Como trabalhar com marketing digital?

Com a presença cada vez mais indispensável da internet e das mídias sociais no cotidiano de pessoas e empresas, muito se fala sobre um tipo de marketing diferente do tradicional, com foco exclusivo no ambiente online. Você já pensou em trabalhar com marketing digital? Sabe quais formações e habilidades são exigidas para atuar na área?

Para responder a essas e outras dúvidas sobre o assunto, preparamos o artigo de hoje. A seguir, entenda qual é a formação necessária para dominar os conceitos de marketing digital na prática e conseguir uma colocação na área, bem como a importância da especialização para esse mercado. Vamos lá?

O que faz o profissional de marketing digital?

Por se tratar de uma área relativamente nova, interessante e promissora, é normal que aumente o número de pessoas que desejam entrar nela. Sendo assim, para saber como trabalhar com marketing digital, uma profissão do futuro, nada melhor do que entender o que o profissional desse segmento faz, não é verdade?

Para começar, é preciso compreender que chamamos de marketing digital o conjunto de estratégias e atividades executadas online por uma empresa com o objetivo de crescer, ampliar o alcance de seus produtos e serviços, vender mais e, também, manter um relacionamento valioso com o cliente, solucionando os seus problemas na hora exata e fidelizando-o.

Para que isso aconteça, o profissional de marketing digital deve transformar a empresa para a qual trabalha em uma autoridade em seu segmento, realizando ações como:

Gestão de redes sociais

Difícil pensar em quem não esteja presente em, pelo menos, uma rede social nos dias de hoje, não é mesmo? Diante desse cenário, as empresas que desejam colher os frutos do marketing digital precisam marcar presença nelas também, justamente onde seus clientes e futuros clientes estão.

Por meio das redes sociais, é possível interagir com o seu público-alvo e publicar conteúdos interessantes e relevantes para ele. Para isso, o profissional da área deve:

  • conhecer as principais redes sociais;

  • estar constantemente atualizado;

  • elaborar conteúdos que atraiam leads;

  • analisar métricas e resultados desses canais.

Produção de conteúdo

É justamente por meio da produção de conteúdos ricos que uma empresa adquire a imagem de autoridade em determinado tema. Para isso, o profissional de marketing digital deve:

  • gostar de escrever;

  • realizar pesquisas e estar em constante aprendizado;

  • ser criativo;

  • saber produzir em certo ritmo.

Uso de ferramentas SEO

Para que as pessoas encontrem o seu conteúdo em meio a tantos outros, é fundamental contar com o auxílio das técnicas de Search Engine Optimization (SEO), de modo a melhorar o ranqueamento das suas páginas nos mecanismos de busca — como Google e Yahoo. Para isso, é preciso:

  • conhecer as técnicas de otimização;

  • saber ao menos um pouco sobre HTML;

  • buscar sempre por conhecimento na área.

Análise de resultados

De nada adiantará fazer todo o trabalho listado acima se, na prática, o devido acompanhamento e a mensuração de resultados não forem feitos.

Isso porque somente assim será possível perceber se as estratégias de marketing digital de fato alcançam seus objetivos principais, apontando aquilo que dá certo e o que precisa ser melhorado. Esse trabalho pode ser feito por meio de:

  • análise de métricas;

  • uso de ferramentas próprias para essa análise, como o Google Analytics.

Qual o perfil do profissional que atua no Marketing?

O profissional de marketing digital é antenado, acompanha o desenvolvimento da tecnologia, vive de olho nas tendências do mercado e tem apreço por estratégias e conceitos inovadores. Vale lembrar que, apesar de também lidar com números, métricas e estatísticas, quem atua nessa área tem verdadeiro interesse pelo ser humano e facilidade para avaliar comportamentos de consumo.

Para entender melhor quem é a pessoa que trabalha com marketing digital, conheça algumas características que definem um perfil de destaque para essa profissão:

Pensamento amplo

A capacidade de pensar “fora da caixa” é típica dos profissionais do marketing. Eles não se contentam com a ideia de fazer mais do mesmo e querem ser reconhecidos pela autenticidade e pela inovação em seus projetos. Dessa forma, o pensamento amplo e sem barreiras é um elemento-chave para quem almeja se dar bem em uma área como essa.

Curiosidade e criatividade

Quem atua no universo do marketing é naturalmente curioso. Seu interesse é direcionado tanto às notícias que estão com alta veiculação quanto às novas estratégias usadas para atrair o público.

Aliada à curiosidade está a capacidade criativa. Essa é uma característica essencial para elaborar campanhas atraentes, assim como para propor soluções revolucionárias em processos que precisam de um upgrade.

Facilidade de expressar ideias

Quem trabalha com marketing tradicional, especialmente em empresas ou agências, sabe que comunicação é a alma do negócio, ou melhor, o coração da profissão. O profissional circula entre os diferentes departamentos da organização e se relaciona com várias pessoas, sempre priorizando a objetividade.

No marketing digital isso não é muito diferente. Mesmo que não mantenha contato presencial com os clientes e com a equipe, as pessoas dessa área utilizam a comunicação como sua ferramenta de trabalho. Além disso, a facilidade de interpretar e sintetizar informações, argumentar, persuadir e expressar ideias com clareza são pontos determinantes para esse perfil.

Flexibilidade e adaptação às mudanças

Mudanças e novidades de mercado podem acontecer em qualquer carreira. No caso do marketing digital, as modernizações são ainda mais evidentes, afinal, trata-se de um campo totalmente integrado aos recursos tecnológicos.

Que a tecnologia se mantém em constante desenvolvimento é uma realidade incontestável. O profissional que atua nesse meio deve estar, portanto, sempre atento ao que surge de novo e, rapidamente, aprender a adaptar seus métodos de trabalho com base em conceitos e ferramentas atuais.

Olhar analítico

O pensamento estratégico baseado na capacidade de avaliar os resultados variáveis de uma ação é outro traço típico do profissional de marketing digital. A visão abrangente é quase uma palavra de ordem para quem trabalha na área, pois somente assim é possível manter a mente aberta para aproveitar os insights, sem ficar preso às respostas prontas.

Gosto por atualização

Quem segue essa carreira tem facilidade para lidar com mudanças e uma ligação espontânea com as novidades. Isso indica abertura, dinamismo e coragem de arriscar em novos terrenos. Essa característica, inclusive, impulsiona o profissional a buscar cada vez mais conhecimentos na área e a manter-se em um processo contínuo de qualificação.

Quais as habilidades requeridas para trabalhar na área?

Assim como em qualquer campo de atuação, quem deseja trabalhar com marketing digital conta com uma série de habilidades fundamentais para que a função seja cumprida com excelência. No tópico anterior descrevemos o perfil de quem atua no ramo, agora vamos listar alguns pontos necessários para construir essa identidade profissional.

É interessante destacar que, mesmo que você não conte com algumas destas habilidades, é possível desenvolvê-las e trabalhá-las. Basta estar realmente disposto e ter dedicação.

Abaixo, listamos algumas das principais:

  1. vontade de aprender;

  2. familiaridade com o ambiente digital;

  3. saber trabalhar em equipe;

  4. não ter receio de trabalhar com métricas;

  5. dominar ferramentas de marketing digital;

  6. cumprir tarefas com dinamismo;

  7. ter independência no trabalho;

  8. ter interesse em pesquisar e se manter em constante atualização.

Qual formação é preciso ter para trabalhar com marketing digital?

Se você deseja seguir essa carreira, deve, primeiramente, procurar por uma formação na área da comunicação, uma vez que não há (ao menos no Brasil) uma graduação específica para isso. Alguns dos principais cursos buscados com essa finalidade são:

  • marketing;

  • publicidade e propaganda;

  • relações públicas;

  • jornalismo.

A partir desse primeiro passo, o futuro profissional de marketing digital entrará em contato com conceitos fundamentais a serem aplicados posteriormente no ambiente online. Dessa forma, quando ele estiver trabalhando na área, já contará com uma visão ampla de todo o sistema.

Agora, você provavelmente deve estar se perguntando sobre como ingressar de vez no marketing digital e conseguir uma colocação no mercado, certo? É sobre isso que falaremos no item a seguir.

Qual a importância da especialização?

Em meio a um mercado cheio de desafios, que valoriza cada vez mais aqueles profissionais qualificados e que estão em constante atualização, fazer uma pós-graduação em marketing digital é certamente uma escolha inteligente.

Considerando que esse campo tem gerado uma demanda crescente, para estar sempre um passo à frente e conquistar uma boa colocação, é preciso contar com bastante conhecimento técnico e, claro, com uma visão estratégica para inovar.

Em uma pós-graduação em marketing digital, serão abordados os principais conceitos e práticas essenciais para que o profissional seja capaz de gerenciar campanhas, realizar todas as tarefas que mencionamos ao longo deste artigo e trabalhar com análises de dados, de modo a maximizar os resultados.

Lembre-se de que é preciso procurar, primeiramente, uma instituição de qualidade, que tenha boa reputação no mercado e conte com um corpo docente amplamente especializado.

Agora que você já sabe como trabalhar com marketing digital, que tal buscar por uma formação na área e desenvolver na prática os principais conceitos e habilidades requeridos para a função? Lembre-se de que a demanda é constante, e a maioria das empresas que buscam crescer e vender mais já aplica essas estratégias em suas campanhas!

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