Enem 2018: checklist para o dia da prova

 

 

Se você quer entrar na faculdade, provavelmente está se preparando para o Enem 2018. Então, além de estar afiado com os estudos, é importante ficar atento a todas as instruções para o dia da prova — como datas, horários, conteúdos cobrados a cada dia, bem como o que é ou não permitido levar no dia do exame.

Conhecer todas as regras que envolvem a prova vai evitar correria e trazer mais tranquilidade para que você resolva a maratona de questões e faça uma boa redação.

Para ajudar você a dar o seu melhor nos dias de prova, preparamos um checklist do Enem 2018. Assim, pode se programar para ter um bom desempenho no exame e conseguir a tão sonhada vaga no ensino superior. Confira!

Fique de olho nas datas do Enem 2018

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é composto por 180 questões de múltipla escolha (45 para cada área do conhecimento), além de uma redação dissertativo-argumentativa.

As provas serão aplicadas em dois domingos. Anote as datas e os conteúdos de cada prova:

  • 4 de novembro: questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e prova de Redação.

  • 11 de novembro: questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

A organização divulga o gabarito poucos dias depois da segunda prova — já no dia 14 de novembro você terá acesso aos cadernos de questões e poderá conferir seus acertos.

As notas individuais serão divulgadas em janeiro de 2019, com data ainda a confirmar, e, em março, você terá acesso aos espelhos da redação.

Para não perder nenhuma data, acesse o site oficial do Enem e acompanhe as últimas atualizações.

Esteja atento à duração do exame

É preciso estar bem preparado para fazer a prova: no primeiro dia (4 de novembro), o exame terá duração de 5 horas e 30 minutos — será realizado das 13h30 às 19h. No segundo dia (11 de novembro), o tempo de prova será um pouco menor (5 horas), das 13h30 às 18h30.

Anote o horário de entrada

Todo ano é a mesma história: na televisão e nas redes sociais, tornam-se motivo de piada aqueles candidatos que chegam atrasados e dão de cara com o portão fechado.

Você não vai querer colocar tudo a perder por confundir o horário de entrada do Enem 2018, não é? Por isso, tenha em mente que a organização do exame é bastante rigorosa nesse quesito e não abre exceção para nenhum aluno.

É importante que você se apresente no local da prova às 12h (horário de Brasília-DF), momento em que ocorre a abertura dos portões. Assim, ficará sossegado e poderá até fazer um lanche antes de começar o exame.

Saiba que é proibido acessar o local depois das 13h — quando os portões são fechados e o aluno já deve estar em sala de aula para esperar o início das provas.

Para evitar imprevistos, faça uma visita ao local nos dias que antecedem o Enem. Dessa maneira, você consegue se programar e saber quanto tempo vai levar no transporte, para não correr o risco de perder o exame. Somente fique atento quanto ao transporte público, que geralmente tem a frota reduzida aos domingos.

Saiba o que levar no dia da prova

Para fazer o Enem 2018, é obrigatória a apresentação de um documento de identificação oficial com foto, como:

  • RG;

  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros;

  • Carteira de Trabalho;

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

  • Certificado de reservista;

  • Passaporte.

Na véspera do exame, já separe esse documento para não se esquecer de levá-lo no dia de prova. Atenção: a organização do Enem não aceita cópias, nem mesmo as autenticadas, e versões eletrônicas.

Além do documento oficial, será preciso levar uma caneta esferográfica na cor preta que tenha estrutura transparente. Somente esse modelo é aceito para fazer a prova. Então, fique atento e já adquira o item com antecedência.

Itens não permitidos

Não adianta levar borracha, régua, lápis, corretivo, pois esses itens não poderão ser utilizados para resolver as questões. É proibido estar também com celular, fones de ouvido, eletrônicos, relógio e boné.

Se você estiver com esses pertences, deverá guardá-los em um envelope lacrado e identificado fornecido pelos organizadores que ficará embaixo da sua carteira. Lembre-se de desligar o celular e outros itens eletrônicos.

O cartão de confirmação da inscrição não é um item obrigatório, mas é recomendado que o estudante esteja com ele, para esclarecer qualquer dúvida.

Entenda o que o exame avalia

O Enem 2018 vai avaliar 4 áreas do conhecimento, que englobam os seguintes conteúdos:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias — Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física, e Tecnologias da Informação e Comunicação;

  • Matemática e suas tecnologias;

  • Ciências da Natureza e suas tecnologias — Química, Física e Biologia;

  • Ciências Humanas e suas tecnologias — Geografia, História, Filosofia e Sociologia.

Veja como você pode usar a nota do Enem

O Enem é uma avaliação bastante disputada, já que a nota pode ser utilizada para o ingresso em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Muitas instituições de ensino particulares também consideram o desempenho no exame para o acesso do aluno.

A nota da prova pode também ser utilizada para:

  • admissão em instituições de ensino portuguesas;

  • o Programa Universidade para Todos (Prouni)

  • o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A cada edição do exame ocorrem mudanças. Neste ano, por exemplo, a nota do Enem não é mais válida para certificar a conclusão do Ensino Médio.

Agora que você já conhece os principais detalhes e regras para o Enem 2018, comece a se planejar. As principais recomendações são visitar com antecedência o local da prova e deixar o documento oficial com foto separado. Dessa forma, você evitará qualquer imprevisto no dia do exame.

Quer ficar por dentro de outros assuntos referentes a preparação para o vestibular, ensino superior e carreira? Assine a nossa newsletter e receba posts atualizados diretamente em seu e-mail!