Como criar uma rotina de estudos para a vida real?

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos estudantes que se preparam para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é conciliar os estudos com as outras tarefas diárias. Além de ir à escola, praticar exercícios físicos e fazer cursinho, é preciso dedicar um momento específico do dia para estudar em casa — e isso não é nada fácil.

É importante que você saiba se organizar, para dar conta de todas essas tarefas sem deixar de ter um tempinho para relaxar e se divertir. Confira as dicas que preparamos para você aprender a fazer uma rotina de estudos eficaz e ficar mais perto do sonho de entrar na faculdade!

Crie um cronograma diário

A primeira coisa que deve ser feita ao planejar seus estudos é ter noção de quanto tempo livre você pode dedicar a essa tarefa. Não adianta querer estudar 5 horas por dia, se tem apenas 3 horas livres. Você vai se estressar e ficar frustrado por não conseguir cumprir seus horários.

Crie uma tabela que contemple sua rotina semanal (escola, cursos, horário de almoço etc.) e verifique quais momentos livres de cada dia podem ser dedicados ao estudo. Dessa forma, ficará muito mais fácil se organizar e saber qual é o momento de começar e parar de estudar. Existem, inclusive, diversos aplicativos para celular que podem ajudar nessa organização.

O tempo ideal de estudo varia de pessoa para pessoa. Em vez de fixar um montante de tempo específico, é melhor estabelecer metas de estudo — ler 30 páginas e resolver 20 exercícios diariamente, por exemplo — e verificar o quanto você é capaz de cumprir a cada dia. Pouco a pouco, você vai conseguir adaptar essas metas ao seu tempo disponível.

Livre-se das distrações

Se você quer saber como fazer uma rotina de estudos, precisa ter claro que os horários estipulados devem ser usados exclusivamente para isso. Não adianta nada criar um cronograma diário, se você mesmo não o obedecer.

Esqueça televisão, videogame e outros eletrônicos, na hora dos estudos. Aliás, no caso do celular, a dica é desligá-lo, pois qualquer aviso sonoro ou luminoso pode tirar sua concentração.

Peça também aos seus familiares que respeitem seu momento de concentração e se esforce ao máximo para manter o foco e ter um bom desempenho.

O computador, apesar de ser uma excelente ferramenta de aprendizado, é também uma fonte inesgotável de distração. Se você o utiliza para estudar, tenha a disciplina de fechar todas as redes sociais e quaisquer outros sites e programas que não estejam relacionados a esse objetivo.

Varie seus métodos de estudo

Depois de um longo dia de atividades, é bem provável que você esteja cansado para abrir um livro e ler diversas páginas de uma matéria de que não gosta. Quem quer descobrir como fazer uma rotina de estudos eficaz deve variar seus métodos de repassar os conteúdos.

Faça exercícios e simulados, assista a aulas online, escreva resumos, organize-se para fazer as revisões, enfim, existem diversas formas de estudar as matérias que são cobradas no vestibular. Saiba o momento certo de alternar entre elas para que você consiga ter foco sem tornar seu aprendizado cansativo demais.

O estudo, portanto, deve ser equilibrado. Intercalar as disciplinas e os métodos serve não apenas para tornar essa tarefa mais dinâmica, mas também para ajudar na memorização e aumentar o desempenho do aprendizado.

Não exagere

É inevitável: chega um determinado momento em que nosso cérebro fica muito cansado, incapaz de absorver novas informações. É preciso aceitar que não somos feitos de ferro e relaxar.

É no momento de descanso que memorizamos e assimilamos todas as informações. É fundamental, portanto, realizar pequenas pausas, enquanto estuda — podem ser paradas de dez minutos, em que você levanta da cadeira, alonga o corpo, anda um pouquinho, toma água etc.

Outro ponto importante é não se esquecer de dedicar um horário em seu cronograma semanal para se divertir, praticar esportes e sair com os amigos. Mas é preciso ter bom senso, obviamente, para dosar as duas coisas. Exagerar na diversão também é prejudicial.

Tenha uma boa noite de sono

Uma boa noite de sono também é essencial para obter bons resultados. Ainda que seu dia seja muito cheio, não permita que os estudos consumam toda sua energia, ou seja, não sacrifique a hora de dormir para repassar os tópicos. Isso apenas o deixará estressado e, consequentemente, vai atrapalhar sua disposição e seu rendimento.

Estabeleça horários fixos para estudar

Como fazer uma rotina de estudos? Em seu cronograma, o ideal é estabelecer horários fixos para isso. Assim, você fica mais condicionado a pegar firme nos livros e exercícios em determinado momento do dia.

Se for possível, respeite o seu relógio biológico e aproveite para estudar nos períodos em que seu rendimento é maior. Tem gente que consegue se concentrar logo pela manhã, enquanto outros têm mais atenção à noite. Cada pessoa é diferente, e escolher o horário em que você é mais produtivo vai ajudar a arrasar no vestibular.

Faça, no mínimo, uma redação por semana

A redação tira o sono de muita gente, mas a dica para entregar um bom texto, com bons argumentos e sem erros de gramática e ortografia, é treinar bastante. Então, em seu cronograma de estudos, estabeleça que vai escrever uma redação por semana.

Você pode pesquisar as provas de anos anteriores e dissertar sobre um tema que já foi pedido e também escolher um assunto que está sendo muito discutido na mídia. Reflita bastante, coloque as ideias no papel e depois organize seu texto. 

Se possível, peça para um professor revisar sua dissertação. Assim, você conseguirá entender os pontos de maior dificuldade. Outra dica que vai ajudá-lo a escrever um bom texto é ler bastante: pode ser romance, ficção ou até mesmo as notícias dos portais, assim você aproveita e já estuda atualidades também.

Com muito treino, você vai escrever redações melhores e de modo mais rápido. Vai sobrar mais tempo na prova do vestibular para se dedicar aos exercícios.

Mantenha todos os materiais necessários por perto

Para conseguir dedicar sua atenção às leituras e aos exercícios, é imprescindível ter um espaço organizado. A bagunça vai tirar o seu foco e pode fazer você perder um tempo precioso de preparação para o vestibular.

Separe um cantinho para os estudos. Escolha um local silencioso, em que você consiga repassar as matérias em paz. Pode ser um espaço do seu quarto com uma escrivaninha, onde consiga deixar todos os materiais organizados. Dessa forma, não terá de levantar para ficar procurando livro, apostila ou caneta…

Se não tiver um espaço em casa, deixe uma mochila com todos os materiais separados e vá estudar em uma biblioteca, onde o silêncio é garantido.

Ao colocar essas dicas em prática, você vai conseguir se organizar e, com o tempo, aprenderá a fazer uma rotina de estudos infalível e a conciliá-la com todas as outras atividades do seu dia. Uma vez que você pegar o ritmo, tudo ficará mais fácil, e o sucesso no vestibular será garantido!

Gostou do nosso post? Viu como você pode se planejar e tirar uma boa nota para entrar na faculdade? Compartilhe essas informações com seus amigos nas redes sociais, para que eles também aprendam a como se dar bem nos estudos!