A pós-graduação em gestão de pessoas ensina algo para a vida real?

Para conquistar melhores colocações, é indispensável dar um passo a mais e investir na educação continuada. Isso quer dizer que um profissional que, após obter uma formação, busca por uma especialização está alinhado àquilo que o mercado vem exigindo. A pós-graduação em gestão de pessoas, por exemplo, é ideal para quem deseja otimizar seu trabalho no setor de Recursos Humanos.

Cada vez mais procurada por profissionais do ramo, essa especialização foca na habilidade de potencializar talentos dentro da empresa, compondo assim equipes mais eficazes. Contudo, o que você também precisa saber é que ela também apresenta vantagens para a vida real.

Agora, você deve estar se perguntando sobre o que isso quer dizer, não é verdade? Para entender melhor sobre o que estamos falando, continue a leitura do artigo!

O que é uma pós-graduação em gestão de pessoas?

A pós-graduação em gestão de pessoas surgiu devido à grande preocupação atual por parte das empresas em relação a esse setor.

Tendo em mente que uma equipe de funcionários feliz, satisfeita e motivada a exercer suas funções traz resultados melhores para a organização, o gerenciamento de talentos se tornou uma questão de extrema importância para os empreendedores.

Nesse sentido, surgiu a demanda por profissionais especializados na gestão de pessoas, capazes não só de administrar um time de colaboradores com qualidade, mas também de escolher os talentos mais adequados para cada função. Isso acaba tornando o ambiente de trabalho mais produtivo e gera melhorias que impulsionam os negócios positivamente.

E é justamente aí que entra a pós-graduação em gestão de pessoas, que tem como objetivo preparar profissionais capacitados para atuar na área de forma efetiva, independentemente do tamanho da empresa, por meio do entendimento e do uso na prática dos processos e das ferramentas da área.

Ela é voltada aos profissionais graduados que já ocupam (ou almejam ocupar) cargos de gestão nas empresas onde trabalham e àqueles que querem se atualizar e aperfeiçoar seus conhecimentos acerca da gestão de pessoas. Ao longo da especialização, são abordadas áreas do conhecimento como:

  • gestão estratégica;
  • gestão do conhecimento;
  • gestão de projetos;
  • cultura e poder nas organizações;
  • recrutamento, seleção e retenção de talentos;
  • treinamento e desenvolvimento de pessoas e equipes;
  • endomarketing;
  • liderança;
  • qualidade de vida no trabalho;
  • tecnologia da informação aplicada à gestão de RH;
  • sustentabilidade e responsabilidade social;
  • segurança no trabalho.

Com isso, o profissional está apto a gerir da melhor forma possível o bem mais valioso de uma empresa: o capital humano. Além disso, ele conseguirá enxergar a empresa de forma sistêmica e saberá trabalhar adequadamente as habilidades e competências de seu time em meio aos desafios do mercado.

Contudo, os benefícios da pós-graduação na área em questão não param por aí. Isso porque, além da validação de competências, ela gera também vantagens que podem ser utilizadas na prática pelo profissional em sua vida pessoal, e é sobre isso que falaremos no tópico a seguir.

O que ela ensina para a vida real?

Aperfeiçoa as habilidades de comunicação

Saber se comunicar de maneira clara e eficaz é primordial quando se trabalha com gestão de pessoas, tendo em vista que boa parte dos conflitos dentro de uma organização acontecem devido a falhas na comunicação entre gestores e funcionários.

Uma especialização na área capacitará o profissional quanto a essa questão, aperfeiçoando suas habilidades em se comunicar e o preparando devidamente para lidar com as consequências de ruídos na comunicação — o que pode ser aplicado tanto na vida profissional quanto na pessoal.

Aumenta o networking

Sabe-se que o universo corporativo é um dos meios mais propícios de se formar e potencializar uma rede de contatos; contudo, não é o único. O meio acadêmico é outra forma eficaz de conviver com pessoas de diferentes realidades, porém, com os mesmos objetivos que o seu, trocando experiências e formando assim um networking poderoso.

A pós-graduação em gestão de pessoas promove o contato direto com profissionais diversos e a troca de experiências contínua em sala de aula. Assim, não só seus conhecimentos serão expandidos, como também a sua agenda de contatos, abrindo a porta para oportunidades futuras como indicações de trabalho ou até mesmo formação de parcerias.

Torna o profissional indispensável 

Todo profissional deseja se tornar indispensável pela organização onde trabalha, certo? É justamente isso que a pós-graduação em gestão de pessoas fará pelo gestor, assegurando que ele sempre fará um ótimo trabalho quanto ao gerenciamento de talentos por onde passar.

Lembre-se de que as empresas sempre darão preferência àqueles profissionais especializados e capazes de gerir com excelência o seu quadro de funcionários. Sendo assim, uma especialização na área agregará a você vantagens competitivas quanto aos outros candidatos na busca por uma vaga, por exemplo.

Trabalha habilidades interpessoais

A pós-graduação em gestão de pessoas trabalha não somente os conceitos técnicos da área, mas também o desenvolvimento de habilidades interpessoais necessárias para quem deseja atuar no campo em questão. Entre essas, podemos citar:

  • empatia;
  • capacidade de ouvir o próximo;
  • conseguir fornecer feedbacks precisos;
  • saber como agir quanto a resolução de conflitos, entre outras.

Dessa forma, além de trabalhar competências que poderão ser úteis também na vida pesosal, o profissional terá as habilidades interpessoais necessárias para lidar diretamente com os funcionários de uma empresa, extraindo assim todo o potencial desses talentos.

Expande as perspectivas de carreira 

Investindo em uma especialização em gestão de pessoas, o profissional consegue estender significativamente as suas possibilidades de carreira — e, aqui, as opções de cargos são variadas, como:

  • consultoria em recrutamento e seleção;
  • diretor de departamento pessoal;
  • gerente de benefícios;
  • coordenador de cargos e salários.

Isso porque a pós-graduação na área capacita o indivíduo para atuar tanto de forma generalizada quanto de modo mais específico.

Viu como a pós-graduação em gestão de pessoas pode fazer toda a diferença na prática? Sendo assim, se o que você busca é se tornar um gestor com as habilidades e características mencionadas ao longo do artigo, não hesite em investir em sua carreira e dar esse passo a mais rumo ao sucesso profissional!

E você, gostou do post de hoje? Deseja receber diretamente em sua caixa de entrada mais conteúdos como este? Então assine agora mesmo a nossa newsletter!