Como estudar nas férias? Confira nossas dicas!

Todo mundo merece um pouco de descanso, não é mesmo? Tanto a rotina de estudos quanto a de trabalho são capazes de deixar qualquer pessoa cansada ao longo do ano. Porém, os momentos de folga também podem ser aproveitados para aprender e estudar nas férias, o que não é uma ideia tão ruim assim.

O segredo é saber organizar o seu tempo para conciliar as duas coisas e não acabar ainda mais esgotado. Você está pensando em dar um gás nos estudos nesse período? Acompanhe as nossas dicas para cumprir essa missão com sucesso!

5 dicas para estudar nas férias sem deixar de aproveitar

Estar de férias normalmente é sinônimo de ter mais tempo livre, pois somos dispensados dos compromissos diários com a escola ou com o trabalho. Isso significa que dá para encaixar outras atividades na rotina, sem contar que dá para estender as horas de sono e, quem sabe, até tirar um cochilo durante o dia.

Na verdade, cada pessoa tem as suas preferências para descansar e também se divertir. Enquanto alguns preferem ficar em casa para assistir séries no modelo “maratona”, outros gostam mais de sair ou viajar, por exemplo. Então, o ideal é conseguir aproveitar ao máximo sem necessariamente deixar os estudos de lado. Será mesmo que isso é possível? Veja quais são as nossas sugestões!

1. Pense em uma programação

Não deixe que as suas férias sejam jogadas ao acaso, sem qualquer tipo de plano. Embora haja quem não goste de ter uma vida muito planejada, a organização do seu tempo será importante para conciliar estudo, diversão e descanso. Portanto, vale a pena pensar em uma programação que equilibre esses três fatores de uma forma agradável.

A ideia é criar uma espécie de agenda com tudo o que você pretende fazer durante a sua folga: assistir determinado filme, visitar um amigo, ler um livro que está parado há tempos, aprender uma nova habilidade, fazer programas familiares, enfim, o que quiser. Distribua as suas horas considerando ainda os compromissos habituais (tipo ir ao dentista ou fazer um exercício físico) para perceber qual será o tempo disponível para estudar sem ficar sobrecarregado.

Você pode definir que estudará por duas horas todas as manhãs para ficar com as tardes e noites livres. Ou talvez prefira se dedicar por uma tarde inteira três vezes na semana. Encontre o seu ponto de equilíbrio e crie metas realistas para cumprir.

2. Revise os assuntos complexos

Na época das aulas, os dias costumam ser mais corridos e isso pode dificultar a dedicação para um assunto que você considera complexo — o que também é algo muito pessoal. Sendo assim, aproveite esse momento “relax” para se concentrar em temas que oferecem maior grau de dificuldade.

Parece chato estudar algo que você não se identifica tanto justamente nas férias, não é verdade? Mas pense diferente: é bom aproveitar a mente descansada para encarar esse desafio.

Sem pressa, retome os conteúdos e se esforce para compreendê-los. Leia com calma, busque materiais complementares e tente se livrar de todas as adversidades. Essa pode ser a melhor oportunidade de aumentar o seu rendimento e resolver pendências para não prejudicar os seus resultados no futuro.

3. Cuide do seu sono

Pode até ser que você não seja grande fã de ficar horas a mais na cama, porém, tenha a certeza de que dormir bem é um critério fundamental para o seu desempenho. Acontece que, no dia a dia nem sempre conseguimos descansar tão bem, seja pelas preocupações naturais do cotidiano, seja pelas inúmeras tarefas acumuladas.

Aliás, quem nunca virou uma madrugada para estudar para uma prova no dia seguinte? O problema é deixar que isso vire um hábito capaz de afetar o seu bem-estar e, consequentemente, a sua produtividade.

Já que as férias chegaram, coloque o seu sono em dia para realmente ter a sensação de que está descansando o corpo e a cabeça. Evite exageros até mesmo quando estiver se divertindo, para depois conseguir voltar à rotina com a energia revigorada.

4. Consuma conteúdos interessantes

Uma ótima dica para conciliar estudo e diversão é procurar alternativas de aprendizado. Ou seja, não é necessário ficar o dia todo debruçado sobre um livro para aprender algo, pois existem conteúdos ricos que são produzidos de outras formas.

Três exemplos disso são filmes, séries e documentários. Esse tipo de entretenimento pode ser muito interessante e enriquecedor, basta escolher as temáticas certas. É possível ainda estudar pela internet, assistindo videoaulas ou visitando sites especializados no seu objeto de estudo.

Aplicativos para celular também fazem companhia em momentos de espera ou pequenos intervalos, mais uma forma de aprender nas horas vagas. Quem está focado em dominar um idioma estrangeiro, por exemplo, tem uma grande variedade de opções para escolher.

Que tal programar visitas a museus, feiras ou exposições? Eventos da sua área de interesse são boas ocasiões inclusive para expandir o networking. A intenção é variar os estímulos e as fontes de conteúdo, fugindo dos modos tradicionais que já são explorados durante a época de aula.

5. Valorize o tempo de lazer

Por último, não cometa o erro de estudar ou dormir demais durantes as suas férias. Como já foi dito, o segredo é organizar o seu tempo e equilibrar as atividades. De nada adianta ficar insatisfeito por não ter aproveitado o suficiente seu período de folga. De fato, a organização será sua maior aliada para curtir tudo o que quiser e cumprir com o cronograma de estudos.

Então, quando estiver se divertindo, tente distrair a mente e usufruir de todas as oportunidades. Da mesma forma, fique focado nas horas que reservar para estudar, já que ser eficiente vai garantir que os seus planos não sejam prejudicados. Valorize cada momento e não se esqueça das responsabilidades que fazem parte da busca por um futuro de sucesso!

Viu só como estudar nas férias não é uma missão impossível? Considere todas as dicas que listamos aqui para começar a pensar no recesso e montar a sua programação!

Se você gostou do post e quer continuar conferindo outras publicações como esta, siga os nossos perfis nas redes sociais. Fica bem mais fácil acompanhar tudo pelo Instagram e Facebook!