Confira a checklist para entrar na faculdade com o pé direito

O Ensino Médio acabou e finalmente chegou a hora de entrar na faculdade e iniciar uma nova fase da vida. Mas você sabe o que é preciso para se dar bem nesse novo ambiente?

É comum que muitos estudantes se sintam perdidos assim que começam sua jornada no ensino superior. Por isso, vamos listar aqui uma série de coisas que você precisa saber para aproveitar ao máximo esse momento. Confira!

Formas de ingresso

A primeira coisa que você precisa saber para começar o ensino superior com o pé direito é como entrar na faculdade. Atualmente, o método de seleção mais comum é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aceito por quase todas as faculdades do Brasil.

Existem, porém, instituições que utilizam outras formas de ingresso, como o vestibular próprio ou uma entrevista com o estudante. É possível também fazer transferência entre faculdades, obtenção de novo título, prova agendada, entre outros.

Despesas

Se você pensa em estudar em uma faculdade particular, é preciso se preparar para as despesas, principalmente em relação à mensalidade do curso. Por isso, é essencial que você faça um planejamento prévio e tenha controle de gastos para se dar bem. Lembre-se sempre de que a educação deve ser vista como um investimento.

Infraestrutura

Antes de entrar na faculdade, é importante que você conheça a infraestrutura da instituição de seu interesse. Esse é um pré-requisito que deve influenciar sua escolha. É preciso que o ambiente seja bem-conservado, com laboratórios de pesquisa, biblioteca e equipamentos tecnológicos suficientes para satisfazer as necessidades dos estudantes.

Deslocamento

Uma das coisas com a qual você vai precisar se preocupar durante o ensino superior é o deslocamento entre faculdade, casa e trabalho. É importante que você procure meios de transporte que ajudem a poupar tempo e dinheiro — como caronas, transporte público, bicicleta etc. —, pois esses são elementos que farão toda a diferença durante essa fase da vida.

Dedicação aos estudos

Ao entrar na faculdade, é comum que muitos estudantes sintam o impacto da diferença entre aquele ambiente e o Ensino Médio. As cobranças são muito maiores e exigirão o dobro de dedicação.

Por isso, é preciso ter disciplina para seguir uma rotina de estudos e frequentar as aulas. Lembre-se de que tudo isso é um “treinamento” para o que está por vir no futuro, já que o mercado de trabalho é ainda mais exigente.

Socialização

Não há nenhuma dúvida de que a faculdade é um dos melhores momentos para fazer contatos, conhecer novos amigos e aproveitar a vida. Portanto, não tenha medo de socializar. Aproveite as festas, calouradas e eventos para estreitar seus laços sociais. Só não se esqueça de que os estudos devem estar sempre em primeiro lugar!

Corpo docente

Durante o Ensino Médio, os alunos dificilmente interagem com seus professores, mas o cenário é outro ao entrar na faculdade, pois estamos mais maduros e dispostos a aprender.

A interação com o corpo docente da instituição é essencial para a sua formação. Portanto, aproveite para conversar com professores, fazer projetos de pesquisa, dar monitorias, participar de iniciações científicas, palestras e seminários, pois tudo isso pode gerar oportunidades únicas para o futuro.

Estágio

Um dos momentos mais importantes do curso superior é o estágio profissionalizante. É nele que você aprende a colocar em prática tudo que a teoria ensinou, além de poder gerar uma oportunidade de emprego no futuro. Portanto, não perca tempo! Quanto mais cedo você conseguir um estágio, maior será o seu preparo para o mercado de trabalho.

Oportunidades

A faculdade marca o início da vida adulta e profissional. É nesse momento que grandes oportunidades vão bater à sua porta. Portanto, esteja sempre atento para aproveitá-las. Um simples projeto com um professor ou colega pode acabar se tornando um grande empreendimento no futuro, marcando o início de uma carreira de sucesso.

Ao entrar na faculdade, você deve estar preparado para aproveitar ao máximo tudo que o ensino superior tem a oferecer. Siga a nossa checklist e não deixe que a procrastinação, preguiça ou indisciplina sejam obstáculos ao seu futuro profissional!

Gostou deste post? Então assine a nossa newsletter e receba todos os conteúdos do blog por e-mail!