Engenharia EAD: é possível estudar Engenharia dessa forma?

O mercado de trabalho está sempre de portas abertas para os engenheiros. Assim, a Engenharia é a área ideal para quem quer trabalhar com números e cálculos e busca uma carreira em ascensão. Se você sonha com essa profissão, mas não consegue organizar seu tempo e orçamento para fazer o curso superior, precisa conhecer a Engenharia EAD/Online.

Isso mesmo! Apesar de ser um curso da área de exatas com muitas práticas em laboratório, algumas áreas da Engenharia já são ofertadas na modalidade ensino a distância.

Essa é a proposta da UCL, instituição de ensino superior que passou a oferecer 4 cursos de Engenharia nesse formato. Acompanhe nosso post, conheça essas carreiras, a metodologia EAD/Online utilizada e todas as vantagens de estudar online!

4 cursos de Engenharia EAD/Online

O engenheiro tem um pensamento analítico, faz planejamentos, trabalha em equipe e está disposto a enfrentar desafios. Além disso, é um profissional que precisa estar sempre atualizado com as últimas tendências de sua área, principalmente tecnológicas.

Você se encaixa nesse perfil e quer fazer essa graduação, mas não consegue comparecer diariamente à faculdade? Então considere estudar na modalidade ensino a distância (EAD/Online).

A UCL oferece 4 cursos de Engenharia nesse formato. Nessa proposta, 70% da graduação é online e 30% presencial, com encontros semanais ou quinzenais aos sábados para avaliações, atividades teóricas e práticas de laboratórios.

Acompanhe a seguir as características de cada curso:

1. Engenharia Civil

O campo de trabalho para o engenheiro civil é bastante abrangente, pois ele pode coordenar e acompanhar todas as etapas de uma construção ou reforma de diferentes empreendimentos, como casas, prédios, estradas, pontes, viadutos e barragens.

O profissional pode atuar no projeto, análise de solo, especificações de instalações elétricas e hidráulicas, definição dos materiais que serão utilizados nas obras, entre outras funções. Cabe a ele gerenciar as equipes de trabalho e fazer todo o planejamento que equilibre prazo e orçamento, sem deixar de seguir padrões de qualidade e segurança.

Pode ainda trabalhar com perícias, transportes, gerenciamento de recursos prediais ou prestar consultoria em diferentes áreas. No setor de saneamento, por exemplo, o engenheiro civil projeta e constrói estações de tratamento e redes de captação e distribuição de água e esgoto.

A graduação em Engenharia Civil EAD/Online tem duração de 5 anos e, nos primeiros semestres, o aluno tem disciplinas mais gerais, como Física, Cálculo e Matemática. Ao longo do curso, o conteúdo se torna mais específico, com aulas direcionadas para projetos, desenho técnico, materiais, hidráulica, estruturas, mecânica dos solos, entre outras.

Ao final, o aluno deve fazer o estágio supervisionado, etapa para aprender com outros profissionais, ficar por dentro da rotina dessa carreira e conhecer as possibilidades de atuação profissional.

2. Engenharia de Produção

O engenheiro de produção pode trabalhar em empresas e indústrias de portes variados e seus conhecimentos vão permitir a otimização dos processos produtivos sem aumento dos custos. É um profissional com uma formação multidisciplinar, que inclui, além do conhecimento técnico, noções comerciais, de administração, economia, logística, gestão financeira e de recursos humanos.

Assim, é figura-chave para empresas que precisam melhorar seus resultados, já que ele faz um planejamento sobre as necessidades da organização para implementar mudanças em sua estrutura, nos processos de produção, escolha de matérias-primas, armazenagem, distribuição e também nas atividades dos colaboradores. Pode ainda fazer um acompanhamento do controle de qualidade de produtos ou serviços.

A graduação em Engenharia de Produção EAD/Online dura 5 anos e, além das disciplinas mais gerais comuns a todas as Engenharias, o aluno recebe um conteúdo voltado também para:

  • administração;

  • gestão financeira;

  • economia;

  • logística;

  • gestão de qualidade;

  • processos gerenciais.

O objetivo é formar um profissional que tenha uma visão sistêmica da organização e que consiga pensar em estratégias para sistemas produtivos mais eficientes, ou seja, que unam o aumento da produtividade e redução de custos.

Para receber o diploma, é obrigatório realizar o estágio ao final do curso.

3. Engenharia Química

É uma carreira voltada para o desenvolvimento de produtos e processos da indústria. O profissional pode atuar desde a extração da matéria-prima com o mínimo impacto ambiental até sua transformação em produtos por meio de processos químicos.

Dessa maneira, é bastante requisitado para indústrias de alimentos, farmacêuticas, cosméticas, de papel e celulose, petróleo, de tinta, entre outras. Seu campo de atuação é vasto, pois pode trabalhar com:

  • estudo de viabilidade técnica e econômica para o desenvolvimento de novos produtos;

  • projeto e gerenciamento de instalações de indústrias da área química;

  • definição de normas para manipulação e descarte de produtos químicos;

  • análise de impacto ambiental;

  • desenvolvimento de tecnologias limpas nos processos industriais;

  • tratamento de resíduos para a indústria;

  • controle de qualidade de produtos;

  • perícias, avaliações e emissões de laudos técnicos referentes à produção industrial.

O bacharelado em Engenharia Química EAD/Online dura 5 anos e, nos primeiros semestres, a grade curricular é mais generalista, com disciplinas como Física, Química, Matemática e Cálculo. Ao longo do curso, o conteúdo se torna mais prático e específico, com aulas práticas em laboratório — como Bioquímica, Química Analítica e Termodinâmica — que preparam para a vida profissional. Assim como ocorre nas outras Engenharias, é obrigatória a realização do estágio.

Engenharia Mecânica

A Engenharia Mecânica EAD/Online é uma área que trabalha com a física e ciência dos materiais. Assim, quem possui o diploma desse curso superior tem várias oportunidades profissionais, pois pode atuar no planejamento, projeto, fabricação e manutenção de máquinas, equipamentos, ferramentas, instalações industriais, estruturas mecânicas e meios de transporte.

O profissional é bastante requisitado em diferentes segmentos da indústria, mas também é contratado por empresas que prestam serviços de projetos e consultoria. Pode atuar com:

  • instalação e manutenção de máquinas e equipamentos, como turbinas, bombas, caldeiras e válvulas;

  • desenvolvimento de equipamentos, veículos, ferramentas, dispositivos e catálogos técnicos;

  • monitoramento de processos térmicos e hidráulicos de equipamentos industriais;

  • projeto de fábricas e usinas;

  • controle de qualidade;

  • pesquisa e desenvolvimento de protótipos e produtos;

  • realização de pesquisas na área da Engenharia Mecânica.

A graduação de Engenharia Mecânica EAD/Online tem duração de 5 anos e, assim como nos cursos que citamos anteriormente, nos primeiros semestres o aluno tem disciplinas como Matemática, Física e Cálculo.

Ao longo do curso, o conteúdo é mais direcionado para sistemas mecânicos, com aulas sobre Resistência de Materiais, Processos de Fabricação, Eletrotécnica, Sistemas Hidráulicos, Automação Industrial, Tecnologia Mecânica, entre outras.

Para a obtenção do diploma, o aluno precisa realizar o estágio ao final do curso.

Metodologia EAD/Online aplicada na UCL

Muita gente quer se qualificar e obter o diploma de curso superior, mas não consegue fazer a faculdade por vários motivos: trabalho em tempo integral, dificuldades de orçamento ou outras razões que impedem o deslocamento diário até a instituição de ensino.

No entanto, com a possibilidade do EAD/Online — modalidade que se populariza a cada ano no Brasil com a oferta dos mais variados cursos — não há motivos para deixar de fazer uma graduação.

E se você quer fazer a faculdade de Engenharia, saiba que essa área também é oferecida no formato a distância. E nesse ponto temos que destacar o pioneirismo da UCL, a primeira faculdade do Espírito Santo com o curso de Engenharia Mecânica EAD/Online é a primeira do Brasil a oferecer a Engenharia Química nessa modalidade.

É preciso salientar que a qualidade dos cursos é a mesma das versões presenciais, o que muda é a forma de aprendizagem e apresentação do conteúdo. Confira abaixo como é a metodologia EAD/Online da UCL:

Plataforma Virtual

As pessoas têm desconfiança com a metodologia EAD/Online porque criam a falsa ideia de que ficarão perdidas com as disciplinas e atividades. Saiba que esse tipo de curso é muito bem estruturado em uma plataforma virtual intuitiva, ou seja, desenvolvida para que o aluno navegue sem problemas.

A plataforma utilizada pela UCL é chamada de ESO, a mesma utilizada pela Universidade de Harvard e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). É, portanto, um meio de comprovada qualidade e com os melhores recursos para a realização de um curso superior.

Nela, o aluno tem disponível grande parte do conteúdo do curso, o qual pode acompanhar nos locais e horários mais convenientes, o que facilita sua vida.

Em caso de dúvidas, o estudante conta com tutores online. Pode ainda conversar com professores e colegas nos mais variados canais de comunicação.

Outra vantagem da interface ESO são as ferramentas síncronas, que permitem interação em tempo real com professores e colegas por videoconferências e outros meios, e assíncronas, por chats e fóruns de discussão.

Com isso, o aluno conta com um suporte tecnológico de alta qualidade para acompanhar as disciplinas, mas não está sozinho, pois pode se comunicar com o corpo docente e sua turma.

Vestibular

O ingresso para os cursos de Engenharia EAD/Online da UCL ocorre da mesma forma que os tradicionais — o aluno precisa ser aprovado em processo seletivo ou pode utilizar a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Provas

Apesar de o aluno acompanhar o curso a distância, as provas são realizadas presencialmente nos encontros semanais ou quinzenais, dependendo do curso.

Essas avaliações vão compor as notas totais das disciplinas. Dessa maneira, o aluno precisa se dedicar, montar um plano de estudos para acompanhar o conteúdo e se sair bem nas provas.

Aulas teóricas e práticas

As Engenharias na modalidade EAD/Online da UCL têm 30% de seu conteúdo presencial — voltados para as provas, atividades teóricas e práticas. Para isso, os alunos devem se dirigir ao campus, geralmente aos sábados. Os encontros são semanais ou quinzenais, de acordo com o planejamento de cada curso.

Isso é muito importante para as aulas de laboratório, que fazem parte da grade curricular dos cursos de Engenharia. Dessa maneira, os alunos conseguem adquirir as habilidades práticas como se estivessem em uma graduação tradicional.

Corpo Docente

Não é porque o curso é oferecido a distância que não há coordenadores e professores de cada disciplina. O corpo docente das graduações de Engenharia EAD/Online é o mesmo dos cursos tradicionais, assim como a grade curricular e tempo de curso (10 semestres).

Em resumo, a qualidade do curso superior presencial ou no formato online é exatamente igual. Dessa forma, se você quer estudar com esse método inovador, vá em frente!

Os alunos convivem com os professores nos encontros presenciais ou podem interagir em tempo real pelas ferramentas online. Por isso, esqueça a ideia de que estará estudando sozinho: é claro que há uma autonomia maior do aluno, que dita seu próprio ritmo de estudo, porém isso não quer dizer que o seu desempenho não seja monitorado pelos professores.

Acervo da biblioteca

Ao estudar Engenharia EAD/Online, você pode utilizar o acervo físico da biblioteca da UCL. Mas não é só: há ainda a bibliografia utilizada no curso, que fica disponível no formato digital, ou seja, pode ser consultada onde e quando o aluno precisar.

Bolsa

Os cursos de Engenharia EAD/Online da UCL já apresentam uma mensalidade bastante reduzida em comparação com os cursos tradicionais. Até o momento, essas graduações ainda não estão incluídas em programas de bolsa do governo. O que existe é a possibilidade de programas de bolsas aplicados pela própria UCL, como monitorias e iniciação científica.

Estágio

Os cursos de Engenharia EAD/Online têm a obrigatoriedade do estágio e ele deve ser realizado normalmente — o aluno tem o dever de se deslocar até o local onde essa prática supervisionada será realizada da mesma forma que os alunos dos cursos presenciais.

Vantagens de estudar a distância

Vivemos na era digital — é só olharmos para o lado e, certamente, alguém estará conectado ao smartphone para trabalhar, descontrair, fazer uma compra ou transação bancária. Por que então não aproveitar as facilidades dessa inovação também para a área da educação?

A rotina das pessoas é cada vez mais corrida e ninguém quer perder tempo! Por outro lado, o mercado de trabalho exige um profissional qualificado e, por isso, o diploma de ensino superior é indispensável. Para suprir essa necessidade, há a opção das graduações EAD/Online, inclusive para algumas Engenharias.

Assim, quem escolhe essa modalidade pode se qualificar com um curso de qualidade sem precisar modificar sua agenda de trabalho ou estilo de vida. Se você ainda tem dúvidas, veja a seguir todos os benefícios de estudar a distância:

Flexibilidade para estudar

A flexibilidade é um dos grandes diferenciais desse formato de aprendizado. Como todo o conteúdo fica disponível online, o estudante só precisa de um dispositivo conectado à internet. Pode ser um notebook, tablet ou até mesmo o smartphone.

Desse modo, você pode estudar quando e onde quiser. Se trabalha o dia todo e só tem o período noturno para assistir às aulas não tem problema. É o aluno quem conduz seus estudos e escolhe o melhor horário e local para isso — sua própria casa, na biblioteca ou até no trabalho, no intervalo para o horário do almoço, por exemplo.

Caso surja algum imprevisto, você pode se reorganizar em outro momento para acompanhar as disciplinas.

Essa versatilidade ajuda muito quem não tem tempo para se deslocar até a instituição de ensino ou ainda o profissional que viaja muito a trabalho e não tem uma rotina regular. Assim, todos têm a oportunidade de fazer um curso superior, independentemente da rotina e dos compromissos.

Apesar dessas facilidades para seguir o curso, é muito importante ser organizado, pois é uma graduação como qualquer outra, ou seja, a dedicação do aluno é fundamental. A dica é não deixar os conteúdos se acumularem e ter o hábito de tirar todas as dúvidas com os professores.

Mensalidades mais acessíveis

Geralmente as mensalidades dos cursos a distância são mais baixas do que os cursos presenciais. Na UCL, por exemplo, a Engenharia EAD/Online custa, em média, 50% do valor da modalidade tradicional.

Para muita gente que está adiando o sonho de fazer um curso superior, essa é uma vantagem e tanto. Sem contar que, ao escolher um curso nesse formato, o aluno pode continuar trabalhando e assim tem uma renda certa para custear os estudos.

A economia não para por aí: como não há a necessidade de se deslocar de segunda a sexta-feira até a instituição de ensino, você economiza com o transporte, ou seja, com passagens de ônibus ou combustível.

Economia de tempo

As pessoas têm uma rotina agitada e estão sempre correndo para conseguir dar conta de todos os compromissos. Com a modalidade a distância, você ganha tempo, pois pode estudar diretamente no seu notebook de onde estiver. Assim, não gasta horas de transporte diariamente para chegar na faculdade e assistir às aulas.

Validade do diploma

Cursos superiores na modalidade EAD/Online ainda deixam muitas pessoas desconfiadas e um dos pontos que gera dúvidas é quanto à validade do diploma. Saiba que o documento que comprova a conclusão da graduação a distância é exatamente o mesmo do presencial.

É importante esclarecer que, para oferecer qualquer tipo de curso superior (presencial ou a distância), a instituição de ensino e a graduação em questão devem ser aprovadas em avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC). São indicadores que avaliam a infraestrutura, projeto pedagógico, corpo docente e desempenho dos alunos.

Dessa maneira, quando a faculdade e o curso superior têm autorização do MEC para funcionar, automaticamente seu diploma tem o reconhecimento desse órgão.

Saiba ainda que nesse documento não consta a modalidade de ensino, pois isso é um fator indiferente. O que importa é que o estudante finalizou a graduação, ou seja, cumpriu todas as exigências acadêmicas.

Até mesmo para o mercado de trabalho torna-se irrelevante a forma como foi realizado o curso superior. O que os gestores querem é um profissional com o conhecimento e habilidades necessárias para a função que vai exercer.

Aliás, muitas empresas até valorizam quem conseguiu se formar estudando a distância, pois isso demonstra que ele é um profissional proativo e que está aberto à aprendizagem.

Portanto, pode ficar despreocupado em relação ao diploma. Você pode entrar em um curso de Engenharia EAD/Online sem medo, pois ao final terá um documento que comprova que está apto para exercer a profissão e dar início a sua carreira.

Autonomia do aluno

O modelo tradicional de ensino vê o professor como a figura-chave na condução dos alunos. E realmente o papel desse profissional é fundamental na aprendizagem. No entanto, com o sucesso da metodologia EAD/Online, ficou provado que o docente não precisa, necessariamente, estar ao lado do estudante para que ele possa avançar nas disciplinas.

Isso porque, ao estudar online, você ganha autonomia. Pode avançar mais rapidamente em assuntos com os quais tenha mais facilidade e revisar um conteúdo que seja mais difícil para você quantas vezes quiser. Não é necessário esperar toda a turma assimilar o assunto para passar adiante. Você é quem dita o próprio ritmo!

Além disso, ao acompanhar as aulas sozinho, você consegue se concentrar melhor, o que aumenta sua produtividade com os estudos.

Tudo isso traz ganhos também para o seu crescimento pessoal, porque você percebe que consegue aprender sem precisar que outra pessoa monitore de perto seu desempenho. Descobre assim suas potencialidades e dificuldades e acaba adaptando o melhor método de estudo.

Com essa postura, o aluno acaba indo além dos temas exigidos em sala de aula. Ele também fica à vontade para buscar conteúdos e leituras extras, seja em livros, revistas ou até na internet, em sites especializados ou vídeos.

E, após ficar familiarizado com esse formato, fica mais fácil ter interesse por outras qualificações após a graduação, como um curso de especialização ou MBA (Master in Business Administration) também EAD/Online.

Networking

Como já dissemos, apesar de 70% do conteúdo da Engenharia EAD/Online ser digital, não quer dizer que o estudante estará sozinho. O convívio com professores e outros colegas vai acontecer semanalmente ou quinzenalmente, sem contar os recursos de interação oferecidos pela plataforma virtual.

Com isso, é possível fazer networking, ou seja, formar uma rede de contatos profissionais para a troca de conhecimentos, experiências e até para indicações para estágio e emprego.

Agora você já sabe que pode se qualificar com uma das opções de Engenharia EAD/Online: são cursos de qualidade e com boas perspectivas profissionais. Avalie cada graduação que apresentamos neste post e veja aquela que mais se encaixa com seus planos de carreira.

Quer receber mais informações sobre esses cursos de Engenharia no formato a distância? Entre em contato com a UCL Ensino Superior e tire todas as suas dúvidas!