Escolha bem! Descubra as diferenças entre MBA e pós-graduação

Independentemente de sua área de atuação, a dica para crescer na profissão é continuar estudando. O mercado é dinâmico, a concorrência é alta e você precisa se destacar. Muitos profissionais já encontraram a carreira ideal, porém não sabem que rumo seguir para ascender ainda mais: afinal, qual a diferença entre MBA e pós? Qual curso é o mais indicado?

Essas dúvidas são muito comuns e, se você também precisa de mais informações sobre essa questão, vai gostar do post que preparamos para você. Continue a leitura e veja como funciona a pós-graduação, a definição de MBA, os benefícios de não parar de estudar e como escolher o melhor curso!

Como funciona a pós-graduação?

A pós-graduação é uma etapa do aprendizado que, como o próprio nome indica, vem depois da graduação. O objetivo é que o aluno aprimore seus conhecimentos em determinada área, adquirindo, assim, competências específicas que vão fazer a diferença no mercado de trabalho.

Existem duas modalidades de pós-graduação voltadas para diferentes perfis de aluno. Acompanhe abaixo!

Lato sensu

É um aprendizado mais direcionado para o mercado de trabalho. Lato sensu é um termo em latim que significa “em sentido amplo”. Dessa maneira, é uma formação voltada para aqueles candidatos que já trabalham e querem se aperfeiçoar em determinado segmento.

São cursos que mesclam disciplinas teóricas e práticas e têm carga horária mínima de 360 horas, ou seja, duram entre 18 meses a 2 anos.

Nesse tipo de formação está a especialização, que vai aprofundar o conhecimento e habilidades técnicas do candidato em uma área específica. Existem especializações voltadas para cursos de exatas, humanas e biológicas e esse título é importante pois traz um diferencial competitivo ao candidato.

Geralmente, a forma de ingresso para esse tipo de pós é simplificada — as instituições de ensino fazem uma análise do currículo do profissional e também uma entrevista. 

Stricto sensu

Existe ainda a pós-graduação stricto sensu, termo em latim que significa “em sentido restrito”. São cursos que apresentam um conhecimento bastante específico e voltado para uma determinada linha de pesquisa. Assim, é uma formação que proporciona um aprendizado teórico e científico.

Esse tipo de pós é voltado para quem quer atuar em ambiente acadêmico, como professor ou pesquisador universitário. Para ingressar nesses cursos o candidato precisa apresentar um projeto de pesquisa, fazer uma prova e ainda ter proficiência em um segundo idioma.

Ao ser aprovado, ele precisa cumprir créditos obrigatórios das aulas, fazer muitas pesquisas e ainda participar dos eventos acadêmicos de sua área.

Essa formação pode ser de três tipos:

  • mestrado acadêmico — tem duração média de 2 anos e é voltado para o aprofundamento de um tema, bem como sua reflexão teórica. No final do curso é necessário apresentar uma dissertação, que será avaliada por uma banca;

  • mestrado profissional — é mais direcionado para quem pretende atuar no mercado de trabalho, mas também pode ser indicado para quem quer se tornar professor universitário. Tem duração média de 2 anos e seu objetivo é o aprofundamento em conhecimentos científicos ou tecnológicos de um determinado campo;

  • doutorado — quem termina o mestrado pode fazer o doutorado, que dura, em média, 4 anos. É uma formação altamente teórica e científica, direcionada para quem quer seguir a trajetória acadêmica. Exige dedicação integral e, ao final, é necessário apresentar uma tese, ou seja, um trabalho científico inédito, que deve ser avaliado e aprovado por uma banca examinadora para que o aluno conquiste o título de doutor.

O que é um MBA?

Mas qual a diferença entre MBA e pós? Saiba que o MBA, sigla para Master in Business Administration (Mestre em Administração e Negócios), é um tipo de pós-graduação lato sensu. Apesar de ter “Master” no nome não é um curso de mestrado — seu certificado tem o mesmo valor de uma especialização.

A diferença está em seu direcionamento: as disciplinas (teóricas e práticas) são voltadas para gestão e liderança de negócios. Desse modo, é a formação ideal para candidatos que querem trabalhar com gerenciamento de projetos, empreendedorismo ou gestão de equipes.

Muitos profissionais acham que o curso de MBA é indicado somente para quem é da área de Administração. Mas esse é um grande erro, já que essa formação está presente em diferentes áreas.

Quais os benefícios de continuar estudando?

Agora que você já sabe a diferença entre MBA e pós deve estar curioso para conhecer as vantagens de continuar os estudos após a graduação. Veja abaixo:

  • valorização do currículo — com um certificado de pós-graduação, seu currículo será valorizado e você vai ser bem visto no mercado. Assim, poderá concorrer a vagas de emprego mais vantajosas (cargos e salários melhores). Se sonha com um cargo público, saiba que ter uma especialização ou MBA conta pontos na prova;

  • possibilidade de assumir cargos de gestão — se você optar por um curso de MBA pode concorrer a vagas voltadas para a gestão de projetos ou equipes. Ter esse certificado também vai ajudar a conseguir uma promoção no trabalho;

  • networking — interagir com outros colegas e professores na pós vai aumentar sua rede de contato profissional, o que vai propiciar a troca de experiência e pode render boas indicações para entrevistas de emprego ou até mesmo parcerias de negócio.

O que considerar ao escolher uma pós?

A diferença entre MBA e pós, como a especialização, está no enfoque do curso. Então, para você escolher a melhor formação é importante analisar suas expectativas de carreira e outros pontos. Veja a seguir.

Rotina

Analise sua rotina e veja quanto tempo você pode dedicar a um curso de pós-graduação. A modalidade stricto sensu, por exemplo, vai exigir um comprometimento maior. Já a lato sensu é mais flexível e, geralmente, as aulas são semanais ou quinzenais, às sextas-feiras ou sábados.

Pré-requisitos

Outro ponto importante é saber se você cumpre os pré-requisitos exigidos para o ingresso no curso. Em caso de dúvida, entre em contato com a instituição de ensino e descubra se você está apto ou não a participar do processo seletivo.

Áreas de interesses

Por fim, avalie quais são seus interesses profissionais. Se você sonha em assumir posições ligadas à gestão, certamente vai se realizar com um curso de MBA. Já se almeja dar aulas em universidades, o melhor caminho é o mestrado.

Se você quer subir mais um degrau em sua carreira, analise as opções e não pare de estudar. Avalie a diferença entre MBA e pós e invista em um curso que vai atender às suas expectativas profissionais. Escolha também uma instituição de ensino superior de qualidade para obter a melhor formação.

Gostou das nossas dicas para seu crescimento profissional? Acompanhe outros posts como este — é só assinar a nossa newsletter!