Confira 6 passos para ter uma carreira de destaque na engenharia

Quem decide se tornar engenheiro sabe que encontrará muitas portas abertas no mercado de trabalho. Como é possível, no entanto, conseguir os melhores salários, vagas e promoções? Como se destacar na carreira em engenharia?

Essa é uma preocupação de muitos profissionais — seja aquele que acabou de terminar a faculdade, seja aquele que já trabalha na área, mas quer dar uma guinada na vida profissional.

Se você se encaixa nessas situações, vai gostar de acompanhar o post que preparamos para você. Continue a leitura e descubra 6 passos para fazer sua carreira decolar!

1. Não se prenda a apenas uma especialidade

Muitos profissionais se identificam com o segmento que escolheram estudar na engenharia e, assim, consideram que só vão crescer profissionalmente nessa área, mas o mercado é dinâmico e pode ser que você encontre oportunidades em outros nichos.

É preciso estar disposto a encarar novos desafios e, para realizar um bom trabalho em uma área nova, a dica é fazer uma pós-graduação, como uma especialização ou MBA. Esses são cursos com aulas teóricas, práticas e estudos de caso, que vão permitir que você aprofunde seus conhecimentos e ganhe habilidades em um determinado segmento.

Desse modo, é uma formação que vai valorizar bastante seu currículo e diversificar sua atuação no mercado, permitindo que você alcance o sucesso profissional.

Visão sistêmica

É importante não se prender somente à sua função dentro de uma empresa. Tenha uma visão sistêmica do negócio, ou seja, procure saber o que os outros departamentos fazem e se estão inseridos em áreas nas quais você pode contribuir de alguma forma.

2. Faça networking

Para ter destaque na carreira em engenharia, uma dica é fazer bons contatos. É claro que seu currículo e sua experiência são importantes, mas conhecer as pessoas certas pode dar aquele “empurrãozinho” na sua vida profissional.

O que estamos dizendo é que você deve fazer networking. Muita gente acha que essa palavra é só um termo que está na moda, mas não é. Engenheiros que querem crescer e serem notados precisam construir uma rede de relacionamento profissional.

Como fazer isso? Conhecendo pessoas da sua área em eventos (palestras, feiras de negócios e workshops), em cursos de pós-graduação, por meio de redes sociais, como o LinkedIn, e até mesmo em seu ambiente de trabalho. Com o networking, você troca conhecimento, experiência e ainda pode ficar por dentro de boas oportunidades de emprego.

Imagine que um profissional esteja começando um negócio e precisa de um engenheiro com a sua formação? Caso vocês já tenham se encontrado anteriormente, quando ele montar sua equipe, pode entrar em contato com você, antes mesmo de abrir um processo seletivo.

3. Garanta a fluência em uma língua estrangeira

Não é novidade que o mundo está globalizado e, dessa forma, não é raro que as empresas contem com unidades em outros países ou realizem parcerias e negociações com companhias no exterior.

Nesse contexto, é fundamental estudar uma língua estrangeira. É preciso, além de fazer um curso de idiomas, sempre colocar em prática esse aprendizado. Uma dica é assistir a filmes e séries com legendas em outras línguas — ou, ainda, sem legenda — para se acostumar à maneira com que os nativos falam.

Ter habilidade com uma segunda língua é interessante para fazer novos contatos, principalmente em grupos online, e também para acompanhar materiais técnicos escritos em outro idioma.

4. Estude sobre gestão de projetos

Se você quer encontrar mais oportunidades profissionais na engenharia, a dica é estudar gestão de projetos. Com esse curso de pós-graduação, você vai aprender habilidades, técnicas e ferramentas para fazer o gerenciamento completo e eficiente de um projeto, podendo trazer bons resultados para a organização. São projetos dos mais diferentes segmentos, como:

  • controle de custos;
  • desenvolvimento de um produto;
  • seleção e recrutamento de talentos;
  • aquisição de matéria-prima;
  • implementação de tecnologias e softwares.

É uma área com alta demanda por profissionais qualificados, já que é possível tornar o negócio mais competitivo, garantindo excelência e qualidade nos processos, com redução de custos.

5. Mantenha-se atualizado

Para se destacar na carreira em engenharia, é necessário acompanhar todas as mudanças do mercado. Em outras palavras: é imperativo manter-se atualizado. O profissional deve estar atento, principalmente, às inovações e às tendências da sua área.

Para isso, além de acompanhar livros e revistas técnicas, é importante saber o que está sendo comentado online, em fóruns de seu segmento, e participar de eventos — embora só isso não baste: o engenheiro deve ficar por dentro das novidades, ao buscar qualificações, como os cursos UCL.

Essa é a chance de investir em dois aspectos mencionados aqui: além de ser uma oportunidade para trocar ideias com colegas de profissão, contribuindo para o aumento da sua rede de contatos, o aluno acompanha uma grade curricular atualizada em relação às demandas do mercado.

6. Desenvolva as soft skills

Muitos profissionais se preocupam apenas com as hard skills, habilidades científicas e técnicas. No entanto, o mercado espera mais de um engenheiro: é preciso desenvolver as soft skills, habilidades pessoais, relacionadas a comportamento, postura, equilíbrio emocional e sociabilidade.

Dessa forma, para brilhar na carreira, é recomendado ter empatia, saber trabalhar em grupo, utilizar a inteligência emocional, ser flexível e ter boa comunicação. Pessoas com essas competências têm bons relacionamentos interpessoais, garantindo harmonia no clima organizacional, o que se reflete na melhora da produtividade das equipes.

Cargos de liderança e gestão

Profissionais que conseguem trabalhar utilizando as soft skills são bem-vistos pela empresa na hora em que surge uma promoção, podendo alcançar cargos de liderança e gestão. São esses cargos, afinal,  que exigem uma boa habilidade de comunicação e inteligência emocional, indo muito além dos conhecimentos técnicos.

Empreendedorismo

Essas habilidades também podem ajudar os engenheiros que sonham em empreender, ou seja, que querem ter o próprio negócio. Isso porque são pessoas que vão conseguir fazer um bom planejamento, ter um olhar diferenciado no momento de montar sua equipe, saber como tomar decisões, definir estratégias e exercer a liderança de modo a inspirar e motivar os colaboradores.

Agora você já sabe quais passos são necessários para ter sucesso na carreira em engenharia. A principal dica, no entanto, é nunca parar de estudar, buscando se aperfeiçoar profissionalmente, com cursos de qualidade, como os de especialização e MBAs.

Está interessado em se qualificar? Então confira as diferenças entre MBA e pós-graduação e comece a planejar seu futuro!

Assista também a este vídeo e veja por que a UCL é a melhor opção para você ascender profissionalmente!