?

Se as suas respostas forem sim, você pode concluir que sua carreira está realmente estagnada. E você não deve se contentar com essa situação.

Há variadas formas de vencer esse problema. A saída que apontamos neste artigo é reciclar os seus conhecimentos e habilidades a partir de uma pós-graduação.

Por que investir em uma pós-graduação?

Veja os benefícios que esse investimento pode trazer para você.

Dar um novo rumo à carreira

Para sair da estagnação não é preciso mudar de profissão. Você pode dar um passo adiante dentro da mesma carreira. Para isso, é recomendável ir em busca de novos conhecimentos, que poderão habilitá-lo a desempenhar novas funções.

Um profissional graduado pode conseguir esse avanço fazendo uma pós-graduação, desenvolvendo habilidades em alguma outra função dentro da sua área de formação. Dessa forma, ele poderá exercer atividades que, sem a especialização dada pela pós-graduação, não teria habilitação e competência necessárias.

Fazer networking

O networking é importante para quem deseja dar um novo rumo à carreira. Fazendo uma pós-graduação, você vai conhecer pessoas que têm objetivos similares, como seus colegas de curso, e também profissionais já renomados na área, os professores. Ter contato com pessoas da mesma área pode ajudá-lo a ter informações sobre a carreira e a encontrar novas oportunidades.

Ser bem-visto pelo mercado

Ter qualificação é muito importante para se destacar em meio aos demais profissionais. A graduação já não é uma qualificação suficiente, em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. A pós-graduação traz um diferencial que fará com que você seja bem-visto pelo mercado, tanto por ter mais qualificação, quanto por mostrar-se como um profissional que está sempre em busca de reciclar seus conhecimentos.

Tornar-se um profissional especializado

O profissional que sabe um pouco sobre tudo já não é tão eficaz no cenário atual. O mercado tem necessidade de especialistas. Muitas vezes o colaborador fica desmotivado por sentir que não progride na empresa em que está, mas não reflete sobre o fato de que não tem a especialização necessária para alcançar uma promoção. A especialização é a maneira de ser reconhecido como apto a dar um passo maior na carreira.

Como escolher a pós-graduação ideal?

Reflita sobre seus objetivos

Que rumo você deseja dar à sua carreira? Pense nas possibilidades de avanço que você tem, de acordo com a profissão que exerce, e reflita se no seu caso o melhor é se aprofundar em algo ou ter uma visão mais geral sobre a sua área.

É preciso avaliar bem a própria carreira, o rumo que deseja tomar e quais as possibilidades, para que a pós-graduação não seja um investimento de tempo e dinheiro que não traga resultado algum. Qualifique-se de acordo com o seu objetivo.

Escolha o tipo de curso

Há dois tipos de pós-graduação: lato sensu e stricto sensu.

A pós-graduação lato sensu compreende os cursos de especialização em geral e os de MBA (Master Business Administration), que são cursos de especialização na área de administração. É ideal para quem deseja especializar-se em um assunto ou obter rapidamente uma habilidade específica.

A pós-graduação stricto sensu compreende os cursos de Mestrado e Doutorado. São cursos mais longos e voltados para a pesquisa, ideais para quem deseja um conhecimento mais teórico e aprofundado dentro de sua área.

Pense de que forma cada tipo de curso pode ajudá-lo na prática, quais os avanços que cada um deles poderia trazer para sua carreira e escolha o mais adequado para o seu caso.

Escolha a instituição de ensino

Não basta escolher adequadamente o tipo de curso. É preciso procurar uma boa instituição de ensino, que traga conhecimento real, ou você terá uma certificação ou diploma, mas não a competência necessária para destacar-se em sua profissão.

É importante, antes de qualquer coisa, procurar uma instituição credenciada pelo MEC e cujos cursos sejam cadastrados. Você pode ver a relação no site do MEC.

Depois disso, vá em busca daquela que realmente poderá agregar valor ao seu conhecimento. Vale informar-se com pessoas que já estudaram na instituição de seu interesse ou pesquisar informações sobre ela na internet. Não arrisque — escolha uma que tenha avaliações positivas.

Trabalho não deve ser apenas uma forma de ganhar a vida; é preciso que ele seja motivador e traga satisfação pessoal. Por isso, se está insatisfeito, não hesite em procurar novos rumos. Reflita sobre os pontos destacados neste post e identifique se essa é uma necessidade para você.

Agora que você já sabe como a pós-graduação pode ajudá-lo a sair de uma carreira estagnada, entre em contato conosco! A UCL oferece vários cursos de pós-graduação e um deles pode ser o mais adequado para você!