Conheça 8 características que compõem o perfil do administrador

Enquanto uns se destacam pela capacidade criativa, outros ficam em evidência pelo dom da comunicação, outros conseguem mais espaço no empreendedorismo. Os profissionais são diferentes, por isso algumas pessoas têm mais sucesso em determinada área. Se o curso de Administração é uma de suas opções de ensino superior, provavelmente você está curioso para saber como é o perfil do administrador.

Neste post, separamos 8 características que não podem faltar para esse profissional. Continue a leitura, saiba como é o curso, o que é preciso para se destacar na área e não tenha mais dúvidas de que essa é a sua melhor escolha de carreira!

Por que cursar Administração?

A graduação em Administração é uma das mais procuradas em todos os cantos do país, mas você faz ideia do porquê disso? A resposta é simples: alta empregabilidade e diversas áreas de atuação.

O administrador encontra espaço em diferentes setores do mercado. Pode atuar com compras, vendas, marketing, finanças e recursos humanos, entre tantas outras possibilidades. Além disso, as chances são boas para quem pretende alcançar as posições máximas do mundo dos negócios, como os cargos de gerente administrativo ou diretor.

Então, se você se interessa pela profissão de administrador, saiba que essa é uma excelente escolha. Para chegar longe na carreira, é preciso sair do patamar básico, desenvolver pontos diferenciais e apresentar um perfil valorizado pelo mercado.

Como são o mercado de trabalho e as oportunidades de atuação na carreira?

Se você quer conhecer o perfil do administrador e entender mais sobre essa área, saiba que o mercado de trabalho para essa carreira oferece boas oportunidades. Isso porque todas as empresas, independentemente do ramo ou do porte, precisam desse profissional para alcançar bons resultados. 

São diversos segmentos em que você pode atuar. Acompanhe abaixo:

Gestão financeira

O profissional fica responsável por todos os aspectos ligados às finanças de uma empresa. Assim, trabalha com receitas, despesas, patrimônio, transações bancárias, investimentos e pagamentos. Define ainda orçamentos, compras, além de fazer a negociação com fornecedores, tudo visando à lucratividade do negócio.

Recursos humanos

É o segmento para quem quer trabalhar na gestão de pessoas, assumindo um papel estratégico nos processos de recrutamento, contratação, demissão, planos de carreira, análise de desempenho, retenção de talentos e treinamento. É um profissional que deve estar sempre atualizado, principalmente quanto às questões da legislação trabalhista.

Marketing

É uma área em alto crescimento, voltada para quem busca entender perfil, interesses e expectativas dos consumidores. Assim, o profissional realiza um estudo do mercado e atua com ações que visam ao fortalecimento de uma marca.

Ele trabalha no planejamento e na criação de campanhas para divulgação de produtos e serviços e no desenvolvimento de estratégias para a empresa melhorar o relacionamento com seus clientes.

Auditoria

Quem tem o perfil do administrador pode se dar bem também na área de auditoria. O profissional trabalha dentro da própria empresa ou em organizações independentes e faz uma análise detalhada de todos os processos de uma companhia. O objetivo é verificar se estão dentro da legislação, das normas internas e dos padrões de qualidade.

Vendas

Quem gosta de coordenar processos comerciais, negociando com clientes e fornecedores e determinando valores, prazos, condições de pagamento e pontos de vendas pode apostar na área de vendas.

Esse administrador é quem fica de olho no mercado e na concorrência e trabalha junto do marketing em busca de melhores estratégias e resultados para a empresa.

Comércio exterior

Quem quer se dedicar ao mercado externo vai gostar de trabalhar com comércio exterior. É uma oportunidade para atuar em multinacionais e fazer transações com outros países, lidando com exportação, importação e análise da conjuntura internacional e realizando contato com fornecedores e clientes estrangeiros.

Logística

A logística é área para o perfil do administrador que se identifica com as operações de transporte, armazenagem e distribuição de mercadorias. É uma área em que é preciso ter estratégia para otimizar o tempo e os recursos e evitar prejuízos para a empresa.

O profissional faz o gerenciamento dos estoques, controla a entrada e a saída de produtos e lida com valores de fretes. Assim, há bastante espaço na indústria, comércio, serviços e também no agronegócio.

Empreendedorismo

O curso de Administração prepara também o profissional para abrir a própria empresa. Ele tem o conhecimento para fazer um estudo do mercado e um plano de negócio, além de noções de gestão financeira e de recursos humanos. Dessa forma, pode empreender com segurança e ter boas oportunidades de crescimento.

O que é estudado no curso de Administração?

A graduação em Administração é uma formação do tipo bacharelado, com duração de 8 semestres. A faculdade forma o profissional para atuar em 4 áreas:

  • Finanças;

  • Marketing;

  • Recursos Humanos;

  • Produção.

No início do curso, o aluno acompanha disciplinas mais gerais, como Matemática, Estatística, Economia, Contabilidade, Filosofia, Ética, Sociologia e Antropologia. Depois, os assuntos se tornam mais específicos e fazem parte das seguintes disciplinas​:

  • Direito Empresarial;

  • Administração Financeira e Orçamentária;

  • Comércio Exterior;

  • Gestão Estratégica de Pessoas;

  • Gestão Estratégica de Custos;

  • Gestão Estratégica de Marketing;

  • Logística e Cadeia de Suprimentos;

  • Administração de Produção;

  • Empreendedorismo;

  • Controladoria;

  • Legislação Tributária e Trabalhista;

  • Fundamentos da Gestão de Qualidade;

  • Gestão de Projetos;

  • Gestão de Conflitos e Negociação.

Ao final da graduação, o aluno precisa desenvolver o trabalho de conclusão de curso (TCC) e fazer o estágio obrigatório, oportunidade para conhecer a rotina de trabalho, aprender com outros profissionais e fazer networking.

Quais os traços principais do perfil do administrador?

Se você quer cursar Administração, mas não sabe se a profissão se encaixa em seu perfil, confira a seguir 8 características que esse profissional deve ter.

1. Compromisso com resultados

Cada pessoa tem o seu nível de comprometimento no trabalho. Há aqueles que se comprometem em não faltar ao emprego e os que se dedicam a cumprir as ordens passadas. Existe, porém, um fator que agrega um forte diferencial ao perfil do profissional: o compromisso com os resultados.

É uma postura em focar os esforços em todas as etapas do processo, até que o objetivo seja alcançado. Quem assume esse papel dedica o melhor de si ao trabalho, incentiva a equipe, propõe resoluções para os obstáculos e faz tudo para atingir o propósito final com excelência.

2. Disponibilidade

A disponibilidade necessária ao perfil do administrador vai além da flexibilidade de horário e da disposição em dedicar tempo extra ao trabalho. O profissional que se mantém disponível é aquele que permanece aberto às mudanças e às necessidades da empresa.

Esse traço também representa a disponibilidade para receber feedbacks, buscar mais autoconhecimento e aprimorar competências. Em resumo, o profissional com essa característica está sempre disposto a colaborar, alcançar melhorias e evoluir.

3. Organização e planejamento

O administrador é responsável por gerenciar processos que determinam todo o funcionamento de uma empresa. Você conseguiria associar o perfil desse profissional a uma pessoa desorganizada? Isso poderia ter muitos efeitos negativos, não é mesmo?

É fundamental que o administrador tenha habilidade para planejar, organizar e gerenciar recursos e etapas do trabalho. Para isso, dois outros pontos contam a favor: a visão estratégica e a postura flexível para alterar os meios de chegar ao objetivo final.

4. Boa argumentação

Um bom argumento pode mudar a visão das pessoas, e isso é um desafio e tanto! Saber argumentar é ter a capacidade de fazer o outro despregar os olhos de suas próprias convicções e enxergar novas possibilidades. Esse é um traço de destaque no perfil do administrador, já que ele tem que defender suas ideias e explicar seus planejamentos rotineiramente.

Nesse caso, a argumentação eficaz é útil não apenas para convencer a equipe a modificar metas e estratégias. Essa habilidade também é necessária para fazer boas negociações com fornecedores, fidelizar novos clientes, formar parcerias etc.

5. Comunicação eficiente

Saber expressar ideias e opiniões e posicionar-se de forma clara é uma das características principais de um administrador. Em geral, sua rotina de trabalho inclui reuniões constantes para discutir mudanças no planejamento ou apresentar resultados e indicadores. Nessas ocasiões, é imprescindível que o profissional consiga se comunicar sem bloqueios.

Além disso, no dia a dia, o administrador mantém contato com pessoas de diferentes níveis e departamentos, dentro e fora da empresa. Seu diálogo deve ser sempre produtivo, de modo a promover o alinhamento entre os setores.

6. Liderança e espírito de equipe

Não raro, o profissional de Administração chega a ocupar cargos de coordenação e direção. Nessas posições, ele precisa desenvolver um olhar sistêmico dos processos organizacionais e intervir de forma adequada sempre que for preciso.

Um bom líder é capaz de identificar e incentivar as potencialidades de seus liderados e motivar toda a equipe em uma direção em comum. A motivação é aliada da produtividade e da harmonia no grupo, e isso é primordial para os resultados da corporação.

De forma resumida, o profissional que sabe trabalhar em equipe e desenvolve uma liderança eficiente apresenta as seguintes características:

  • escuta ativa e aceitação de ideias alheias;

  • reconhecimento do trabalho do outro;

  • delegação coerente de tarefas;

  • facilidade para contornar obstáculos e administrar conflitos;

  • empatia, paciência e flexibilidade.

7. Empreendedorismo e inovação

Sem dúvida, essas são duas competências que não podem faltar ao perfil do administrador. Um profissional com mentalidade empreendedora não é apenas aquele que conquista o sucesso em um negócio próprio. Empreender significa definir objetivos com clareza, delinear planos de ação e se mobilizar para que algo aconteça.

Da mesma forma, a inovação não está somente associada à invenção de um produto revolucionário. Com pequenas mudanças, é possível inovar todo um processo de trabalho e melhorar expressivamente os resultados organizacionais.

8. Aprendizado contínuo

Em qualquer profissão, quem tem o objetivo de alcançar o sucesso jamais poderá interromper seu aprendizado. Contentar-se apenas com a graduação e não buscar atualização de conhecimento é um convite à estagnação. Enquanto isso, outros profissionais que se esforçam para obter um diferencial competitivo aumentam suas chances de alcançar as melhores colocações no mercado de trabalho.

Então, investir em educação continuada é abrir as portas para uma trajetória bem-sucedida. Isso é feito por meio de cursos de especialização, que são necessários para expandir o repertório teórico e técnico em uma área específica e se tornar autoridade em determinado campo.

Participar de workshops, feiras e eventos também é uma maneira proveitosa de se atualizar, além de ser uma oportunidade para ampliar o networking.

O que é necessário para seguir carreira na Administração?

O primeiro passo para se tornar um bom administrador é encontrar uma instituição de qualidade e de referência. O curso deve ter a grade curricular completa, atual e abrangente, para oferecer a capacitação de que o aluno necessita, de acordo com as demandas do mercado.

É importante que o estudante faça estágios, desde os primeiros períodos da graduação, para ter contato com as práticas da profissão. Atividades complementares, como cursos de extensão, programas de monitoria e participação em projetos de empresas juniores também são meios de conquistar uma formação de excelência e se preparar para o mercado.

Após a conclusão da graduação, a evolução na carreira depende de empenho e dedicação constantes. Além da experiência adquirida e dos cursos de pós-graduação, é essencial que o profissional se preocupe com o aperfeiçoamento de competências que farão toda diferença em sua jornada.

Se você não se identificou com as características apresentadas neste post e acha que não tem o perfil do administrador, não desanime! Saiba que qualquer habilidade pode ser desenvolvida com treino, disposição e experiência profissional. Não tenha medo de encarar novos desafios, pois esse é o caminho certo para chegar a níveis mais altos na carreira!

Ficou interessado em cursar Administração? Então conheça todos os diferenciais da graduação da UCL!