É possível estudar e passar no vestibular sem cursinho?

Escolher uma carreira não é uma tarefa fácil. A pressão de nossos familiares e amigos pode nos atrapalhar nesse caminho. Por isso, é necessário ter muita calma e sabedoria nessas horas.

Passar no vestibular é o sonho da maioria dos jovens que estão saindo do ensino médio e querem ingressar em uma faculdade com grande conceito na sociedade. Para que isso aconteça, é preciso ter muita dedicação e empenho.

Atualmente, existem várias possibilidades para quem quer alcançar essa meta, com inúmeras faculdades e cursos disponíveis no mercado. Os cursinhos oferecem dicas e caminhos para trilhar esse caminho, mas algumas pessoas optam por estudar sozinhas.

Com o uso de ferramentas e estratégias adequadas, qualquer um pode passar no vestibular sem cursinho. Então, neste post, você vai aprender um pouco mais sobre o assunto. Abordamos algumas técnicas e etapas que não podem faltar em seus estudos. Tenha muita atenção em sua leitura e aproveite!

Faça um planejamento

O que uma viagem para a Europa e os estudos para o vestibular têm em comum? Por mais que isso pareça uma analogia estranha, ambos necessitam de um planejamento. No primeiro caso, é preciso comprar passagens com antecedência, planejar roteiros e reservar hotéis.

Já na segunda situação, um estudante precisa criar um horário de estudos para cada uma das matérias do vestibular, levando em consideração suas dificuldades e facilidades, já que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova que abrange áreas do conhecimento humano e científico.

De nada adianta, por exemplo, estudar matemática durante toda uma semana e esquecer-se de fazer exercícios de geografia ou inglês. Um aluno de sucesso é aquele que consegue encontrar um equilíbrio entre todos os conteúdos e fazer com que os estudos não sejam um desastre.

No começo pode parecer difícil, mas, sempre que se deparar com algum problema ou incômodo, não hesite em fazer alterações em seu planejamento.

Escolha um local adequado

Estudar é um ato que necessita de muita concentração. Um lugar barulhento e desorganizado o atrapalha ainda mais a passar no vestibular sem cursinho. A fim de evitar esses problemas, você deve encontrar um local adaptado às suas necessidades.

Muitos estudantes ainda moram com seus pais, mas isso não pode ser visto como um empecilho. Simples ações como organizar o quarto ou tomar um banho dão mais ânimo para a sua rotina de aprendizagem.

Lembre-se também de optar por um local calmo e longe de barulhos e distrações. O telefone celular é muito útil em certos momentos, entretanto, nessas horas ele deve ser desligado ou colocado no silencioso.

Acompanhe os jornais

O ENEM e outros vestibulares são provas realizadas de acordo com as novidades e atualidades de nossa sociedade. Quem não acompanha os jornais, revistas e diversos meios de comunicações já sai perdendo para seus concorrentes.

Inúmeras questões e temas de redações são baseados em descobertas científicas ou temas em debate atualmente. Ter um conhecimento prévio sobre esses assuntos facilita o seu entendimento e ajuda na resolução de muitas questões. Então, mantenha-se antenado com as últimas notícias.

Utilize um bom material

Os conteúdos que caem nessas provas são vastos e precisam ser de seu conhecimento para passar no vestibular sem cursinho. Então, é fundamental utilizar materiais ricos e detalhados sobre todas as matérias a serem estudadas.

Os livros garantem uma boa base teórica e trazem vários exercícios de fixação que ajudam na aprendizagem. Como você vai estudar sozinho, opte por aqueles que oferecem exercícios resolvidos ou já tragam as suas respostas.

Atualmente, as tecnologias facilitam a troca de informações. Com a internet, qualquer pessoa pode acessar várias aulas, debates e conteúdos gratuitos no mundo digital, como aulas de química e outros assuntos.

Faça simulados

A preparação para o ENEM conta com várias etapas, e uma delas é a realização de simulados. Eles são treinos baseados nos critérios de avaliação aplicados e simulam uma situação real de cobrança de conteúdo.

Dessa maneira, crie em seu planejamento um horário específico para testar seus conhecimentos e ver como andam os seus estudos. Ir bem em simulados não é uma garantia de sucesso no vestibular, mas isso indica que você está no caminho certo e que deve continuar a se empenhar cada vez mais.

Leia livros

A leitura é outra questão fundamental no caminho para uma boa faculdade e um bom curso. Infelizmente, os brasileiros não são adeptos da leitura, e isso é prejudicial para a nossa sociedade.

Ler um bom livro traz novos conhecimentos, melhora seu português e expande as fronteiras dos seus pensamentos. Certas provas ainda exigem leituras obrigatórias em suas provas. Em qualquer situação, você deve procurar por livros de seus gêneros literários favoritos e tornar a leitura um hábito em sua vida.

Estude provas anteriores

Os conceitos e ideais que fundamentam uma prova de vestibular, na maioria dos casos, não mudam drasticamente com o passar do tempo. Desse modo, as provas de anos anteriores são ótimas opções para passar no vestibular sem cursinho.

Ao utilizá-las, você fica familiarizado com a linguagem e a abordagem e consegue direcionar melhor seus estudos.

Tenha um tempo para seus amigos

Quando se fala de ENEM, todos se lembram dos estudos, não é mesmo? Entretanto muitos se esquecem dos amigos e de outros eventos sociais. Estudar é muito importante, mas a vida não é feita apenas disso.

A amizade é algo que traz vários benefícios para as nossas vidas, e elas são significativas em vários momentos, inclusive, para passar no vestibular sem cursinho. Uma simples conversa com seus amigos pode trazer tranquilidade e fazer com que seus pensamentos se organizem de uma melhor forma.

Porém, fique muito atento para não perder o foco e saiba utilizar esses momentos com sabedoria.

Faça atividades físicas e de lazer

Assim como no tópico anterior, o sucesso nos estudos é influenciado por uma série de fatores. Os exercícios físicos e os momentos de diversão são essenciais para quem quer passar no vestibular sem cursinho.

Nessas situações, você alivia as tensões e libera hormônios únicos em seu organismo. As endorfinas aliviam as dores e regulam as emoções. Alguns jovens passam por momentos estressantes, e as atividades físicas podem ser ótimas soluções para esse problema.

O início da fase adulta exige muita responsabilidade e decisões sábias, como encontrar um curso que se encaixa com seu perfil. Nessas horas, antes de tomar qualquer atitude, um estudante deve analisar todas as possibilidades disponíveis e escolher aquela que mais lhe agrada.

Passar no vestibular sem cursinho é algo que muitos almejam. Se você é um desses, siga as dicas do nosso post e tenha muito esforço e dedicação em sua caminhada.

E então, o que você achou do nosso conteúdo? Como você está estudando para o vestibular? Conta para a gente no espaço para comentários logo abaixo!