Aprenda 6 meios de melhorar a sua gestão do tempo e se manter organizado

Você é do tipo de pessoa que consegue se organizar e dar conta de todas as atividades que precisa realizar durante o dia? Ou está mais para o perfil procrastinador, que deixa para fazer tudo aos 45 do segundo tempo e vive perdido em meio às tarefas acumuladas? Se a segunda descrição é mais a sua cara, está na hora de aprender sobre gestão do tempo.

Este post foi preparado com o objetivo de ajudar você a planejar sua rotina, para aumentar a produtividade e ter dias menos estressantes. Quer saber como? Continue a leitura e conheça 6 dicas fundamentais para administrar o seu tempo!

O que é gestão do tempo e qual a sua importância?

O conceito pode variar de nome — administração, gerenciamento ou gestão de tempo —, mas o objetivo é o mesmo: organizar os horários e compromissos diários. Em resumo, é um conjunto de técnicas utilizadas para mensurar e otimizar o período gasto em cada atividade do dia a dia.

A gestão de tempo é um recurso que envolve planejamento, estratégia, avaliação de prioridades, responsabilidade e, claro, uma alta dose de disciplina. Pode ser aplicada para qualquer finalidade: melhorar o rendimento no trabalho; aumentar o aproveitamento acadêmico; manter as tarefas domésticas em ordem e conciliar os compromissos pessoais.

Em todos os casos, gerenciar o tempo favorece a produtividade e a qualidade das atividades executadas. Não é à toa que é um método bastante indicado para quem precisa equilibrar a rotina de estudos e trabalho, sem falar em obrigações familiares e vida social.

Você possivelmente já usou o argumento “não tenho tempo” ou já ouviu alguém se queixar de que a vida é muito corrida. Acontece que ser uma pessoa ocupada não é sinônimo de eficácia. Você pode ter inúmeras tarefas para realizar e não dar conta de fazer nem a metade.

Saber administrar seus afazeres não significa ter mais trabalho. Pelo contrário, gerenciar a rotina quer dizer atingir mais resultados com menos desperdício de horas. Para isso, é necessário usar o tempo a seu favor e agir de maneira planejada, sem precisar apagar incêndios todos os dias.

Assim, você atinge seus objetivos com menos estresse, menos esforço, pouco risco de imprevistos e sem acúmulo de problemas. Por outro lado, ganha em quantidade de atividades realizadas e tem mais tempo livre e mais qualidade de vida.

Como se organizar para gerenciar o tempo?

Até aqui, você já compreendeu a importância da gestão do tempo para melhorar a produtividade e o desempenho no dia a dia, mas como aplicar essa técnica na prática? Qual é o segredo para organizar a rotina e conciliar tantos compromissos? É exatamente isso que você vai aprender agora!

1. Trabalhe com listas

Essa dica já é uma velha conhecida de quem vive mergulhado em dúzias de afazeres. Talvez você até já tenha tentado colocar suas obrigações em ordem com a ajuda de uma lista, mas não foi tão eficiente para cumpri-la.

Algumas pessoas têm mais facilidade para se guiar por uma rotina estruturada, outras nem tanto. Os piadistas de plantão falam que fazer listas é bem típico de quem é da área de humanas.

O fato é que as listas de tarefas ajudam, sim, e muito! Isso porque elas facilitam a organização e a hierarquia das atividades que você precisa executar no decorrer do dia. Assim, fica mais fácil acompanhar o seu desempenho e você não corre o risco de deixar alguma coisa sem fazer.

2. Defina metas todos os dias

Alguma vez você já se deitou na cama, no final do dia, e pensou: “Que bom! Hoje, consegui fazer tudo o que eu precisava”? A sensação de dever cumprido traz um alívio imenso, especialmente se você é daqueles que vive cheio de compromissos, sem saber por onde começar.

Estabelecer metas para alcançar todos os dias é uma ótima maneira de adquirir disposição e se movimentar para concluir suas tarefas. Isso porque nós somos movidos por expectativas e objetivos, e é essa busca por realizações que nos empurra para frente.

3. Faça uma escala de prioridades

Saiba diferenciar importância e urgência — isso é essencial para definir a prioridade dos seus compromissos. Com frequência, invertemos a ordem das atividades, damos preferência ao que poderia ser adiado e perdemos o prazo do que era realmente necessário.

É por isso que, ao listar as tarefas que você precisa fazer ao longo do dia, é importante determinar uma ordem coerente. O ideal é reduzir ao máximo o número de afazeres urgentes, para diminuir também o seu estresse. Concorda?

4. Estabeleça hábitos pela repetição

Você pode até se questionar: “Ah! Na teoria, a gestão de tempo é supereficiente, mas, na prática, dá certo mesmo?”. Tudo é questão de treino! Já ouviu falar que a repetição pode levar à perfeição? Ao executar uma rotina planejada, dia após dia, você adquire novos hábitos, e a organização acontece com naturalidade.

Não se preocupe! O objetivo não é se tornar uma pessoa perfeita e realizar tudo de forma impecável e com pontualidade britânica. Nem carregue essa autocobrança excessiva, porque isso só causa mais ansiedade. O propósito da gestão de tempo é apenas equilibrar seus afazeres diários para ter mais realizações, tranquilidade e tempo livre.

5. Não dê espaço para a procrastinação

Não podemos negar que a sensação de “deixar para depois” é até um pouco prazerosa. Se você, por exemplo, estiver no meio da maratona de um seriado e se lembrar daquele trabalho de escola que precisaria ser entregue na próxima aula, não dá vontade de deixar para fazer às pressas na manhã seguinte?

O problema da procrastinação é que ela vira uma bola de neve. Você passa a acreditar que sempre vai dar conta de fazer tudo na última hora, mas isso pode prejudicar a qualidade das suas atividades e resultar em acúmulo de tarefas, além de gerar um estresse desnecessário.

6. Reserve momentos para relaxar e recuperar a disposição

Agora, sim! Depois de cumprir todas as suas obrigações, pode terminar de acompanhar as temporadas da sua série favorita. Ou aproveite o tempo que sobrar para se dedicar a qualquer outra coisa que queira — sair com os amigos, ler um livro, ir ao cinema, ficar com a família etc.

O importante é que você faça bom uso do seu tempo livre e apenas relaxe. A mente e o corpo precisam de paradas para recarregar a energia e recuperar o foco. Ah! E lembre-se de também fazer pequenas pausas durante os dias atribulados: hidrate-se, respire e continue!

Ninguém é de ferro. Assumir múltiplas responsabilidades e entregar resultados todos os dias não é fácil, mas com dedicação, disciplina e com as estratégias certas de gestão do tempo, você vai conseguir organizar sua rotina e atingir qualquer objetivo.

Gostou das nossas dicas? Então, ajude seus colegas que também precisam de uma forcinha para conciliar os compromissos. Basta compartilhar este post nas suas redes sociais!