9 opções de pós-graduação na área da saúde para você considerar

Se você não quer ficar para trás, precisa continuar estudando — essa pode ser considerada como uma regra no mercado de trabalho atual. A pós-graduação em saúde, por exemplo, é capaz de abrir portas e fazer sua carreira deslanchar.

Quem quer partir para essa área encontra uma grande diversidade de cursos, muitos deles voltados para o segmento de gestão, que é um nicho bastante aquecido. No entanto, existem opções para todos os perfis.

E você, está pensando em se qualificar? Quer saber qual o melhor momento para fazer uma especialização? Então confira nosso post para conferir ficas e ainda conhecer 9 opções de cursos que estão em alta!

Melhor momento para começar uma pós-graduação em saúde

Não existe um momento certo para começar uma pós-graduação na área da saúde. O que deve ser levado em conta é sua vontade de crescer mais rápido na carreira e ser valorizado. Para isso, é imprescindível ter um diferencial, como uma especialização.

Além dos conhecimentos e habilidades proporcionados por esse tipo de curso, o profissional pode ganhar muito com essa vivência, pois terá contato com novos colegas e professores, aumentando, assim, seu networking e conquistando futuras oportunidades de atuação.

Importância de aprofundar os conhecimentos na área da saúde

A área da saúde muda a todo o momento. A cada instante novas técnicas e equipamentos aparecem, sendo fundamental manter-se atualizado para não perder espaço no mercado.

Dessa maneira, se você deseja potencializar sua carreira, precisa iniciar uma qualificação a fim de aprimorar seus conhecimentos e valorizar o seu currículo. Entenda a seguir um pouco mais das vantagens de fazer uma especialização.

Ampliar as oportunidades de trabalho

Não há dúvidas de que agregar um curso de especialização à sua formação original é uma forma de se diferenciar no mercado de trabalho. É claro que o diploma da faculdade tem o seu valor, mas nem sempre ele é suficiente para alcançar as melhores oportunidades.

É natural que, em um mercado competitivo como o da saúde, os recrutadores fiquem cada vez mais exigentes e queiram selecionar pessoas bem capacitadas para ocupar as vagas disponíveis. Logo, um dos maiores contribuintes para o sucesso na carreira é mesmo investir em aprendizado contínuo.

Melhorar a remuneração

Uma consequência de progredir na profissão é ter uma remuneração financeira crescente. Ainda que dinheiro não seja o único fator importante nesse contexto, não dá para negar que ter um bom salário faz parte da expectativa das pessoas que estão lutando para construir uma trajetória bem-sucedida.

Por isso, ganhar um aumento é uma forma de reconhecimento pelo trabalho desempenhado, assim como a oferta de outros benefícios também têm o seu valor.

Nesse quesito, os profissionais especialistas são muito mais propensos a ganharem melhores salários. Segundo pesquisa da Catho Educação, a diferença entre uma pessoa que tem apenas a graduação para uma pós-graduada fica em torno de 47% — o que é um número significativo.

Desenvolver novas habilidades

A vocação para seguir uma carreira deve funcionar como um combustível por toda a vida, não somente para escolher um curso na hora de fazer o vestibular. Essa será a principal motivação para continuar sempre aprendendo e desenvolvendo novas habilidades para exercer a profissão da melhor forma possível.

Isso pode ser considerado ainda mais relevante para quem trabalha com a saúde, embora toda área tenha a sua importância. Lidar com a vida e o bem-estar dos outros certamente é uma tarefa que requer muita dedicação, conhecimento e competência.

Diante disso, a atualização periódica e o investimento em capacitação se tornam fundamentais. Por exemplo, acompanhar estudos e descobertas tecnológicas faz toda a diferença para não ser um profissional obsoleto — e, talvez, colocar em risco a efetividade do seu trabalho.

Diversificar o segmento de atuação

Outra vantagem de escolher uma especialização que combine com os seus objetivos profissionais é poder expandir as suas possibilidades de trabalho. Um ótimo exemplo para isso é que quem quer trabalhar no campo da saúde não precisa, necessariamente, atuar com a assistência direta ao paciente.

Os cursos de pós-graduação voltados para a gestão confirmam uma tendência. É um nicho no qual pessoas de todas as áreas podem se especializar, visto que hospitais e outros estabelecimentos de saúde têm algumas peculiaridades quando se trata de administração.

Contudo, existem muitas outras alternativas para quem não se identifica com o papel de gestor. É como descobrir um novo mundo de oportunidades, além de ser uma maneira de ganhar credibilidade para atuar em um setor específico.

9 opções de curso para se especializar

Conheça a seguir 9 opções de pós-graduação na área da saúde para ascender profissionalmente.

1. Enfermagem do Trabalho

O enfermeiro vai receber qualificação para trabalhar na área de segurança e saúde do trabalhador. A especialização em Enfermagem do Trabalho traz um conteúdo programático teórico e prático que aborda os conhecimentos e habilidades científicos, técnicos, éticos e legais para atuar nessa área.

Assim, o aluno vai estudar temas variados, como:

  • base para atendimento em situações de emergência;
  • fisiologia do trabalhador;
  • toxicologia ocupacional;
  • doenças ocupacionais;
  • aspectos psicológicos e qualidade de vida do trabalhador;
  • ergonomia;
  • gerenciamento de serviços de saúde do trabalhador;
  • assistência de enfermagem na saúde ocupacional;
  • epidemiologia ocupacional;
  • biossegurança na Enfermagem.

O profissional desse segmento pode atuar nas esferas pública e privada, desenvolvendo estratégias voltadas para assegurar a segurança e saúde do trabalhador. Quem preferir pode ainda atuar de forma autônoma como consultor em Enfermagem do Trabalho.

2. Urgência e Emergência

Direcionada aos enfermeiros, a especialização em Urgência e Emergência possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para atender aos pacientes de forma ágil e humanizada. Portanto, o programa do curso engloba os protocolos nacionais e internacionais sobre situações de urgência e oferece um treinamento para que o profissional possa gerenciar o atendimento em casos de catástrofe.

Além disso, o profissional que investe nessa especialização desenvolve competências para lidar com clientes de alta complexidade, já que a matriz curricular alinha disciplinas teóricas e práticas. A seguir, listamos as principais matérias abordadas no curso:

  • bases fisiológicas e farmacológicas aplicadas na assistência de enfermagem em emergência;
  • semiotécnica aplicada à Enfermagem;
  • assistência de Enfermagem no atendimento de urgências e emergências pré-hospitalares e intra-hospitalares;
  • suporte básico e avançado de vida;
  • suporte básico e avançado de vida no trauma;
  • gerenciamento dos serviços de Enfermagem;
  • eletrocardiograma, interpretação, leitura e procedimento;
  • urgências toxicológicas e acidentes com animais peçonhentos.

3. Enfermagem em Terapia Intensiva

O enfermeiro que deseja ampliar sua área de atuação e apostar em um nicho em alta deve se capacitar em Unidade de Terapia Intensiva. A especialização fornece os conhecimentos teóricos e as competências práticas para essa área. Assim, o profissional torna-se apto a fazer o atendimento e a cuidar do paciente em UTI, exercendo a Enfermagem de modo científico, sistematizado e crítico.

O curso aborda os parâmetros fisiológicos do ambiente de terapia intensiva e instrui o profissional a identificar critérios que apontam a gravidade de cada caso. Além disso, o enfermeiro aprende a lidar com os equipamentos de tecnologia mais recentes disponíveis em UTIs e a elaborar um plano terapêutico para o indivíduo em situação grave.

As disciplinas da pós-graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva são variadas. Veja alguns temas trabalhados:

  • assistência de Enfermagem no cuidado intensivo;
  • aspectos emocionais da saúde do trabalhador;
  • sistematização da assistência de Enfermagem;
  • bases fisiológicas e farmacológicas direcionadas para a Enfermagem em Terapia Intensiva;
  • avaliação clínica aplicada à Enfermagem ao cuidado em UTI;
  • aspectos preventivos da infecção voltada ao cuidado em UTI;
  • epidemiologia e bioestatística;
  • gestão em unidade de cuidados intensivos.

4. Gestão Hospitalar

Quando se fala em hospital e outros estabelecimentos de saúde, é preciso considerar suas particularidades. Dessa forma, para que a gestão seja bem-feita, é fundamental que a instituição tenha um profissional especializado na área.

O curso de pós-graduação em Gestão Hospitalar prepara o aluno para lidar com a dinâmica desses locais a fim de que o gerenciamento de contas, materiais, equipamentos, recursos humanos seja, de fato, efetivo. O intuito é garantir a sustentabilidade financeira da instituição e a qualidade do atendimento aos pacientes.

Acompanhe as principais disciplinas dessa qualificação:

  • pensamento estratégico;
  • gestão da qualidade e certificação em serviços de saúde;
  • fundamentos do processo administrativo;
  • gestão de pessoas;
  • gestão de marketing hospitalar;
  • gestão de hotelaria hospitalar;
  • gestão de logística hospitalar;
  • gestão de custos e contas hospitalares;
  • gestão operacional e administrativa;
  • gestão de farmácia hospitalar;
  • gestão de contratos, auditoria de contas, faturamento e relacionamento com operadoras.

O curso é direcionado para graduados que já trabalham ou tenham interesse em atuar na área de gestão em Saúde Hospitalar.

5. Auditoria em Saúde

A auditoria é um ramo com alta demanda para quem quer atuar na saúde. Isso porque é uma maneira de auxiliar os estabelecimentos de saúde públicos e privados na busca pela qualidade. O auditor realiza planejamento, controle, revisão, intervenção e perícia em contas, serviços e procedimentos. É o profissional que consegue identificar os erros a fim de evitar desperdícios e processos desnecessários, garantindo uma gestão efetiva.

pós-graduação em Auditoria em Saúde apresenta uma matriz curricular completa, em que o aluno aprende temas como:

  • gestão de contratos, auditoria de contas, faturamento e relacionamento com operadoras;
  • certificação e auditoria da qualidade em organização de saúde;
  • gestão financeira e contábil;
  • auditoria em áreas e procedimentos de alta complexidade e alto custo;
  • relatórios de auditoria;
  • auditoria em procedimentos médicos;
  • auditoria em Enfermagem;
  • auditoria nos sistemas de decisão e aquisição de medicamentos e materiais.

O curso é direcionado não só para profissionais de saúde, mas também para profissionais de Direito, Economia, Administração ou outras áreas que queiram atuar com Auditoria em Saúde.

6. Estética Avançada

O ramo estético é cada vez mais requisitado no mercado. Portanto, capacitar-se nessa área é fundamental para otimizar os protocolos de atuação, bem como garantir uma aprendizagem autônoma e o fortalecimento do seu raciocínio clínico. Por exemplo, por meio da pós-graduação em Estética Avançada, é possível compreender profundamente e diagnosticar as funções estéticas a partir da Fisiologia.

Indo mais além, você se torna protagonista da própria carreira, tendo a liberdade de desenvolver um plano de negócios para fazer seu empreendimento crescer progressivamente. Para tanto, o curso aborda diversos temas, como:

  • história da beleza;
  • distúrbios comportamentais e emocionais relacionados à imagem pessoal;
  • fundamentos da farmacologia aplicada à Estética;
  • técnicas de laserterapia, LED, luz intensa pulsada e fotodepilação;
  • psicomotricidade focada na eficiência dos protocolos estéticos;
  • desenvolvimento do plano de negócio;
  • desenvolvimento de protocolos clínicos;
  • envelhecimento metabólico e complicações indesejadas;
  • saúde e ética.

7. Fisioterapia dermato-funcional

Como comentamos, a Estética é um campo vasto de atuação que permite um excelente crescimento. Atualmente, diversos clientes buscam profissionais da área da Fisioterapia para realizar os procedimentos estéticos desejados ou para ter sessões de reabilitação a fim de garantir segurança e bons resultados.

É por isso que ter uma especialização na área de Dermato-funcional não só promove seu crescimento, como também garante a segurança de diversos pacientes na busca por mais qualidade de vida. Com essa pós-graduação, você aprenderá sobre:

  • interpretação de exames laboratoriais;
  • gestão de negócios na área da Fisioterapia;
  • histologia, anatomia e fisiologia do sistema linfático e cardiovascular;
  • terapia linfática, massoterapia e avaliação em Dermato-funcional;
  • cirurgia plástica;
  • patologias linfáticas e sistêmicas;
  • endocrinologia e distúrbios metabólicos nas disfunções estéticas;
  • aspectos psicossociais do homem e da mulher moderna;
  • Fisioterapia Dermato-funcional corporal e facial;
  • acupuntura estética.

8. Ergonomia

A saúde do trabalhador deve ser priorizada para aumentar seu bem-estar e produtividade. É disso que trata a Ergonomia: estudar a relação que ele tem com o seu trabalho, buscando uma integração perfeita e equilibrada entre as condições de trabalho, a infraestrutura da organização e as limitações do colaborador.

Não é à toa que uma especialização em Ergonomia é tão necessária nos dias atuais. Com a grande exigência do mercado, as empresas precisam pensar em estratégias eficientes que aumentam não só a produtividade do trabalhador, mas principalmente o bem-estar e a satisfação dele em realizar sua função.

A pós-graduação em Ergonomia, então, aborda diversos tópicos importantes para que fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais da área da saúde atuem com empresas e colaboradores, como:

  • história, fundamento e legislação da Ergonomia;
  • fisiologia e carga física no trabalho;
  • psicologia, percepção e processos cognitivos no ambiente de trabalho;
  • doenças ocupacionais;
  • higiene e segurança do trabalho;
  • análise ergonômica do trabalho;
  • marketing profissional e empreendedorismo em Ergonomia;
  • ginástica laboral.

9. Fisiologia do Exercício

Não é nenhum mistério que o exercício físico, quando realizado de forma incorreta, pode gerar lesões e provocar consequências sérias a atletas. É por isso que profissionais que têm conhecimento e habilidade para promover a saúde em pessoas submetidas a altas cargas de atividade física são tão relevantes na contemporaneidade.

Afinal, com a grande divulgação sobre a importância de ter um estilo saudável, diversas pessoas buscaram alternativas para transformar sua qualidade de vida e viram no esporte uma forma de crescimento. Assim, a partir dos estudos da Fisiologia do Exercício, você aprende como o organismo consegue adaptar-se ao estresse causado pelas atividades e pela intensidade do treinamento.

Além disso, são abordadas diferentes disciplinas que permitem o aprofundamento na área. Confira as principais:

  • introdução à fisiologia humana e à Fisiologia do Exercício;
  • bioenergética e metabolismo;
  • neurofisiologia e exercício;
  • fisiologia respiratória e cardiovascular;
  • fisiologia endócrina;
  • avaliação da aptidão física;
  • treinamento e prescrição.

Como escolher a instituição de ensino ideal

A antiga dúvida que costuma surgir antes de iniciar a vida universitária pode retornar nessa fase de escolher uma instituição para fazer sua pós-graduação. Porém, a maturidade agora é um fator favorável para tomar as decisões, não é verdade?

Nesse sentido, as dicas são simples e práticas:

  • pesquise sobre a credibilidade da instituição no mercado;
  • confira a infraestrutura oferecida;
  • avalie se a grade curricular do curso é realmente interessante;
  • considere a dedicação demandada pelo curso para conciliar com a sua rotina de trabalho e também com a vida pessoal;
  • veja se a instituição tem boas parcerias e se é reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação).

Enfim, a ideia é encontrar uma formação que atenda às suas expectativas e que seja capaz de agregar valor ao seu perfil profissional para que você siga em busca dos seus objetivos. Então, não perca tempo e dê o primeiro passo!

Viu só como é importante fazer uma pós-graduação em saúde? As opções são variadas e vão permitir o seu crescimento no campo que escolher para conquistar uma carreira de sucesso.

Aqui na UCL você encontra cursos completos e conta com o apoio de uma equipe qualificada, além de aproveitar os benefícios das parcerias estabelecidas com laboratórios e empresas que permitem o amplo desenvolvimento de pesquisas científicas.Entre em contato conosco para conhecer cada especialização e tirar todas as suas dúvidas!