Como criar uma rotina de estudos para a vida real?

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos estudantes que se preparam para o vestibular e o ENEM é a dificuldade em conciliar os estudos com as outras tarefas diárias.

Além de ir à escola, praticar esportes e fazer cursinhos, é preciso dedicar um momento específico do dia para estudar em casa — e isso não é fácil.

Criar uma rotina de estudos eficaz é a melhor forma de se organizar, o que possibilita abranger todas essas tarefas e ainda sobrar tempo para relaxar e se divertir. Para ajudar, confira as dicas que preparamos para você neste post!

Crie um cronograma diário

A primeira coisa que deve ser feita ao planejar seus estudos é ter noção de quanto tempo livre você pode dedicar a essa tarefa. Afinal, não adianta querer estudar 5 horas por dia, se tem apenas 3 horas livres. Você vai acabar se estressando por não conseguir cumprir seus horários.

Crie uma tabela que contemple sua rotina semanal (escola, cursos, horário de almoço etc.) e verifique quais momentos livres de cada dia podem ser dedicados ao estudo. Dessa forma, ficará muito mais fácil se organizar e saber qual é a hora de começar e parar de estudar. Existem, inclusive, diversos aplicativos para celular que podem ajudar nessa organização.

O tempo ideal de estudo varia de pessoa para pessoa. Porém, em vez de fixar um montante de tempo específico, é melhor estabelecer metas de estudo — ler 30 páginas e resolver 20 exercícios diariamente, por exemplo — e verificar o quanto você é capaz de cumprir a cada dia. Pouco a pouco, você vai conseguir adaptar essas metas ao seu tempo disponível.

Livre-se das distrações

Os horários que você estipulou para estudar devem ser usados exclusivamente para isso. Não adianta nada criar uma rotina de estudos se você mesmo não a obedecer.

Esqueça a televisão, videogame e celular na hora dos estudos. Peça aos seus familiares que respeitem seu momento de concentração e se esforce ao máximo para manter o foco e ter um bom desempenho.

O computador, apesar de ser uma excelente ferramenta de aprendizado, é também uma fonte inesgotável de distração. Se você o utiliza para estudar, tenha a disciplina de fechar todas as redes sociais e quaisquer outros sites e programas que não estejam relacionados a esse objetivo.

Varie seus métodos de estudo

Depois de um longo dia de atividades, é bem provável que você esteja cansado para abrir um livro e ler diversas páginas de uma matéria que não gosta. Para evitar essa situação, tente variar seus métodos de estudo.

Faça exercícios e simulados, veja aulas online, escreva resumos, enfim, existem diversas formas de estudar e revisar as matérias que são cobradas no vestibular. Saiba o momento certo de alternar entre elas para que seu aprendizado não fique enfadonho.

O estudo deve ser equilibrado. Intercalar as disciplinas e os métodos serve não apenas para tornar essa tarefa mais dinâmica mas também para ajudar na memorização e aumentar o desempenho do aprendizado.

Não exagere

Chega um determinado momento em que nosso cérebro fica muito cansado, incapaz de absorver novas informações. É preciso aceitar que não somos feitos de ferro e relaxar.

É no momento de descanso que memorizamos e assimilamos todas as informações obtidas durante o dia. Portanto, não se esqueça de dedicar um horário no seu cronograma para se divertir, praticar esportes e sair com os amigos. Mas é preciso ter bom senso, obviamente, para dosar as duas coisas. Afinal, exagerar na diversão também é prejudicial.

Uma boa noite de sono é essencial para obter bons resultados. Ainda que seu dia seja muito cheio, não permita que os estudos consumam toda sua energia. Isso apenas o deixará estressado e, consequentemente, vai atrapalhar seu rendimento.

Ao colocar essas dicas em prática, você vai conseguir se organizar e, com o tempo, conseguirá conciliar uma rotina de estudos infalível com todas as outras atividades do seu dia. Uma vez que você pegar o ritmo, tudo ficará mais fácil e o sucesso no vestibular será garantido!

Agora que você já sabe que é possível conciliar os estudos com todas as outras tarefas diárias, compartilhe este post com seus amigos para que eles também possam aproveitar essas dicas!