Como construir uma carreira bem sucedida na área de tecnologia?

Você é uma pessoa curiosa e que vive conectada ao mundo digital e tecnológico? Pois então, essas características são essenciais para alguém que deseja construir uma carreira bem-sucedida na área de tecnologia.

Com o passar dos anos, cada vez mais empresas necessitam de profissionais especializados nesse setor. Dessa forma, é possível encontrar grandes oportunidades de crescimento.

Entretanto, é necessário se preparar de maneira correta para atender às demandas do mercado e prestar um serviço de qualidade. Existem diferentes tipos de processos que exigem conhecimentos específicos. Por causa disso, muitos têm dúvidas sobre qual área de tecnologia devem escolher.

Este post vai ajudá-lo a entender um pouco mais sobre o assunto. Mostraremos a importância desse setor e daremos algumas dicas para a sua preparação. Confira a seguir.

Por que a área de tecnologia é tão importante?

Provavelmente, você está lendo este artigo em um tablet, smartphone ou computador. De qualquer forma, isso só é possível porque diversas tecnologias foram desenvolvidas, como a internet, o processamento de dados e as linguagens de programação.

Olhando ao nosso redor, é possível encontrar vários tipos de tecnologia que nos ajudam a superar obstáculos e ter mais comodidade em nossas rotinas. Seja para criar braços mecânicos que auxiliam uma cirurgia médica, seja para desenvolver um novo jogo de computador, a área de tecnologia já faz parte do dia a dia da maioria das pessoas.

A carência de profissionais capacitados é muito grande nesse setor. Dessa forma, os salários são maiores. Porém, essa recompensa só é alcançada por aqueles que se esforçam e se engajam em suas atividades.

Qual é a melhor maneira para se preparar?

A área de tecnologia é muito abrangente e atrai diversos perfis de trabalhadores e estudiosos. O desejo de transformar a nossa sociedade em um ambiente melhor, que respeita a natureza e melhora a condição de vida de todos é uma característica primordial para qualquer um.

Além disso, existem algumas dicas podem ajudá-lo a construir uma carreira de sucesso. Confira os exemplos que separamos exclusivamente para você, nosso leitor.

Conheça as áreas de atuação

Com uma simples pesquisa na internet, você pode encontrar as principais áreas de tecnologia existentes. Em um primeiro momento, elas parecem todas iguais, mas certas características mostram que são completamente diferentes umas das outras.

Todas exigem muito esforço e empenho. Por isso, analise muito bem as exigências acadêmicas e o tipo de experiência profissional exigidos.

A segurança da informação é um dos nichos que vem se destacando. Com a migração para o mundo digital, diversas empresas têm problemas com a integridade de dados e documentos em servidores online e na nuvem.

Já para o suporte técnico, é fundamental estar preparado para atender às ordens de serviços e saber trabalhar com hardwares e softwares. A programação é também é outra área que se destaca muito. Existem várias linguagens e um grande mercado a ser preenchido.

Estude, estude e estude

Isso pode parecer óbvio, mas estudar é uma atividade fundamental para o êxito em qualquer tipo de carreira, e não poderia ser diferente para a área de tecnologia. 

Apenas com os estudos é possível acompanhar as mudanças e atender às demandas do mercado. A realização de um curso superior é imprescindível para quem deseja encontrar um bom emprego e aproveitar as oportunidades do mercado. Portanto, escolha aquele que mais lhe agrada.

Lembre-se também de ler artigos e livros, participar de seminários e eventos da área de tecnologia e seguir profissionais e empresas importantes nas redes sociais. Eles podem indicar boas chances de capacitação e mostrar algumas dicas no caminho a ser trilhado.

Aprenda novos idiomas

Saber um outro idioma já deixou de ser um diferencial. Isso já se tornou uma necessidade para conseguir um bom emprego. Grandes negócios têm escritórios em várias capitais do mundo e, dessa forma, conhecer uma nova língua abre diversas portas em sua carreira.

Ademais, muitos artigos e conteúdos são lançados primeiramente em inglês. Quem não domina essa língua acaba ficando atrasado e perdendo espaço para concorrentes mais capacitados.

Quais são os setores mais importantes?

É perceptível que existem diferentes nichos dentro da área de tecnologia no mercado. Mas qual delas você deve seguir? Listamos, abaixo, as principais vertentes desse setor, quais são as matérias estudadas e o campo de atuação de cada tipo de profissional.

Engenharia de controle e automação

Esse curso pode ser considerado como a união entre as engenharias elétrica e mecânica e as matérias de informática. O resultado disso é um profissional mais completo e que tem capacidades interdisciplinares.

Assim, os engenheiros de controle e automação são responsáveis pela análise e desenvolvimento de projetos e sistemas informatizados. 

Eles também atuam na modernização de processos e melhorias em sistemas e equipamentos em diversas fábricas e escritórios. Seus principais objetivos são tornar o ambiente de trabalho mais seguro e eficiente e coordenar equipes com muita qualidade.

As disciplinas introdutórias são as mesmas de um curso de engenharia convencional. Porém, as matérias profissionalizantes direcionam os estudantes para as áreas industriais e de tecnologia.

Engenharia da computação

O curso de engenharia da computação forma profissionais com grande conhecimento técnico-científico. Eles atuam nos setores de ciência da computação e engenharia eletrônica, realizando projetos de hardwares e softwares.

Além do mais, os relacionamentos interpessoais e o perfil de empreendedor são outras características desenvolvidas durante os estudos. De uma forma bem simples, um engenheiro de computação desenvolve e implementa arquiteturas de computadores e processos de automação industrial.

Tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas

A análise e desenvolvimento de sistemas também se constitui em outra área da tecnologia que exige vários estudantes e trabalhadores. Esse setor é destinado à criação, instalação e manutenção de sistemas de informação.

O campo de atuação desse tecnólogo é vasto, já que todas as empresas estão investindo em tecnologia. Ele deve atuar visando à funcionalidade, à qualidade e ao desempenho das soluções adotadas pelas gestões.

O que você achou do nosso conteúdo? Quer se preparar para atuar na área de tecnologia e em outros setores do mercado? Então, descubra qual é o seu perfil profissional!