Como saber se a faculdade é boa para você?

Escolher em qual faculdade estudar é uma das decisões mais importantes na vida de um estudante. Afinal, é esse momento que marca o início da sua carreira profissional.

O grande problema é que muitas vezes ficamos na dúvida se estamos fazendo a escolha certa. A pergunta que corrói a mente dos estudantes nessa fase da vida é: como saber se a faculdade é boa?

Para ajudar você a tomar a melhor decisão possível, vamos listar a seguir uma lista de aspectos que devem ser observados para decidir em qual instituição estudar. Confira!

Infraestrutura

Um erro muito comum entre recém-formados no ensino médio é ter preguiça de visitar as instituições superiores do seu interesse. Se você não quer se arrepender da sua decisão, não faça isso!

Visitar as faculdades antes de se decidir em qual estudar é essencial para saber se o ambiente é agradável e bem-conservado. A infraestrutura é um dos pontos mais importantes em uma instituição de ensino.

Lembre-se de que uma boa faculdade não é composta apenas de salas de aulas e professores. É preciso verificar se o local possui biblioteca, laboratórios de pesquisa, salas de informática e equipamentos tecnológicos suficientes para dar suporte aos alunos.

Reputação

Para responder à pergunta “como saber se a faculdade é boa?”, você primeiramente deve verificar se os cursos oferecidos por ela são credenciados pelo Ministério da Educação (MEC). É preciso deixar claro que, se um curso não for credenciado, ele não terá validade nenhuma no mercado.

É possível também avaliar o desempenho e reputação da faculdade em exames como o Enade e em rankings elaborados por jornais, pelo MEC ou qualquer outro veículo de confiança.

Corpo docente

Os professores são grandes responsáveis pela transformação do aluno em um bom profissional. Por isso, antes de tomar uma decisão, tente pesquisar sobre o corpo docente e a metodologia de ensino das faculdades nas quais você pensa em estudar.

Analise o currículo dos professores, pois, quanto mais experiência eles tiverem — seja no âmbito acadêmico ou prático —, maiores serão as chances de que consigam transmitir um conteúdo relevante nas salas de aula.

É interessante também conversar com alunos e ex-alunos da faculdade para saber se a instituição e o corpo docente são comprometidos com a educação e a formação do estudante. Afinal, não existe nada pior do que professores que não têm interesse em dar aulas e ensinar.

Mensalidade

Se você pensa em estudar em uma faculdade particular, é importante levar em consideração o valor da mensalidade do curso para se decidir. Esse, porém, não deve ser um critério decisivo, pois é preferível investir em uma instituição um pouco mais cara, porém com excelência de mercado, do que em uma econômica, mas com uma educação de péssima qualidade.

Localização

A princípio, a localização pode não parecer um problema quando você decide estudar em uma faculdade longe de casa. Porém, com o passar do tempo, isso pode se tornar uma dor de cabeça.

Apesar de esse também não ser um critério decisivo, é de extrema importância que você leve em consideração a distância entre a faculdade e a sua casa. Caso contrário, o dinheiro e tempo perdido com deslocamentos podem acabar se tornando um empecilho aos seus estudos.

Expectativas

Para finalizar, é preciso que você avalie se as suas expectativas em relação ao curso e ao mercado de trabalho podem ser alcançadas na instituição escolhida. Verifique se a faculdade incentiva seus alunos a buscarem estágios profissionalizantes, unindo a teoria à prática, e se existe algum incentivo à iniciação científica e pesquisas acadêmicas.

Quanto mais suporte uma faculdade oferecer aos seus estudantes, maiores são as chances de que eles se tornem grandes profissionais no futuro. Por isso, a interação entre os alunos e a própria instituição é tão importante.

Com essas dicas, você provavelmente terá como saber se a faculdade é boa. Não deixe de pesquisar bastante antes de se decidir, pois essa é uma escolha muito importante na sua vida!

Quer conhecer mais sobre a UCL e descobrir como podemos fazer a diferença na sua formação profissional? Então entre em contato conosco e aproveite para tirar todas as suas dúvidas!