Como fazer um resumo incrível para o vestibular?

Apesar de bastante útil para o aprendizado e assimilação de conteúdo, não é raro encontrar estudantes que têm dificuldades em fazer um resumo para o vestibular. Isso ocorre porque eles cometem erros triviais — como grifar várias páginas, copiar e colar o texto e não organizar ideias e informações — que comprometem todo o processo.

Além disso, há quem o confunda com uma resenha — o que não é a mesma coisa, já que ela propõe uma crítica sobre o que é estudado.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas para ajudar você a elaborar um resumo objetivo, rápido e, principalmente, eficaz para garantir a sua aprovação. Confira!

Organize visualmente as informações

Ao começar o seu resumo para o vestibular, é necessário que você tenha em mente como vai organizar visualmente as informações. Afinal, sem esse cuidado, é possível que elas fiquem soltas no texto e acabem por ter efeito contrário ao desejado, isto é, o de causar dúvidas e confusões quanto ao conteúdo.

Para que isso não ocorra, você pode adotar alguns métodos. O primeiro, por exemplo, é o uso de post-its para destacar dados específicos ou a importância de determinado assunto. Outra opção é a criação de mapas mentais no qual há uma ideia central e você relaciona diversos tópicos a ela.

Além dessas opções, há uma terceira: a utilização de fichas. Cada uma delas funciona como um bloco ligado a um tema, realçando questões importantes sobre ele. Devido à quantidade reduzida de texto, ela trabalha desenvolvendo e estimulando a sua memória fotográfica.

Escreva com suas próprias palavras

Outra dica indispensável é evitar transcrever o conteúdo que está em livros, apostilas e outros materiais de estudo. Ao contrário, faça um exercício de assimilação do que está sendo lido e escreva com suas próprias palavras. Esse processo vai ajudar você a intensificar a sua memorização.

Outro benefício dessa dica é que você vai ampliar a sua capacidade de interpretar textos e saber argumentar mediante o que lhe é exposto — algo que, inclusive, será bastante útil para a prova de redação.

Destaque pontos-chave no resumo para o vestibular

Além das dicas anteriores, é importante que, ao fazer um resumo para o vestibular, você saiba destacar pontos-chave. Isso é ainda mais necessário em matérias como física, química ou matemática, já que são disciplinas que contam com muitas fórmulas específicas que são utilizadas não apenas para a resolução de uma questão, mas sim de várias.

Dessa forma, você pode se utilizar de técnicas mnemônicas, isto é, macetes para associação e memorização, que funcionam como ganchos para ativar a sua memória.

Faça perguntas (e responda a elas)

Por fim, elabore uma lista de perguntas sobre o que você estudou (e que se encontra no resumo). A ideia é que cada uma delas funcione como um preparativo para o vestibular, tendo, inclusive, potenciais questões que podem vir a cair nele.

Porém, não basta colocá-las no resumo, é preciso respondê-las também. Dessa forma, você torna o conteúdo mais claro e de fácil compreensão, pois reforça os principais conteúdos de cada matéria, e ainda consegue identificar quais assuntos precisam de mais atenção por conta do grau de dificuldade.

Gostou das nossas dicas sobre como elaborar um resumo para o vestibular? Então, já sabe: não deixe de colocá-las em prática para alcançar o resultado que você tanto almeja para entrar no ensino superior!

E, se você tem outras dicas valiosas para fazer um resumo incrível, não deixe de compartilhar com a gente nos comentários!