Como se dar bem em qualquer tema para redação do ENEM?

A prova do ENEM causa certo pânico em algumas pessoas, principalmente por causa da sua redação, cujo tema é sempre uma caixinha de surpresa. Para alcançar uma nota alta no exame e garantir o ingresso em uma boa universidade, é imprescindível que o estudante se dê bem nessa parte da prova e, para isso, existem algumas dicas.

Antes de prosseguirmos, cabe dizer aqui que, independentemente de qual seja o tema para redação do ENEM, o mais importante é que o estudante saiba argumentar e escrever bem. Afinal, o texto cobrado pela prova é uma dissertação na maioria das vezes, modelo em que uma boa retórica é indispensável.

Com isso em mente, continue a leitura deste artigo para descobrir qual é a melhor forma de se dar bem na redação do ENEM!

Entenda os critérios de avaliação

A primeira coisa que um estudante deve fazer ao se preparar para o ENEM é conhecer quais são os critérios de avaliação da redação. É a partir deles que você poderá se guiar na construção do seu texto. Então vamos lá!

Em primeiro lugar, é preciso demonstrar conhecimento da norma culta da língua portuguesa. O estudante deve saber escrever bem e diferenciar a escrita formal da informal. A avaliação aqui leva em conta principalmente o bom uso das regras básicas do português. Portanto, nada de usar gírias, abreviações ou modismos da língua falada!

O segundo critério avalia a compreensão do tema proposto e a habilidade argumentativa do candidato. Para se dar bem, o estudante tem que tomar cuidado para não se desviar do tema da redação e também deve escrever de modo a convencer seu leitor diante de elementos argumentativos bem utilizados. Ou seja, é preciso que você demonstre domínio sobre os conhecimentos relacionados ao tema para criar uma argumentação convincente.

Os próximos dois critérios avaliam a organização do texto e sequenciamento de ideias. Em resumo, é importante que o texto seja coeso, com seus elementos bem interligados, de modo que a construção da argumentação faça sentido ao leitor.

Por fim, e muito importante, o quinto critério exige que o candidato apresente uma solução ao problema abordado no tema para redação do ENEM. Sua conclusão ainda deverá levar em consideração a diversidade cultural e respeitar os valores humanos. O final do texto, portanto, não pode ser ambíguo. É preciso que uma solução concreta seja apresentada.

Com esses critérios em mente, será muito mais fácil ter noção de como organizar sua redação para obter o máximo de pontos possível.

Mantenha-se atualizado

Para escrever um bom texto argumentativo-dissertativo, é preciso que o estudante esteja sempre em dia com os acontecimentos do mundo. É muito comum que o tema proposto na redação seja relacionado a algum assunto em alta na sociedade, como foi o caso de 2015, em que diversas pautas feministas dominavam as redes sociais em defesa da mulher, e o tema do ENEM foi: “A persistência da violência contra a mulher no Brasil”.

Levando em conta os assuntos que estão em alta nos últimos anos, é possível que o tema da próxima redação tenha relação com alguns desses tópicos:

Tecnologia

A cada dia, mais pessoas estão conectadas à internet e às redes sociais. Essa relação entre o homem e a tecnologia é um assunto bem atual, que está cada vez mais presente no cotidiano, principalmente em face da discussão sobre seus malefícios e benefícios.

Família

O conceito de família é algo em plena discussão nos dias atuais. Existe uma infinidade de temas que podem se encaixar nessa categoria, envolvendo principalmente o casamento e a adoção de filhos por casais homossexuais.

Intolerância

Com a ascensão das redes sociais, todos os dias temos notícias de terríveis casos de agressão moral e/ou física baseados em preconceitos raciais, sexuais, religiosos, entre outros. A luta pelo direito das minorias e o fim da intolerância é algo que está sempre em pauta nos noticiários e redes sociais, bem provável de ser cobrada como tema para redação do ENEM.

Vale lembrar que, em 2016, um dos temas cobrados foi justamente sobre intolerância religiosa: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.

Esportes

Como em 2014 tivemos a Copa do Mundo sediada no Brasil e as Olimpíadas em 2016, não será nenhuma surpresa se o tema cobrado pelo próximo ENEM estiver relacionado a esportes, principalmente sobre esses dois eventos e os impactos que eles causaram no país.

Esses quatro tópicos são apenas alguns exemplos. Ficar antenado às notícias de jornais e discussões das redes sociais ajuda o estudante a se preparar para a prova e também amplia sua capacidade argumentativa. Se você estiver tentando prever qual será o tema, é preciso se manter atualizado!

Pratique a escrita e a argumentação

Uma das melhores formas de se preparar para a redação do ENEM é por meio da prática. Agora que você já sabe quais são os critérios de avaliação e o estilo dos temas que costumam ser cobrados, basta começar a escrever e corrigir suas próprias redações.

Escolha algum tema provável de ser cobrado e faça uma dissertação sobre ele de acordo com as normas do ENEM. Depois, você mesmo deverá corrigi-lo, levando em conta os critérios mencionados no início deste artigo. Se for preciso, peça para que outra pessoa também leia e avalie sua redação. O ideal é que você escreva pelo menos um texto por semana.

Uma alternativa é utilizar temas dos exames passados para treinar. Não se esqueça de cronometrar o tempo de escrita, pois você precisa se preparar para terminar a redação em tempo hábil no dia da prova.

Lembre-se de que, para escrever bem, é necessário ler muito. A leitura é importantíssima para deixar o português afiado e se acostumar com estilos de escrita e construção de textos.

Em relação à argumentação, uma boa forma de praticá-la é por meio de discussões amigáveis em seu cotidiano. Exercite sua retórica ao longo do dia a dia, seja entre amigos e familiares, em fóruns de discussão na internet ou nas próprias redes sociais. Mais uma vez, cabe ressaltar a importância de estar por dentro dos assuntos que estão em alta para não ser pego de surpresa.

Para finalizar, é preciso que você mantenha a calma. Mesmo que o tema da redação não esteja dentro do seu domínio de conhecimento, é possível ir muito bem na prova. O mais importante é a sua capacidade de argumentar e o uso do bom português. Com isso em mente, é possível arrasar na prova, independentemente do seu conhecimento sobre o assunto proposto.

Se não quiser que o tema para redação do ENEM lhe cause desespero, então esteja preparado! Com muito estudo e tranquilidade, o sucesso estará garantido!

Agora que você já conhece essas dicas, deixe seu e-mail e receba todo o nosso conteúdo exclusivo sobre Carreira, Educação e Vestibular!