Como trabalhar com marketing digital?

Com a presença cada vez mais indispensável da internet e das mídias sociais no cotidiano de pessoas e empresas, muito se vem falando sobre um tipo de marketing diferente do tradicional, com foco exclusivo no ambiente online. Mas, você já sabe como trabalhar com marketing digital? Já parou para pensar em quais formações e habilidades são exigidas para atuar na área?

Para responder a essas e outras dúvidas sobre o assunto, preparamos o artigo de hoje. A seguir, entenda qual a formação necessária para dominar os conceitos de marketing digital na prática e conseguir uma colocação na área, bem como a importância da especialização para o mercado em questão. Vamos lá? 

O que faz o profissional de marketing digital?

Por se tratar de uma área relativamente nova, interessante e promissora, é normal que cada vez mais profissionais desejem entrar para o campo. Sendo assim, para saber como trabalhar com marketing digital, uma profissão do futuro, nada melhor que entender o que o profissional desse segmento faz, não é verdade? 

Para começar, é preciso entender que chamamos de marketing digital o conjunto de estratégias e atividades executadas online por uma empresa com o objetivo de crescer, ampliar o alcance de seus produtos e serviços, vender mais e, também, manter um relacionamento valioso com o cliente, solucionando os seus problemas na hora exata e fidelizando-o.

Para que isso aconteça, o profissional de marketing digital deve transformar a empresa para a qual trabalha em uma autoridade em seu segmento, realizando ações como:

Gestão de redes sociais

Difícil pensar em quem não esteja presente em, pelo menos, uma rede social nos dias de hoje, não é mesmo? Diante desse cenário, as empresas que desejam colher os frutos do marketing digital precisam marcar presença nelas também, justamente onde seus clientes e futuros clientes estão.

Por meio delas, torna-se possível interagir com o seu público-alvo e publicar conteúdos interessantes e relevantes para ele. Para isso, o profissional da área deve:

  • conhecer as principais redes sociais;
  • estar constantemente atualizado;
  • elaborar conteúdos que atraiam leads;
  • analisar métricas e resultados desses canais.

Produção de conteúdo

É justamente por meio da produção de conteúdos ricos que uma empresa adquire a imagem de autoridade em determinado tema. Para isso, o profissional de marketing digital deve:

  • gostar de escrever;
  • realizar pesquisas e estar em constante aprendizado;
  • ser criativo;
  • saber produzir em certo ritmo.

Uso de ferramentas SEO

Para que as pessoas encontrem o seu conteúdo em meio a tantos outros, é fundamental contar com o auxílio das técnicas de Search Engine Optimization (SEO), de modo a melhorar o ranqueamento da ssuas páginas perante os mecanismos de busca (como Google e Yahoo). Aqui, é preciso:

  • conhecer as técnicas de otimização;
  • saber ao menos um pouco sobre HTML;
  • buscar sempre por conhecimento na área.

Análise de resultados

De nada adiantará fazer todo o trabalho listado acima se, na prática, o devido acompanhamento e a mensuração de resultados não forem feitos.

Isso porque somente assim será possível perceber se as estratégias de marketing digital de fato estão alcançando seus objetivos principais, apontando aquilo que está dando certo e o que precisa ser melhorado. Esse trabalho pode ser feito por meio de:

  • análise de métricas;
  • uso de ferramentas próprias para essa análise, como o Google Analytics.

Quais as habilidades requeridas para trabalhar na área?

Assim como em qualquer campo de atuação, o profissional que deseja trabalhar com marketing digital conta com uma série de habilidades fundamentais para que a função seja cumprida com excelência.

Aqui, o interessante é que, mesmo que você não conte com algumas dessas habilidades, é possível desenvolvê-las e trabalhá-las — basta estar realmente disposto e ter dedicação.

Abaixo, listamos algumas das principais:

  1. vontade de aprender;
  2. familiaridade com o ambiente digital;
  3. saber trabalhar em equipe;
  4. não ter receio em trabalhar com métricas;
  5. dominar ferramentas de marketing digital;
  6. cumprir tarefas com dinamismo;
  7. ter independência no trabalho;
  8. ter interesse em pesquisar e se manter em constante atualização.

Qual formação ter para trabalhar com marketing digital? 

Se você deseja trabalhar com marketing digital, deve primeiramente procurar por uma formação na área da comunicação, uma vez que não há (ao menos no Brasil) uma graduação específica para isso. Alguns dos principais cursos procurados nesse sentido são:

  • marketing;
  • publicidade e propaganda;
  • relações públicas;
  • jornalismo.

Dando esse primeiro passo, o futuro profissional de marketing digital entrará em contato com conceitos fundamentais a serem aplicados posteriormente no ambiente digital. Dessa forma, quando ele estiver trabalhando na área, já contará com uma visão ampla de todo o sistema.

Agora, você provavelmente deve estar se perguntando sobre como ingressar de vez no marketing digital e conseguir uma colocação no mercado, certo? É sobre isso que falaremos no item a seguir.

Qual a importância da especialização?

Em meio a um mercado cheio de desafios, que valoriza cada vez mais aqueles profissionais qualificados e que estão em constante atualização, fazer uma pós-graduação em marketing digital é certamente uma escolha inteligente.

Considerando que o marketing digital é um campo que vem gerando demanda crescente, para estar sempre um passo a frente e conquistar uma boa colocação, é preciso contar com bastante conhecimento técnico e, claro, com uma visão estratégica para inovar.

Em uma pós-graduação na área, serão abordados os principais conceitos e práticas essenciais para que o profissional seja capaz de gerenciar campanhas, realizar todas as tarefas que mencionamos ao longo deste artigo e trabalhar com as análises de dados, de modo a maximizar ainda mais os resultados.

Contudo, lembre-se de que é preciso procurar primeiramente por uma instituição de qualidade, que tenha boa reputação perante o mercado e conte com um corpo docente amplamente especializado.

Agora que você já sabe como trabalhar com marketing digital, que tal buscar por uma formação na área e desenvolver na prática os principais conceitos e habilidades requeridos pela função? Por fim, lembre-se de que a demanda é constante e de que a maioria das empresas que buscam crescer e vender mais já aplica estratégias de marketing digital em suas campanhas!

E então, restou alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe conosco suas perguntas e opiniões deixando um comentário no post. Até a próxima!