Conheça os cursos de Humanas e Exatas da UCL

Descobrir em qual área está a nossa verdadeira vocação é o primeiro passo antes de escolher um curso superior e uma profissão mais específica. Por isso, hoje vamos apresentar algumas das opções dos cursos de Humanas e Exatas da UCL.

Ainda que a faculdade seja tradicionalmente conhecida pelos seus cursos de Exatas, existem também outras alternativas que podem atrair as pessoas que apresentam interesses diferentes.

Quer saber mais sobre isso? Confira os tópicos a seguir para conhecer alguns cursos e encontrar o seu favorito!

Cursos de Exatas

As bases das Ciências Exatas são as disciplinas de Matemática, Física e Química. Por essa razão, essas áreas do conhecimento costumam ser as escolhidas pelas pessoas que gostam de cálculos.

De antemão, os alunos devem saber que é preciso disposição para lidar com muitos números e depois aprofundar-se nos conteúdos específicos. Confira abaixo alguns dos cursos de Exatas que a UCL oferece:

Engenharia Biomédica

É um ramo da engenharia relativamente novo e que apresenta boas perspectivas profissionais, afinal, ainda não há tantos engenheiros biomédicos formados no mercado.

O objetivo do curso de Engenharia Biomédica é preparar os estudantes para gerenciar empresas ou setores de ambientes médico/odonto-hospitalares, desenvolvendo suas habilidades tecnológicas e gerenciais.

Engenharia Civil

Profissão muito reconhecida, o engenheiro civil pode ser o responsável por diversas atividades que envolvem desde a elaboração de projetos até a administração de pessoas e materiais de obra.

Logo, a prioridade do curso da UCL é promover essa formação completa e diversificada para que seu aluno consiga dominar várias funções da área civil, podendo atuar em organizações do setor ou oferecendo consultorias por conta própria.

Engenharia de Automação e Controle

Também conhecida por Mecatrônica, trata-se de uma habilitação oriunda das Engenharias Mecânica, Elétrica e Informática.

Isso garante uma característica bastante multidisciplinar ao engenheiro da área, que passa a conhecer com profundidade os sistemas de automação — seja para aplicar na mineração, siderurgia, saúde, entre outros setores.

Engenharia de Petróleo

Trabalhar para a indústria de Petróleo é algo que envolve leis, técnicas e tecnologias particulares. Sendo assim, o estudante que se dedica ao curso de Engenharia de Petróleo já sai da faculdade com uma preparação diferenciada, que será crucial para atuar em um empreendimento nesse setor tão poderoso para a economia mundial.

Engenharia de Produção

Quando temos um produto em nossas mãos dificilmente conseguimos imaginar por quantas etapas ele passa desde a sua concepção até a produção completa. Todo processo produtivo abrange riscos e dificuldades que precisam ser bem calculados, avaliados e administrados.

Portanto, o engenheiro de produto carrega consigo uma grande responsabilidade, que naturalmente demanda competência e sabedoria para tomar as decisões necessárias.

Informática — Sistemas de Informação

É difícil negar que a informática transformou o mundo e revolucionou os mercados. Não por acaso, sua aplicação é muito variada e praticamente todo negócio precisa de alguém que entenda disso.

Dominar a área de TI (Tecnologia da Informação) é uma habilidade bastante requisitada, assim como o desenvolvimento de softwares e todo o know-how sobre hardwares — ou seja, tudo o que a formação em Sistemas de Informação é capaz de proporcionar.

 

Cursos de Humanas

Já as Ciências Humanas têm como principal foco de estudo o ser humano e suas relações. Logo, algumas de suas bases teóricas são matérias como Filosofia, Sociologia, História, Psicologia, entre outras.

As pessoas interessadas nas áreas de humanas normalmente preferem estudos mais subjetivos, ao contrário da exatidão dos números e fórmulas. Veja as alternativas de cursos de Humanas que a UCL oferece a seguir:

Administração

Entender as organizações e atuar em seus processos é o desafio do administrador. O curso tem o propósito de desenvolver uma visão ampla e as habilidades essenciais para que o profissional consiga fazer uma boa gestão do negócio e contribuir para o seu sucesso.

Além disso, o empreendedorismo é um outro foco do curso de Administração. Como muitos alunos têm a intenção de abrir uma empresa, é importante que saibam fazer isso com conhecimento, responsabilidade e segurança.

Gestão de Recursos Humanos

A relevância da área de Recursos Humanos tem crescido cada vez mais, deixando de ser ligada apenas aos aspectos burocráticos para representar o principal ingrediente de transformação do negócio.

Lidar com pessoas é realmente complexo e exige profissionais qualificados, que se prepararam especialmente para isso. Então, com uma boa formação é muito mais fácil recrutar e fortalecer a equipe, gerando resultados positivos não só para a empresa como para todo o bem-estar do ambiente corporativo.

Marketing

Outro setor extremamente relevante para o sucesso de uma organização é o Marketing. Sem ele, as vendas não são impulsionadas e até a imagem que a empresa passa para o mercado pode ser afetada.

Entretanto, fazer marketing sem planejamento e sem saber avaliar os efeitos de cada ação não faz sentido — e pode ser muito desastroso. Formular esse tipo de estratégia requer conhecimentos teóricos e práticos, que devem ser aprendidos em um curso específico.

Enfim, independentemente da área escolhida, o mais importante é ter em mente que a formação de um profissional bem-sucedido exige dedicação e muito estudo. Essa certamente é a melhor maneira de se capacitar e construir uma carreira satisfatória.

Gostou de conhecer os cursos de Humanas e Exatas da UCL? Para saber mais sobre a instituição e cada um deles, não deixe de entrar em contato conosco! Venha conhecer de perto todas as nossas alternativas!

Gestão Financeira

Ter uma gestão financeira eficiente é um dos maiores desejos das empresas, sobretudo para auxiliar nas decisões diárias e não comprometer sua saúde econômica. Acontece que nem todo mundo sabe fazer isso de forma consciente e segura.

É preciso ter um pensamento crítico, lógico e analítico para solucionar as questões ligadas às finanças. Para tanto, nada melhor do que fazer um curso de Gestão para desenvolver uma boa capacitação teórica e prática, utilizando conceitos sólidos.

Logística

Logística é uma área em constante evolução e, a partir disso, o capital humano e o raciocínio lógico são recursos fundamentais para acompanhar essas mudanças e propor melhorias contínuas.

O intuito é buscar que as operações sejam eficazes, no sentido de atender bem os clientes no menor tempo possível e ao menor preço. Isso garante credibilidade para o negócio e maiores lucros.

No entanto, essa não é uma tarefa fácil, e o profissional capacitado deve estar atento às legislações que regulamentam tais atividades, além de saber avaliar os custos dos projetos e as melhores alternativas para cada caso.