Dia Internacional da Mulher

No dia em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, constatamos que, desde a década de 70, as mulheres vêm conquistando um espaço maior no Mercado de Trabalho.

Com qualidades ímpares, como capacidade de trabalho em equipe, persuasão e cooperação, dentre outras, as mulheres se destacam e imprimem sua marca em um Mercado dominado, até então, pelos homens.

Um fenômeno sem fronteiras e constatado por inúmeras pesquisas é que o número de mulheres na liderança das organizações vem crescendo exponencialmente.

“No Brasil, as mulheres são 41% da força de trabalho, mas ocupam somente 24% dos cargos de gerência. O balanço anual da Gazeta Mercantil revela que a parcela de mulheres nos cargos executivos das 300 maiores empresas brasileiras subiu de 8%, em 1990, para 13%, em 2000. No geral, entretanto, as mulheres brasileiras recebem, em média, o correspondente a 71% do salário dos homens.“

De acordo com o IBGE, a projeção para 2020 do número de mulheres é de 51,11%, contra 48,89% de homens. Além de serem maior quantidade, elas obtêm os empregos com maior facilidade do que os homens e, da mesma forma, seus rendimentos crescem mais rápido. Assim, elas vão conseguindo, cada vez mais, uma posição de destaque.

O desafio delas é ainda maior, pois, além da jornada de trabalho, em geral, elas são responsáveis pela jornada doméstica e cuidam da casa e dos filhos com maior afinco do que os homens. Ainda assim, elas viram sua participação no mercado aumentar, bem como sua escolaridade e sua renda e, em breve, serão em maior número na força de trabalho mundial.

Segundo Mariana Deperon, sócia-fundadora da Tree Diversidade, “os líderes possuem uma tarefa importante: a de escutar e apoiar os programas e movimentos em prol da gualdade de gênero, de forma genuína, inclusive por meio de suporte a ações efetivas que coíbam desigualdades, preconceitos e práticas ilegais, como o assédio sexual.”

O desafio para elas nunca foi motivo para desistirem e, ao contrário, elas vão em frente, conquistam seu espaço no mercado de trabalho e ainda são donas de casa, mães, esposas, guerreiras e felizes.

É por tudo isso que comemoramos, nesta data, todas as suas conquistas. Esse dia também serve como momento de reflexão sobre a sua importância na vida das pessoas e no progresso da humanidade. Dia 08 de março, dia Internacional da Mulher.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"