É possível fazer um curso de engenharia a distância?

Você já deve ter pesquisado sobre as vantagens de fazer um curso superior EAD/Online, mas, como quer cursar engenharia, acha que não é possível escolher essa modalidade.

Apesar de ainda ser uma novidade, saiba que existem cursos de engenharia a distância com as mesmas estrutura e qualidade dos presenciais. É, portanto, uma boa opção para quem não consegue se deslocar diariamente até a instituição de ensino, mas sonha em ser engenheiro.

Quer entender melhor como funciona essa graduação no formato remoto, quais são as áreas oferecidas e como é a aceitação do mercado para diplomas dessa modalidade? Confira nosso post e veja também como escolher a melhor faculdade!

Como funciona um curso de engenharia a distância?

Ainda existe um pensamento de que os cursos EAD/Online são aqueles voltados para formações mais teóricas, especialmente na área de Humanas. É preciso esclarecer que isso está mudando. Hoje, você encontra muitas opções também para quem vai estudar Exatas e Biológicas.

No caso da engenharia a distância, há cursos no formato semipresencial, com cerca de 70% do conteúdo programático online e 30% presenciais, para contemplar as aulas práticas realizadas em laboratório. Assim, você pode ficar tranquilo, pois terá todo o conhecimento e as habilidades que o mercado de trabalho espera de um engenheiro.

Dessa maneira, o aluno acompanha a maior parte do curso na plataforma virtual de aprendizagem, na qual fica disponibilizado o conteúdo do curso e pela qual é possível interagir com tutores e professores. A vantagem é que é possível organizar a rotina de estudos do modo mais conveniente, acessando as aulas em qualquer horário ou local. É, portanto, uma alternativa bastante interessante para quem trabalha.

Os encontros presenciais são realizados semanalmente ou quinzenalmente, de acordo com o planejamento de cada curso, para a realização de atividades práticas e avaliações. 

Nesse formato, a duração do curso é a mesma (5 anos), e a estrutura, o corpo docente e o conteúdo programático são iguais aos da versão presencial.

O estudante que opta pela modalidade precisa se organizar para acompanhar todas aulas, evitando que os conteúdos se acumulem, e ter muita dedicação para seguir o cronograma e conseguir boas notas. Mesmo sendo a distância, é obrigatória a realização do estágio supervisionado, da mesma forma que acontece com o formato tradicional do curso de engenharia.

Ficou interessado em fazer engenharia na modalidade semipresencial? Então confira abaixo as áreas que já estão disponíveis na UCL:

O mercado vê com bons olhos um diploma EAD/Online?

Você escolhe fazer engenharia a distância, mas fica com uma dúvida: como será que as empresas enxergam um diploma dessa modalidade? O documento tem o mesmo reconhecimento de um diploma de curso presencial?

Em primeiro lugar, é preciso destacar que, para uma instituição de ensino superior oferecer um curso EAD/Online, é necessária a autorização do Ministério da Educação (MEC). Logo, o diploma desse curso tem reconhecimento nacional, já que é validado por esse órgão.

Outro ponto é que nesse documento consta a graduação que o aluno cursou, sua carga horária e a instituição de ensino. Não vem apontado se a graduação foi presencial ou a distância. Isso porque essa informação pouco importa para o mercado de trabalho. O que os gestores buscam são pessoas que se qualificaram, independentemente do formato do curso escolhido.

Na verdade, ter feito o curso a distância pode até mesmo contar pontos para o candidato, pois é um indicativo de que ele tem autonomia para estudar, o que pode significar proatividade no ambiente de trabalho. Além disso, mostra que ele é flexível para se adaptar a novas formas de adquirir conhecimento, competência cada vez mais valorizada pelas empresas.

Então, não existe motivo para se preocupar com essa questão. Se você deseja fazer engenharia a distância, siga em frente, pois o mercado abrirá várias portas para você.

Como escolher a melhor faculdade para estudar nessa modalidade?

Agora que você já descobriu as vantagens da engenharia a distância, precisa saber o que avaliar na hora de escolher a faculdade para estudar nessa modalidade. Veja as dicas abaixo.

Reconhecimento do MEC

O primeiro ponto a analisar é saber se o curso está autorizado pelo MEC. Assim, você tem a garantia de que ele apresenta grade curricular adequada e boa infraestrutura — sem contar que terá um diploma reconhecido em todo o território nacional.

Plataforma virtual de fácil navegação

Como dissemos, a maior parte do curso é feita online, por isso é importante que a plataforma virtual de aprendizagem tenha uma boa estrutura e seja fácil de navegar. Desse modo, você consegue estudar tranquilamente, sem perder tempo para encontrar os conteúdos. É importante, também, que a faculdade disponibilize um suporte online, caso surja algum problema de acesso.

Qualidade do corpo docente

Verifique ainda a qualidade do corpo docente. Apesar de ser EAD/Online, é essencial que os professores tenham um bom currículo. Assim, você se certifica de que as aulas serão aprofundadas e o deixarão bem preparado para entrar no mercado de trabalho.

Tecnologia dos laboratórios

Quando se trata de engenharia, estamos falando de um curso que precisa dar ênfase às disciplinas práticas, afinal, é uma profissão que lida com equipamentos e é bastante voltada para quem vai trabalhar com tecnologia. Por isso, a faculdade deve ser bem equipada, principalmente nos laboratórios.

Possibilidade de bolsa de estudos

Pesquise se a instituição de ensino concede bolsas de estudo. Esse benefício pode dar aquela força para você conseguir se formar.

Viu só como você pode ter uma boa formação, mesmo fazendo o curso de engenharia a distância? O mundo hoje é digital, e você pode aproveitar todas as vantagens que ele oferece, inclusive na área da educação. Pesquise as opções disponíveis e comece a se organizar para fazer um curso superior e, assim, ter um diferencial competitivo no mercado.

Para ajudá-lo a decidir entre tantas áreas da engenharia, confira o guia completo em Engenharia Química e veja se esse curso combina com seu perfil e com suas expectativas profissionais!