Engenharia integrada de projetos: conheça essa pós-graduação!

Com a globalização, a necessidade de eficiência nos processos e a concorrência acirrada no mercado, as empresas buscam profissionais completos, que tenham uma visão sistêmica — ou seja, que estão preparados para atuar em várias frentes almejando os bons resultados de um negócio.

Nesse sentido, é imprescindível ter uma qualificação como a pós-graduação em Engenharia Integrada de Projetos, uma formação com caráter multidisciplinar.

Quer conhecer mais detalhes desse curso e entender por que uma especialização é tão importante para os profissionais da Engenharia? Então, continue por aqui e descubra como escolher a melhor instituição de ensino para que sua carreira dê um salto!

O que é a pós em Engenharia Integrada de Projetos?

É uma especialização que dura 18 meses e atende uma forte demanda do mercado: formar profissionais com os conhecimentos e habilidades para atuar no desenvolvimento de projetos industriais relacionados aos segmentos Civil, Elétrico e Mecânico

Dessa maneira, é um conteúdo programático formatado de maneira multidisciplinar, integrando as competências de cada uma dessas especialidades. Nesse curso, o aluno estará apto a trabalhar com a otimização de processos a fim de melhorar a qualidade e a produtividade nas indústrias, pois é uma formação que aborda:

  • técnicas e tendências em gestão de projetos industriais;
  • gestão de produção;
  • controle de qualidade;
  • controle de documentação técnica;
  • leitura de desenhos de engenharia.
  • administração de contratos de engenharia;
  • gestão de pessoas;
  • liderança e formação de equipe de projetos;
  • questões legislativas, normativas e de responsabilidade profissional;
  • temas de segurança do trabalho, meio ambiente e sustentabilidade;
  • engenharia orçamentária;
  • técnicas e tendências em marketing para engenharia;
  • elaboração de propostas técnicas e comerciais;
  • viabilidade econômica de projetos.

O profissional especializado em Engenharia Integrada de Projetos encontra um mercado de trabalho promissor em diferentes setores industriais, já que a especialização traz disciplinas de processos industriais nas áreas de siderurgia, mineração, celulose, óleo e gás, bem como de geração e distribuição de energia.

Para quais profissionais essa formação é direcionada?

A pós-graduação em Engenharia Integrada de Projetos é direcionada aos profissionais de Engenharia e Arquitetura, que já trabalham ou têm a intenção de atuar na área de desenvolvimento e gestão de projetos industriais — especialmente nos setores de Engenharia Civil, Elétrica e Mecânica.

O profissional que tem esse curso de especialização no currículo pode assumir cargos técnicos e de gestão no segmento de projetos industriais e também na cadeia produtiva de fornecedores de bens e serviços.

Por que o engenheiro precisa fazer uma pós-graduação?

A especialização ou MBA deve fazer parte do plano de carreira dos engenheiros para que eles possam adquirir um diferencial competitivo no mercado. Confira a seguir as vantagens de fazer uma pós-graduação em Engenharia!

Valorização da carreira

Os recrutadores recebem uma quantidade enorme de currículos para uma só vaga, por isso, selecionam somente aqueles com melhor qualificação. Desse modo, foi-se o tempo em que apenas a graduação bastava para conseguir as melhores oportunidades: é necessária a capacitação constante, principalmente com a realização de cursos de pós-graduação.

Essa é, portanto, uma maneira de ascender na carreira, já que o profissional se torna especialista em um determinado segmento e passa a ganhar um reconhecimento maior no mercado.

Melhores salários

Ter o certificado de pós-graduação é também o melhor caminho para o profissional aumentar sua renda.

Segundo dados de uma pesquisa da Catho Educação, as empresas buscam profissionais mais completos e, por isso, pagam mais para aqueles que investiram em uma qualificação além da faculdade. Segundo os estudos realizados, profissionais graduados, como os engenheiros, podem ter um salário 47,5% maior quando têm uma especialização ou MBA.

Realização de networking

Fazer um curso de qualificação, como a especialização e o MBA, é uma maneira de expandir a rede de contatos profissionais. Isso porque o aluno tem contato com outros colegas de profissão e com os docentes que, geralmente, atuam paralelamente na área do curso em questão.

Assim, as aulas se tornam uma oportunidade para fazer networking, ou seja, trocar experiência e conhecimentos, fazer conexões e ficar por dentro das principais tendências do mercado. Sem contar que esses contatos são interessantes também para ficar informado sobre as vagas de emprego que surgem na área!

Possibilidade de ser promovido

Quem quer subir de cargo na empresa onde trabalha também vai se beneficiar ao fazer a pós-graduação. Ao adquirir mais conhecimentos e habilidades, o profissional se mantém atualizado e pode agregar mais valor à empresa. Com isso, tem mais chances de conseguir uma promoção e ser mais valorizado em seu emprego.

Atualização profissional

Por fim, é importante ter em mente que as empresas precisam inovar para despontarem do mercado. Nesse contexto, vão contratar os profissionais que estão por dentro das tendências — principalmente as tecnológicas — de sua área a fim de que possam fazer a diferença nos resultados da organização.

Para se manter atualizado em seu campo profissional, uma das dicas é justamente buscar um curso de especialização, como o de Engenharia Integrada de Projetos.

Como escolher a instituição certa para se especializar?

Se você ficou interessado nessa pós-graduação, precisa escolher uma instituição de ensino de referência para, dessa forma, fazer um curso de qualidade. Mas o que avaliar nessa hora?

Em primeiro lugar, é obrigatório que a instituição de ensino tenha autorização do Ministério da Educação (MEC) para funcionar e ofertar o curso em questão. É necessário que os professores tenham experiência acadêmica e profissional e que a matriz curricular seja atualizada e voltada para as disciplinas mais práticas.

Além disso, verifique a infraestrutura do local, como salas de aula, laboratórios, equipamentos tecnológicos e bibliotecas. Assim, você sabe que terá o suporte necessário para ter uma formação completa.

Na UCL, por exemplo, os cursos de pós-graduação em Engenharia são reconhecidos pela qualidade, pois oferecem um conteúdo que envolve aulas teóricas, práticas, seminários, mesas redondas, além de visitas técnicas a indústrias e laboratórios.

Agora você já sabe como pode alavancar sua vida profissional com a pós em Engenharia Integrada de Projetos. Escolha uma instituição de ensino de qualidade e comece a investir em sua carreira em uma área que é tendência!

Quer conhecer mais detalhes dessa e de outras especializações oferecidas pela UCL? Entre em contato com nossa equipe e descubra todos os diferenciais das nossas formações!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"