Como escolher a faculdade ideal em 11 passos!

 

O Ensino Médio acabou (ou está acabando) e você, provavelmente, deve estar sentindo a pressão de seus familiares e amigos sobre qual rumo profissional tomar, não é mesmo? O importante é manter a calma nessa hora e escolher a faculdade ideal para o seu perfil.

Pensando nisso, nós selecionamos 11 passos para você descobrir a instituição/curso mais apropriado para investir no ensino superior.

Ficou curioso? Acompanhe a leitura do post e confira quais são eles!

1. Faça uma autoavaliação

Antes de tudo, é necessário você se conhecer para garantir que a escolha de sua carreira profissional seja certeira. Portanto, comece fazendo uma lista de suas habilidades, gostos e hobbies.

Feito isso, procure as profissões que mais se encaixam com as características e qualidades listadas. Depois, pesquise os cursos que podem ajudar você a atingir seus objetivos e colete o maior número possível de informações sobre eles.

2. Preze pela localização

Após o passo acima, é preciso verificar quais instituições são mais próximas de onde você mora, ou seja, para evitar problemas de atraso, é fundamental que elas sejam acessíveis.

Também considere a proximidade de linhas de ônibus e grandes vias de acesso por veículos. Uma simples busca no Google Maps pode lhe fornecer todas essas informações.

3. Avalie a infraestrutura

Também é importante conferir a estrutura das universidades que você está pesquisando. Para isso, avalie itens como:

  • salas de aula, refeitórios e estacionamentos;

  • espaços de convivência e áreas verdes;

  • equipamentos e laboratórios desenvolvidos para o curso desejado;

  • disponibilidade de Wi-Fi gratuito;

  • número de exemplares disponíveis na biblioteca.

Todos esses fatores ajudarão você a descobrir como poderá ser sua rotina na faculdade. Em que tipo de ambiente você gosta de realizar os seus estudos? Na hora de decidir qual a instituição ideal, preze sempre pela sua comodidade e bem-estar.

4. Verifique se a instituição é reconhecida pelo MEC

Descubra o tempo de existência do curso que você deseja fazer, se ele é reconhecido pelo MEC, bem como as notas do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que comprova o nível de aprendizagem dos alunos em relação às matérias, suas habilidades e competências.

5. Confira a reputação da instituição no mercado de trabalho

Apesar de alguns alunos seguirem uma carreira acadêmica após concluírem seus respectivos cursos de graduação, a maioria deles almeja uma boa formação para conseguirem um bom emprego no futuro e, por causa dessa demanda, as profissões estão cada vez mais competitivas.

Em consequência disso, é muito importante escolher uma faculdade que seja vista com bons olhos pelas empresas privadas e até mesmo pelo setor público, já que muitas universidades contam com grades iguais ou semelhantes às matérias cobradas em concursos públicos.

6. Conheça o corpo docente

O corpo docente de uma faculdade é o núcleo principal de todos os cursos, já que é ele que conduz a formação dos estudantes. Portanto, verifique a qualificação dos professores para ter certeza de que o curso que você deseja fazer tem excelência. Para fazer isso, analise alguns fatores, como:

  • titulação (especialidades, mestrado, doutorado ou PHD);

  • renome, como é o caso de grandes juristas, escritores, jornalistas, médicos, etc.;

  • obras publicadas e palestras, que comprovam a contribuição do profissional para sua área de atuação.

Normalmente essas informações ficam disponibilizadas no site oficial da faculdade, de acordo com o curso. O histórico resumido de cada professor inclui dados que podem fazer a diferença na hora da sua escolha.

7. Busque a opinião dos alunos e ex-alunos

Busque feedback das pessoas que já passaram pela instituição na qual você deseja estudar. Os ex-alunos, por exemplo, poderão ajudar você com informações sobre a universidade. Além de poderem explicar para você suas impressões, eles também podem tirar muitas dúvidas.

Outra dica é procurar o perfil da universidade almejada nas redes sociais e ver o que os estudantes comentam, quais são as perguntas e reclamações mais frequentes etc. Dessa forma, você conseguirá coletar informações relevantes de quem já está vivenciando a rotina da instituição.

8. Analise a estrutura curricular

Esse é um passo muito importante para sua decisão. No site da faculdade, você encontrará as grades curriculares de todos os cursos. Veja se as disciplinas são flexíveis e diversificadas, ou seja, se elas podem expandir seus conhecimentos em diversas áreas, para não tornar os estudos maçantes demais.

Além disso, as matérias precisam acompanhar as inovações do mercado de trabalho, renovando sempre seus temas para que você seja um profissional bem-preparado.

9. Verifique os valores das mensalidades

As mensalidades e o valor dos materiais de estudo oferecidos aos alunos são essenciais para manter e sustentar uma instituição, porém, é fundamental que essas despesas tenham um preço competitivo em relação às outras universidades.

Algumas faculdades que prezam pela formação dos estudantes costumam dar bons descontos para os que efetuam o pagamento antes da data prevista ou para aqueles que conseguiram uma boa colocação no ENEM e/ou no exame de bolsas.

Sem contar que também há a possibilidade de financiamento estudantil — como o FIES e o PROUNI — e até mesmo financiamento na própria instituição. Tudo é possível para quem deseja ter uma carreira de sucesso!

10. Verifique o nível de concorrência entre os cursos

Esse é um ponto crucial para quem deseja escolher um bom curso. A quantidade de candidatos por vaga é um indício importante sobre a qualidade da Instituição de Ensino Superior (IES). Se o curso oferecido for ruim, poucas pessoas vão querer disputá-lo e, consequentemente, a concorrência será baixa.

Um curso com maior concorrência significa que as pessoas têm um nível maior de instrução, o que é muito relevante para sua formação acadêmica. Se você não se importa em ficar bastante tempo se preparando para passar no vestibular, esse é um motivo e tanto para ajudar você a decidir onde estudar.

11. Confira se a universidade oferece programas de estágios e intercâmbios

Você deseja terminar a faculdade já empregado e sendo disputado entre as empresas? Então escolha uma instituição que possa lhe oferecer vagas de estágio que coloquem seus conhecimentos em prática.

Além disso, verifique se a universidade também possui programas de intercâmbio estudantil que concedam a oportunidade de passar temporadas de estudos em outros países. Afinal, conhecer novas perspectivas, culturas e aprender um novo idioma, principalmente o inglês, pode ser um grande diferencial para sua carreira.

Esperamos que as dicas abordadas ao longo deste post possam ajudar você a escolher a faculdade ideal para você. Basta colocá-las em prática para encontrar a que mais se encaixa no seu perfil e orçamento. Ah, e não se esqueça de considerar as instituições que estão mais próximas de sua residência!

E então, o que achou do post de hoje? Se quiser ficar por dentro de mais dicas que vão ajudar você nessa fase de escolhas, aproveite para assinar nossa newsletter e receber nossos conteúdos diretamente no seu e-mail!