As 6 melhores séries para te ajudar a passar no vestibular

Quem disse que não é possível aprender e estudar ao mesmo tempo em que você se diverte? No universo do entretenimento, não faltam produções cheias de referências aos conteúdos que você vê em sala de aula e que são cobrados no vestibular.

Porém, com tantos programas de TV, é difícil estabelecer quais são as melhores séries para acompanhar e, de quebra, impulsionar o aprendizado, não é mesmo?

Pensando nisso, reunimos seis sugestões que discutem desde momentos históricos a embasamentos científicos e questões da atualidade. Prepare a pipoca e acompanhe!

1. Roma

Para começar, há Roma, que foi uma produção da HBO em parceria com a BBC. Ela se centra no século I a.C. e mostra a ascensão de Roma como um império em meio a uma disputa interna de poder entre Júlio César e Pompeu Magno.

Por se tratar de um período da história de suma importância para a formação da Europa e do mundo ocidental, há diversos personagens baseados em pessoas que foram cruciais para os eventos que se desenrolaram, como Lucius Vorenus, Titus Pullo e Otávio Augusto.

2. Vikings

No mesmo formato de Roma, porém produzida pelo canal History, temos a série Vikings. Ela é ambientada na Europa medieval e retrata os séculos X a XII, quando os guerreiros vikings dominavam a Escandinávia — região formada por Dinamarca, Suécia, Islândia, Finlândia e Noruega.

Em meio a esse contexto, acompanhamos como a disputa de poder ocorria em uma civilização pagã e como eram as invasões a outros países que sofreram com os ataques deles, em especial a Inglaterra e a França.

3. The Crown

The Crown, por outro lado, é considerada uma das melhores séries biográficas já feitas pela Netflix, a queridinha dos usuários de serviços de streaming.

Afinal, fora os investimentos e a produção primorosa, o enredo aborda a trajetória da Rainha Elizabeth II e os principais acontecimentos que marcaram as últimas décadas na coroa britânica. Alguns exemplos são o nevoeiro de 1952, que cobriu Londres e deixou milhares de mortos, e a relação com as antigas colônias, em especial a Índia.

4. Auschwitz: The Nazis and the Final Solution

Outra obra imperdível é a série documental Auschwitz: The Nazis and the Final Solution, disponível na Netflix.

Simples e direta ao ponto, ela apresenta um dos mais emblemáticos campos de concentração criados durante a Segunda Guerra Mundial, que foi responsável por um dos mais terríveis extermínios em massa da humanidade.

Nele, milhões de judeus foram torturados, vítimas de experimentos científicos e dizimados pelas mãos dos nazistas.

5. The Big Bang Theory

Saindo um pouco das melhores séries históricas, há uma que certamente vai agradar aqueles que pensam em seguir a área de exatas: The Big Bang Theory.

O motivo disso é que, vira e mexe, há menções aos grandes nomes da física e da matemática, como Newton, Stephen Hawking e Aristóteles, além de explicações de teorias, como a das cordas, do buraco de minhocas e das ondas gravitacionais.

Ah, e para completar, o sitcom traz diversas referências às culturas pop e nerd de uma forma divertida e inteligente!

6. Black Mirror

Por fim, não podemos deixar Black Mirror de fora, não é verdade? Conhecida (e adorada) por muitos, a série retrata diferentes mas nem tão distantes assim realidades distópicas causadas pelo envolvimento da tecnologia nas relações humanas.

Como cada episódio conta uma história específica, é possível refletir e questionar sobre os mais diferentes assuntos, como o uso das redes sociais, a inteligência artificial, a chantagem virtual, a invasão de privacidade, o papel da internet nas eleições etc.

Gostou das nossas sugestões de melhores séries para aprender e estudar para o vestibular enquanto se entretém? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e combine com os amigos de assistirem a todas elas juntos!