Desenvolvimento de carreira: 7 práticas para decolar a sua!

Não existe uma idade limite para pensar no desenvolvimento de carreira — sempre é tempo de buscar novos caminhos, superar limitações e voar mais alto. O que não pode é ficar estagnado na profissão, visto que o mercado oferece diferentes oportunidades, para perfis variados.

Se você está insatisfeito com o trabalho, saiba que dá para virar o jogo. Quer saber como? Confira nosso post e fique por dentro de 7 práticas para sua carreira decolar!

1. Faça um plano de carreira

Nunca é tarde para pensar em seus objetivos e se organizar para correr atrás deles. Para isso, é importante fazer um plano de carreira, ou seja, refletir sobre suas ambições profissionais para daqui a 1 ano, 5 anos e 10 anos, por exemplo.

Mentalize o que você pretende fazer no futuro e quais metas deverão ser cumpridas para que você chegue lá. Coloque tudo no papel, mas tenha o cuidado de elaborar metas que sejam realizáveis e que tenham um prazo para serem cumpridas. Pode ser um curso de idiomas, caso você queira entrar em uma multinacional; aulas de teatro, se você precisa aprender a se comunicar melhor; uma pós-graduação, para aumentar sua vantagem competitiva no mercado etc.

A cada conquista você vai ganhar ânimo para continuar se esforçando e, em pouco tempo, conseguirá atingir seus sonhos.

2. Desenvolva a autoconfiança

Muitos profissionais não conseguem dar um passo na carreira simplesmente porque não acreditam em seu próprio potencial. Chegam, inclusive, a se autossabotar, quando surge uma promoção na empresa ou diante de um anúncio de vaga. Isso porque têm medo de falhar e decepcionar superiores e colegas.

Por isso, para o seu desenvolvimento de carreira, é fundamental ter autoconfiança. Reveja seu currículo, analise suas experiências profissionais e reflita sobre tudo o que você já realizou. É claro que cometemos erros pelo caminho, mas você deve se concentrar em seus pontos fortes. Converse com amigos mais próximos e pergunte sobre suas potencialidades, sua postura no trabalho, entre outros fatores, e descubra que você é capaz.

Em relação a seus pontos fracos, a dica é colocá-los no papel e se planejar para corrigi-los. Se a ansiedade é um aspecto que atrapalha seu desempenho profissional, por exemplo, invista em atividades de relaxamento, como meditação e yoga.

3. Mantenha-se atualizado

Para que você possa se destacar em meio à concorrência, é fundamental estar atualizado, independentemente de sua área de atuação. O mercado é dinâmico, e as empresas buscam candidatos que estejam atentos às tendências de seu segmento.

É importante acompanhar revistas, sites e comunidades especializadas da sua área, participar de eventos como palestras, simpósios, workshops e feiras do setor e, principalmente, fazer um curso de pós-graduação.

Cursos de especialização ou de MBA são formatados para que o profissional aprimore seus conhecimentos e habilidades em seu campo profissional, por isso é uma formação essencial para quem busca o desenvolvimento de carreira.

4. Crie uma rede de relacionamento

Para que você alce altos voos profissionais, além de se manter atualizado, precisa estar ao lado das pessoas certas. Isso mesmo! É essencial aumentar seu networking, a rede de relacionamento que pode ser decisiva para seu sucesso.

Esteja sempre aberto para o contato com outros colegas da empresa, faça amizades em cursos de pós-graduação ou qualquer outro treinamento e aproxime-se das pessoas em eventos da sua área. Converse sobre o mercado e as suas ambições, troque experiências e também contato.

Dessa forma, caso surja uma oportunidade, essas pessoas podem se lembrar de você e indicar seu nome para uma entrevista de emprego, por exemplo. O networking pode também render boas parcerias profissionais.

Você pode formar essa rede a partir do LinkedIn, por isso mantenha sua conta ativa e atualizada, insira seu currículo e portfólio, acompanhe conteúdos e pessoas do segmento e faça contatos.

5. Invista em sua imagem 

Muitas vezes seu currículo é impecável e você não entende como não consegue decolar na carreira. Você já parou para pensar em sua imagem pessoal? Em primeiro lugar, é preciso se preocupar em escolher roupas e um corte de cabelo que estejam de acordo com seu cargo, área de atuação e valores da empresa.

Mas não é só isso: é necessário estar atento também à sua postura profissional, no modo como se comunica e como age no dia a dia. As empresas prestam atenção em seu comportamento e em seu relacionamento com os outros colegas. Dessa forma, é essencial passar uma boa imagem, mostrando empatia, cooperação e proatividade, entre outras características.

6. Saia da zona de conforto

Você já parou para pensar que pode estar insatisfeito com o trabalho ou que não consegue dar um passo além por medo de sair da zona de conforto? As oportunidades existem, porém, muitas vezes, é preciso aceitar desafios.

Esteja aberto a novos projetos, a trabalhar com um público novo ou a mexer em uma nova tecnologia. Nesse contexto, pode ser interessante buscar novos aprendizados, como cursos e treinamentos.

Candidatos que demonstram flexibilidade, ou seja, que estão dispostos a trabalhar em novas funções são bem-vistos pelos gestores e, assim, têm mais chances de crescer na empresa.

7. Fique de olho nas tendências de mercado

Nossa última dica é para aqueles que buscam novos horizontes profissionais, mas ficam receosos quanto ao mercado. É fundamental estar atento às tendências e a novos nichos que podem ser explorados. A partir disso, você pode buscar informações e fazer um plano de negócio voltado para esse segmento em expansão.

Muitas vezes, pode ser preciso até mesmo mudar totalmente de rumo, atuando em uma nova área. Fique de olho nas novidades e coloque a cabeça para funcionar, para conseguir aproveitar os sinais que o mercado dá.

O desenvolvimento de carreira está em suas mãos! Comece a colocar essas dicas em prática e dê uma guinada na sua vida profissional. Será preciso ser determinado, ter persistência, aceitar os riscos e desafios, mas, com empenho e muito estudo, você chega lá!

Pronto para trilhar um caminho de sucesso? Aproveite e confira outros posts sobre carreira, seguindo as nossas páginas do Facebook, Twitter, YouTube e Instagram!