5 dicas incríveis para sobreviver ao fim de semestre

“Vou me empenhar mais no próximo semestre”. Se você é, já foi ou pretende voltar a ser um estudante, certamente já disse ou pensou em algo parecido, não é verdade? Afinal, quando nos deparamos com todas as tarefas acumuladas no fim de semestre, prometemos a nós mesmos que isso não vai se repetir. 

Apesar de se tratar mesmo de uma época onde tudo acontece, saiba que o fim de semestre não precisa (e não deve!) ser sinônimo de aperto. Contando com o auxílio de dicas estratégias, é possível sobreviver a esse período sem contratempos! Quer conhecer algumas delas? Então, continue a leitura! 

1. Faça um checklist de tarefas 

Montar uma lista com todas as provas, tarefas e trabalhos para entregar, bem como a data limite de cada um, é definitivamente uma dica bastante útil.

Ter todas essas informações juntas lhe dará uma noção clara do que precisa ser feito, evitando confusões e acúmulos por falta de organização. 

2. Estabeleça prioridades 

Com a sua lista de tarefas em mãos, chegou a hora de estabelecer quais dessas atividades devem ser tratadas como prioridade. Aqui, a forma como essa hierarquia será feita depende de critérios que vão de acordo as suas necessidades. Você pode, por exemplo, priorizar tarefas por: 

  • data de entrega;
  • facilidade de execução;
  • disciplinas em que mais precisa de nota. 

3. Não deixe nada para última hora 

A pressa é inimiga da perfeição. Pode até parecer algo clichê, mas saiba que se trata da mais pura verdade. Para obter notas positivas, é preciso entregar trabalhos bem feitos e fazer provas boas, não é mesmo? Isso dificilmente acontecerá se você se esquecer da lista de tarefas e deixar todos as atividades para a última hora. 

Além disso, quando iniciar um trabalho ou revisão, é fundamental que você finalize o que começou antes de partir para uma próxima tarefa. Isso fará com que você não fique com um monte de atividades incompletas e com a sensação desanimadora de não ter avançado em nada. 

4. Saiba fazer escolhas 

Devo ir àquela festa que vai durar quase o fim de semana todo ou revisar para a prova mais importante do semestre?

Aqui, não estamos falando para você se privar de todos os momentos de lazer e diversão, mas sim de saber fazer escolhas de modo a chegar no fim de semestre sem pendências. Lembra da lista de prioridades? Ela deve ser aplicada da mesma forma: compromissos acadêmicos antes de lazer.

5. Descanse 

Você precisa estudar para uma prova importantíssima e quer ter certeza de que todo o conteúdo será fixado e memorizado da melhor maneira possível. Para isso, nada melhor do que passar a noite inteira com a cara dos livros e à base de café, certo? Bom, saiba que não é bem assim que as coisas funcionam.

O descanso é fundamental para que você consiga realizar suas atividades com o máximo de aproveitamento. Além disso, virar noites em claro dificilmente é um sacrifício que vale a pena. Para se sair bem nos testes, o ideal é e sempre será estudar um pouco a cada dia, sem se limitar a uma simples revisão na véspera do exame. Sendo assim, descanse!

Viu como é mais do que possível enfrentar com calma o fim de semestre? Coloque em prática as dicas do post e nunca mais sofra com contratempos e tarefas acumuladas antes das férias. 

Se você gostou do conteúdo de hoje, não se esqueça de compartilhar agora mesmo o post com seus amigos nas redes sociais!