Ainda não sabe se deve estudar à noite? Confira 7 vantagens!

Uma dúvida que vive rondando a cabeça de algumas pessoas é: estudar à noite é ou não uma boa opção? Na verdade, não há uma escolha certa ou errada, pois isso depende muito das preferências e das necessidades de cada um.

O certo é que uma decisão importante como essa deve ser tomada com muito cuidado e consciência, afinal, nosso tempo é um bem valioso e precisamos pensar bastante, antes de decidir como utilizá-lo.

O ideal é cercar-se de informação, para encontrar a melhor alternativa. Você já pensou sobre isso? Continue acompanhando o post para conhecer as vantagens de fazer um curso noturno!

1. A concorrência é menor em alguns cursos

Um dos fatos que você deve perceber, ao começar a pesquisar cursos do seu interesse, é que muitas opções noturnas apresentam uma concorrência menor. Isso não é uma regra, mas grande parte dos alunos que saiu do Ensino Médio procura vagas no turno diurno.

É até comum, inclusive, que as turmas da noite sejam formadas por pessoas um pouco mais velhas, que provavelmente já trabalham e levaram um tempo até entrar na faculdade.

Sendo assim, o processo seletivo tende a ser um pouco mais tranquilo, pois há menos estudantes lutando pela mesma oportunidade que você. Vale ressaltar que isso não quer dizer que estudar à noite é mais fácil, já que o nível de dificuldade do curso não muda de acordo com a procura.

2. É mais fácil encontrar um estágio

Outra vantagem de deixar os estudos para a parte da noite é ficar com o dia todo livre para trabalhar. Aliás, este pode ser considerado um problema para quem faz cursos diurnos: muitas vezes, é complicado conciliar os horários do trabalho e da faculdade.

Muitas empresas ainda buscam colaboradores para cumprir suas atividades no horário comercial. Logo, quem tem o compromisso de estudar apenas à noite consegue atender a essa demanda, sem grandes prejuízos para a vida acadêmica.

No caso dos estágios, normalmente os contratos são de meio período. Contudo, há também muitas pessoas que trabalham em tempo integral e não poderiam estudar em outro horário.Estudar à noite é, portanto, uma facilidade para quem deseja trabalhar e já começar a construir uma carreira.

3. Seus colegas provavelmente já estão no mercado

Todas as fases e situações da vida oferecem pontos positivos e negativos, não é verdade? Ter uma rotina universitária agitada, cheia de amigos da mesma idade e festas pode ser algo muito legal. Só que não é a realidade de todos.

Uma tendência perceptível nas turmas da noite é de um perfil de alunos que já trabalha e está mais preocupado com a sua trajetória profissional. Por conhecer melhor os desafios do mercado de trabalho, esse grupo busca desenvolver as suas capacidades para crescer — e, possivelmente, não tem tanto tempo para outras coisas.

Além do mais, muitos já estão construindo suas famílias. Tudo isso acaba elevando um pouco o nível de maturidade da turma. Ainda que existam alunos muito jovens, a probabilidade de um estudante noturno já estar mais encaminhado profissionalmente é grande.

A maior vantagem nesse contexto é fortalecer o seu networking. Então, vale a pena dedicar-se a conhecer os colegas, trocar experiências e firmar contatos que podem ser interessantes para o seu desenvolvimento. Os próprios professores devem aproveitar a chance de promover essa troca e enriquecer as aulas.

5. A rotina noturna é mais sossegada

Durante o dia, tudo está aberto e em constante movimento. Os carros se aglomeram e formam filas de trânsito intermináveis, as ruas estão agitadas e barulhentas, enfim, parece que um modo mais “estressante” fica instaurado. Especialmente em cidades maiores, isso costuma ser bem nítido.

Diante disso, estudar à noite pode ser uma alternativa mais tranquila. Os ambientes ficam mais calmos e até o tempo de deslocamento para a faculdade deve ser menor, pois a hora do rush já passou. Para quem prefere a calmaria, esse é certamente um aspecto favorável.

6. Não é preciso acordar tão cedo

Esse é um benefício atrativo para quem gosta de dormir um pouco mais. Aquele compromisso de acordar muito cedo para ir para a escola — que praticamente todo mundo vive desde criança — talvez encontre uma trégua agora.

É claro que o trabalho pode exigir esse tipo de obrigação, mas a flexibilidade de horários também é uma tendência no mercado. Milhares de empresas estão adotando ou já adotaram a ideia de maior liberdade nas jornadas de trabalho — o próprio regime de home office é outro exemplo disso.

Sem contar que muitas pessoas não funcionam tão bem de manhã e encontram dificuldades para levantar com a mente já disposta para os estudos. Identificar essa característica de produtividade é até um fator importante para ajudar na decisão de qual o melhor turno para estudar.

7. Seus dias ficam livres

Deixar a vida acadêmica para o período noturno faz com que os seus dias fiquem mais livres para outras atividades. Quem trabalha de manhã e estuda à noite consegue ter a tarde inteira para encaixar outros compromissos, por exemplo.

Ter os dias ocupados e as noites desocupadas nem sempre é uma vantagem, principalmente porque muitos estabelecimentos não funcionam nesse horário. Para resolver um problema no banco é preciso encontrar a sua agência aberta. Médicos, dentistas e outros profissionais também não trabalham até tarde.Estudar à noite deixa o dia livre para cumprir outras obrigações do dia a dia.

Você vai perceber que ter disponibilidade no horário comercial aumenta as suas possibilidades. É claro que o seu tempo livre deve ser aproveitado para estudar em casa, mas, com organização e disciplina, é possível conciliar várias outras tarefas.

Estudar à noite pode oferecer muitos benefícios para a vida do estudante. Ao mesmo tempo, é óbvio que existem as dificuldades que precisam ser vencidas. Ter uma rotina equilibrada é uma delas, pois a falta de sono prejudica não só a saúde como a capacidade de aprendizado.

O que achou da nossa lista de vantagens? Se você gostou do conteúdo, aproveite para compartilhar o post nas suas redes sociais e informar seus amigos! Quem sabe eles não estão precisando refletir sobre o assunto?