8 dicas essenciais para trabalhar e estudar ao mesmo tempo

Para crescer na carreira é preciso investir em um curso superior. Muita gente sabe disso, porém não pode largar o emprego para começar a faculdade, principalmente porque precisa do salário para custear as mensalidades. Apesar de ser uma rotina corrida e que exige dedicação e disciplina, saiba que é possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

O primeiro passo é organizar com bastante critério a agenda e ser responsável para cumprir todos os compromissos. É importante, ainda, escolher um ambiente específico para os estudos e ter o apoio das pessoas próximas para dar conta dessa jornada exaustiva.

Se você quer crescer profissionalmente, deve fazer uma graduação, mas pode cursá-la sem deixar o seu emprego. Quer saber como conciliar as duas atividades? Confira nosso post e fique por dentro de 8 dicas!

1. Organize seus horários

A primeira recomendação para quem quer trabalhar e estudar ao mesmo tempo é estruturar a rotina, pois são vários compromissos que devem ser cumpridos na semana. Para isso, faça uma planilha para cada dia e coloque as atividades para cada horário.

É uma maneira de você se organizar, sem que os estudos atrapalhem o seu trabalho e vice-versa. É importante, no entanto, ter muita responsabilidade e disciplina para fazer o que está proposto para cada horário. Não deixe de fazer as atividades programadas, principalmente as da faculdade — como leituras e outros trabalhos.

2. Arrume um espaço para os estudos

Além de organizar os horários, é necessário ter um ambiente propício para os estudos. Pode ser no seu quarto ou em um canto da sala que tenha escrivaninha, luminária e outros objetos que auxiliem você a repassar as matérias, ler livros e fazer os trabalhos e exercícios da graduação.

Escolha um local tranquilo, onde você possa realmente se concentrar para os estudos. Se não for possível fazer isso em casa, procure uma biblioteca — pode ser a da própria faculdade ou alguma próxima da sua casa ou trabalho.

3. Não perca o foco no trabalho

Durante o seu expediente, tenha foco nas atividades do trabalho. Assim, você consegue realizar as suas funções com qualidade e evita ter que ficar além do horário e perder, por exemplo, uma aula na faculdade.

A dica é ficar longe de distrações — como ter longas conversas com os colegas ou perder muito tempo no celular, olhando aplicativos de mensagens ou redes sociais.

4. Aproveite pequenos intervalos para estudar

Quem vai trabalhar e estudar ao mesmo tempo certamente terá uma rotina agitada, mas é possível aproveitar pequenos intervalos para colocar os estudos em dia.

Você pode estudar, por exemplo:

  • no momento em que vai para o trabalho — na hora em que estiver esperando o ônibus ou durante o trajeto;

  • após o almoço, antes de retomar o expediente;

  • em casa — um pouco antes de dormir.

5. Peça o apoio da família e dos amigos

Concluir o ensino superior será um passo importante na sua vida profissional. O diploma vai abrir portas no mercado de trabalho, proporcionará uma renda maior e até a possibilidade de promoção dentro da empresa.

Por isso, é fundamental que as pessoas próximas — como familiares e amigos — auxiliem você a enfrentar essa jornada dupla. Peça a compreensão delas para não ser incomodado ou até mesmo ser dispensado de uma tarefa doméstica para poder estudar para a prova do dia seguinte.

Explique aos seus amigos que todo esse esforço tem um objetivo maior, por isso, durante a semana, você estará mais ausente dos encontros.

6. Forme um grupo com os colegas da faculdade

Na turma da faculdade haverá pessoas com o mesmo perfil que você e que estão enfrentando a mesma rotina exaustiva. Por conta disso, a graduação torna-se um momento propício para fazer grandes amizades.

É importante formar um grupo com esses colegas (pode ser para encontros presenciais ou até mesmo via WhatsApp), para que vocês possam trocar experiências, ajudar uns aos outros na hora de tirar dúvidas para a prova ou até mesmo para desabafar.

Esse grupo é fundamental também para fazer networking — a rede de contatos profissionais —, que pode render indicações de empregos ao final do curso ou até mesmo parcerias de sucesso.

7. Não descuide da sua saúde

Você precisa estar com o corpo e a mente sadios para dar conta de toda essa maratona. Dessa maneira, é importante adotar um estilo de vida saudável. Vejas algumas dicas:

  • não pule as refeições e priorize um cardápio leve e nutritivo;

  • inclua em sua rotina momentos para a prática de atividade física;

  • durma, pelo menos, 8 horas por noite, para que o corpo realmente descanse e você consiga relaxar para absorver tudo o que aprendeu no dia anterior.

Falando em vida saudável, é fundamental também que você reserve um dia para o descanso, em que possa ficar longe dos estudos e das atividades do trabalho. Aproveite para estar ao lado da família e dos amigos e tenha momentos de lazer.

8. Aposte no EAD/Online

Dependendo do curso que você escolher, pode ficar mais fácil conciliar o trabalho e os estudos com a modalidade EAD/Online (ensino a distância). Assim, você consegue fazer a graduação sem precisar se deslocar diariamente até a faculdade.

A grande vantagem é que você acompanha as aulas por meio de uma plataforma de ensino digital, no local e nos horários mais convenientes para você. Só é necessário ter um dispositivo, como tablet, notebook ou smartphone, e acesso à internet. É uma versatilidade que permite ao aluno ditar o próprio ritmo de estudos.

Saiba que, apesar de novos, os cursos EAD/Online também são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e têm a mesma qualidade das versões presenciais.

Viu só como você pode fazer o curso superior sem ter que abandonar seu emprego? Com muita disciplina e algumas mudanças de hábitos, você consegue trabalhar e estudar ao mesmo tempo. É um esforço que valerá a pena, pois, ao final, você terá um diploma que vai alavancar sua carreira!

Ficou interessado nas vantagens que o formato EAD/Online oferece? Veja neste post como avaliar a qualidade de um curso de graduação a distância!